TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios do Treinamento Funcional

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

No presente trabalho abordaremos o tema dos benefícios do treinamento funcional para mulheres. Nesse sentido, ressalta-se que, a educação física cada vez mais com o passar dos anos vem evoluindo e se adequando às novas demandas, onde surgiram diversas modalidades diferentes de apenas aeróbicos e musculação, o que aumentou as oportunidades de atuação dos profissionais da área. Um exemplo de nova modalidade e de atuação é o treinamento funcional, vem se difundindo cada dia mais. (COREZOLA, 2015)

Corezola (2015) afirma que um dos principais fatores pela procura de atividades físicas é a promoção da saúde, a qual está sendo muito divulgada em todas as mídias e meios de comunicação, o que tem conscientizado a população, desde os mais jovens aos idosos.

A prática de atividades fisicas pode ser realizada em diversos locais, sendo que o mais comum, ainda hoje, são as academias, contudo, o treinamento funcional vem conquistando muitas pessoas, sendo que as vezes é realizado em academias, mas pode ser realizado mesmo ao ar livre e sem a necessidade de aparelhos. (COREZOLA, 2015)

De acordo com Campos e Neto (2004) in Corezola (2015), o TF buscar estimular o aumento das capacidades neurológicas que afetam a capacidade funcional de cada pessoa, para tanto se utiliza de diversos exercícios que utilizam as funções motoras, a fim de que o sistema nervoso seja desafiado e estimulado, de modo a gerar estímulos adaptativos que resultarão em uma melhora na qualidade e nas capacidades físicas do individuo. De acordo com os autores, essas melhorias podem ser observadas tanto nas práticas esportivas, como nas atividades corriqueiras do dia a dia.

De acordo com Monteiro e Evangelista (2010), o treinamento funcional no Brasil começou a ser praticado por profissionais da fisioterapia, os quais repetiam com os pacientes exercícios que realizavam em casa ou no trabalho. Sendo que, a ideia do exercício era a reabilitação das funções motoras, diante dos resultados alcançados pelos fisioterapeutas, profissionais da educação física passaram a utilizar do mesmo conceito de exercícios.

Almeida e Teixeira (2013, p. 1) ao estudarem os ensinamentos de Thompson (2012) definem o treinamento funcional como: “a utilização do treinamento de força para melhora do equilíbrio, coordenação, força, potência e resistência, sendo frequentemente utilizado em programas clínicos que imitam atividades da vida diária.”

De acordo com Almeida e Teixeira (2013):

o termo treinamento funcional surgiu do reconhecimento conquistado pela contribuição dos trabalhos da especialidade na reabilitação de lesões de soldados na segunda guerra mundial, e também em atletas olímpicos nos anos 50, quando se percebeu a necessidade de trabalhos específicos e diferenciados para cada modalidade esportiva. Nos anos 90, estudos começaram a demonstrar uma melhora na agilidade, força e coordenação por meio de exercícios multiarticulares que exploravam variações de velocidade, semelhantes às atividades cotidianas ou esportivas.

De maneira mais técnica, o TF se refere a movimentos funcionais integrados multiplanares, os quais envolvem a redução, estabilização e produção de força. (CLARK, 2011 in ALMEIDA TEIXEIRA 2013).

Almeida e Teixeira (2013, p. 2) explicam que a palavra treinamento tem o significado óbvio de “treinar”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com