TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios da atividade física para o Aparelho Locomotor dos pacientes com hipertensão

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ALINE PAULA CORTELO XAVIER - 8032068

Projeto Prática Biologia

ARAÇATUBA
2017

ALINE PAULA CORTELO XAVIER- 8032068  

 Projeto Prática Biologia

Trabalho de Projeto apresentado ao Professor(a) Solange Aparecida Bispo Dos Santos disciplina Biologia Humana do curso de Bacharelado  em Educação Física à Distancia.

ARAÇATUBA

2017

Introdução

Silva (2013) relata que toda célula apresenta:

Membrana plasmática: envolve as células e seleciona as substâncias que vão entrar ou sair do seu interior

Citoplasma: entre a membrana plasmática e o núcleo, formada por uma substância fluida constituída de água e proteínas, onde estão mergulhadas as organelas responsáveis por algumas funções importantes, como digestão, secreção, respiração e síntese proteica.

Núcleo: local onde encontramos os cromossomos (DNA e RNA), responsáveis pela duplicação celular.

Segundo Silva (2013) a membrana plasmática envolve a célula separando o meio intracelular do extracelular e controla a passagem das substancias. Apenas no microscópio eletrônico consegue observa-la, vendo assim uma dupla camada de lipídios, carboidratos ligados em sua parte externa, proteínas inseridas na dupla camada, formando assim canais importantes para o transporte de substâncias. Essa organização toda citada acima é chamada de modelo mosaico fluido, por isso dizemos que a membrana é fluida, assimétrica e com permeabilidade seletiva.

A permeabilidade seletiva determina “quem entra e quem sai da célula”, vamos conhecer dois tipos de transporte entre a membrana, o transporte passivo e o transporte ativo.

Transporte passivo, não existe gasto de energia pois a substancia passa do meio mais concentrado para o menos concentrado, pode ser subdividida em três tipos: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose. Na difusão simples, a substância consegue atravessar a membrana plasmática, na difusão facilitada, necessita de um canal proteico para conseguir passar, já osmose é o transporte exclusivo de água, que passa do meio em que há maior concentração de água para o de menor concentração. (SILVA 2013)

Transporte ativo, existe energético para transportar a molécula contra o gradiente de concentração, o mais conhecido é a Bomba de Sódio e Potássio, ele é o meio de transporte de sódio para fora da célula e de potássio para dentro. Como o sódio está em maior concentração no meio extracelular, gasta-se mais energia para vencer sua concentração e transportá-lo para fora e, trazer o potássio para dentro.(SILVA 2013)

Segundo Greenleaf, (1992, p. 643 apud MARQUEZI, LANCHA JUNIOR  1998 p. 219) A água é a principal constituinte do corpo humano, em peso e volume. Um homem que pesa 75 kg possui cerca de 45 litros de água, sendo 60% do seu peso corporal total.

A água presente nos tecidos corporais é distribuída entre os espaços intra e extra-celular. O espaço intra-celular contém um maior volume hídrico, 67% da quantidade de água corporal total. O espaço extra-celular, possuem 33% da quantidade corporal total, divididos entre o plasma 8% e o interstício 25%. (MARQUEZI 1998)

Para o bom funcionamento celular, é de suma importância manter uma boa hidratação. Jardim (2016) afirma que os transportes de substancias e comunicações celulares ocorrem através da agua, e sem ela não existiria vida.

O professor Natal do site rachacuca coloca a seguinte curiosidade:

“As células podem gastar, aproximadamente, 100 moléculas de ATPs por segundo somente para manter as concentrações fisiológicas de íons intracelularmente. Para suprir essa demanda é necessário ingerir alimentos que tenham o combustível necessário para a manutenção desse ATP. A molécula glicose, por exemplo, é capaz de produzir 36 ATPs livres para o consumo.

O interessante surge quando descobrimos que um corpo humano tem, aproximadamente, 100 trilhões de células em constante controle fisiológico. Já imaginou o tanto de energia despendida somente para o controle de concentrações? Não podemos nos esquecer de outras atividades celulares que provocam também gasto de ATP, como a concentração muscular, raciocínio, entre outras atividades normais. Imaginou quanto combustível temos que ingerir diariamente só para as necessidades básicas?”

Além de uma boa hidratação também é necessária uma boa nutrição para manter um bom funcionamento celular.

 É muito comum ouvir nas academia e clubes a importância da reposição de eletrólitos durante a atividade física, os famoso Gatorade, é um exemplo de isotônico, que prega reposição de sais minerais perdidos com o suor. Os eletrólitos são substâncias inorgânicas conhecidas como minerais que são especiais para as funções celulares normais.

Os principais eletrólitos celulares são potássio, magnésio, fosfato e sulfato, bicarbonato e quantidades menores de sódio cloreto e cálcio, a transpiração e a prática desportivas em ambientes quentes proporcionam uma perda muito grande de sódio e os indivíduos ficam suscetíveis a câimbras musculares e outras reações indesejadas BERGERON (2001 apud FAMBRINI ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (396.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com