TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR EM PACIENTES COM HIPERTENSÃO

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  1.757 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

RICARDO RODRIGUES ALVES – R.A 8040016

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR EM PACIENTES COM HIPERTENSÃO

Trabalho apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina, ANATOMIA HUMANA GERAL, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora, CAMILA TAVARES VALADARES DA SILVA.    

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA

2017

PROJETO – BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR EM PACIENTES COM HIPERTENSÃO

Durante a circulação sanguínea, o sangue exerce uma pressão sobre as paredes das artérias, que é denominada de pressão arterial, essa pressão é determinada pela contração (sístole) e o relaxamento (diástole) dos ventrículos cardíacos. A pressão arterial ideal, medida em milímetros de Mercúrio (mmHg), é 120 mmHg por 80 mmHg sistólica e diastólica, respectivamente.

Considera-se hipertensa a pessoa que medida a pressão arterial em repouso, apresente valores iguais ou superiores a 140 mmHg por 90 mmHg. Muitos são os problemas que a hipertensão pode causar num individuo, igualmente muitos são os fatores causadores da doença, desde fumo, consumo de bebida alcoólica, má alimentação, obesidade e sedentarismo a fatores emocionais, étnicos e o próprio processo de envelhecimento natural do corpo. Dados alarmantes revelam que cerca de 20% da população do Brasil sofre com hipertensão e nos idosos acima de 65 anos o numero pode chegar a 50%. Embora seja mais raro, mas não menos preocupante, a doença também pode se manifestar em crianças. O tratamento pode variar a depender de cada caso, podendo envolver apenas uma mudança nos hábitos alimentares e adoção de uma rotina de exercícios físicos ao tratamento medicamentoso, o qual deve estar alinhado com uma mudança de estilo de vida, tendo como ponto de partida o abandono da vida sedentária. A hipertensão geralmente é uma doença assintomática, e por não apresentar sintomas, ela pode em muitos casos ser negligenciada, por isso é uma doença muito traiçoeira, pois os sintomas podem se manifestar já numa fase muito avançada, quando a pressão pode subir de forma abrupta e exagerada, tornando-se fator de risco para doenças cardiovasculares diversas, doenças renais e cerebrais, causando, por exemplo, o AVC hemorrágico que pode deixar graves sequelas ou levar à morte. Entretanto, algumas pessoas podem apresentar leves sintomas como dores de cabeça, dor no peito, tonturas entre outros, mas o que deveria ser um sinal de alerta, acaba na maioria dos casos, não sendo levado a sério, permitindo que a hipertensão evolua para quadros mais graves, ocasionando muitos óbitos.

 

OBJETIVOS

Objetivando descrever a relação entre atividade física, saúde, qualidade de vida e envelhecimento, algo cada dia mais discutido e analisado mundo afora, inclusive a nível cientifico. Atualmente é consenso entre os profissionais das diversas áreas de saúde que, a prática regular de atividade física é um fator determinante no processo de longevidade, isto é, de envelhecimento em boas condições de saúde, sendo essencial para a manutenção do equilíbrio da pressão arterial (PA) e tratamento da hipertensão arterial (HA). Explicando os motivos que levam a atividade física a ser parte primordial das condutas não medicamentosas de prevenção e tratamento da hipertensão, atuando como parte complementar ao tratamento medicamentoso.

Quanto mais ativa uma pessoa é, menos limitações ela terá! Baseado nisso, mostraremos os inúmeros benefícios que os exercícios físicos promovem como a proteção da capacidade funcional, ou seja, a capacidade de desempenho e realização das atividades do cotidiano ou da vida diária, em todas as idades, principalmente dos idosos. Levando em consideração estudos iniciados na década 1980, realizado por pesquisadores diversos e, revisados por Fagard, em 2005, o qual afirma que a prática regular de atividade física de lazer, reduz em cerca 30% o risco de um individuo desenvolver hipertensão arterial. Assim, haverá mostras de como a atividade física regular influencia na melhora da capacidade cardiorrespiratória como um todo, melhorando a força, resistência e flexibilidade muscular, diminuindo as dores articulares, aumentando a densidade mineral óssea, melhorando a utilização de glicose, do perfil lipídico e a capacidade aeróbia, além de melhorar a autoconfiança e autoestima, e ajudar no controle da diabetes e depressão.

METODOLOGIA

É de conhecimento geral que a atividade física regular está associada à boa qualidade de vida, e nesse contexto, uma palavra surge com muita força para endossar a importância da prática regular de atividade física em todas as idades, essa palavra é longevidade, que cada dia mais tem sido objeto de busca das pessoas.

Pesquisas indicam que os indivíduos sedentários têm o dobro de risco de desenvolverem doenças cardiovasculares em comparação com indivíduos ativos. Aqui lembramos que sedentarismo não está necessariamente ligado a falta de uma atividade esportiva, considera-se sedentário, o individuo que não obtém gastos calóricos superiores a 1.500 Kcal (calorias) por semana relacionada às atividades ocupacionais. Existe uma necessidade imponderável de estimular a atividade física regular durante o processo de envelhecimento, em especial, após os 50 anos de idade. Ainda que indivíduo seja sedentário, a manutenção da atividade física ou mudança a um estilo de vida ativo tem um impacto real e importante na saúde com vistas a tão sonhada longevidade. Os estudos têm indicado prevenção ou melhora nas taxas de colesterol, trombose, pressão arterial, isquemia e arritmia. Da mesma maneira, portadores de doenças coronarianas mostraram ótimos resultados diante de treinamento de endurance, que é caracterizado pelo alto volume (tempo e repetição) e baixa intensidade (carga) de trabalho. Aliando dieta e alteração dos fatores de risco há uma ajuda considerável na prevenção da progressão da placa ou mesmo reduzindo a gravidade da aterosclerose nas artérias coronárias. Existem evidências que o exercício físico está relacionado à redução de processos inflamatórios causadores da aterosclerose, estimulando um efeito protetor nas células endoteliais e células T, estes são alguns dos benefícios na atuação da prevenção e combate das doenças cardiovasculares. Mas esses não são os únicos, temos ainda benefícios na força e massa muscular, na prevenção e controle de diabetes, além de ser benéfico para um envelhecimento saudável e para melhorar a capacidade funcional e saúde mental dos praticantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com