TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios do alongamento

Por:   •  25/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO

SÃO PAULO

2014


RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO

Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS) para avaliação no terceiro semestre letivo do curso de

ORIENTADOR:

SÃO PAULO

2014


RESUMO

De acordo com o tema escolhido, observou-se a importância de exercícios de alongamento, nota-se que é um assunto de suma importância, pois um alongamento feito adequadamente, o indivíduo tem a prevenção de lesões musculares, um simples tempo reservado para ser feitos os exercícios, proporcionará um bem estar e com isso, levando a um rendimento maior desde sendentários à atletas.

Palavras chaves: alongamentos, flexibilidade; prevenção.

        


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. PRINCÍPIOS FISIOLÓGICOS DO AQUECIMENTO E ALONGAMENTO MUSCULAR  NA ATIVIDADE ESPORTIVA        

3. O EFEITO DO ALONGAMENTO MUSCULAR        

4. A IMPORTÂNCIA DOS ALONGAMENTOS .................................................................9

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................10

REFERÊNCIAS...............................................................................................................11


1. INTRODUÇÃO

A flexibilidade é considerada como um importante componente da aptidão física, relacionada à saúde e ao desempenho atlético. Embora elas não seja a única qualidade física importante na performance, ela está presente em quase todos os desportos, fazendo-se necessária também para realização de atividades de vida diária de qualidade.

É muito importante, pois favorece uma maior mobilidade nas atividades diárias e esportivas, diminui o risco de lesões, favorece o aumento da qualidade e quantidade dos movimentos e sua melhora da postura corporal.

Os termos flexibilidade e alongamento são, algumas vezes, confundidos tantos fisioterapeutas, como pelos educadores físicos, profissionais que usam esse recurso diariamente.

O presente estudo tem por objetivo colocar em pauta sobre a importância do alongamento, tanto em sedentários como em atletas, pois além de colaborar com a flexibilidade do indivíduo, atua na prevenção de lesões musculares, facilitando o dia a dia da pessoa.

2. PRINCÍPIOS FISIOLÓGICOS DO AQUECIMENTO E ALONGAMENTO MUSCULAR NA ATIVIDADE ESPORTIVA

O alongamento é termo usado para descrever exercícios, aumentando o comprimento das estruturas denominadas de tecidos moles, ou seja, flexibilidade, que nada mais é a amplitude máxima das suas articulações, dentro dos limites morfológicos.

Exercícios de flexibilidade antes da atividade física hoje em dia estão se tornando comuns, e muitas vezes usados como parte de aquecimento. Para o treinamento de força é recomendado aos atletas uma prévia de alongamentos estáticos, pois além de melhorar o desempenho, evitando lesões aumentando a flexibilidade.

Muitos preparadores de atletas e profissionais que trabalham com a reabilitação, recomendando aos seus atletas e pacientes que alonguem antes de efetuar o esforço de fortalecimento ou a testes de avaliação de força; sendo que pesquisas recentes não há provas científicas que apoia essa prática.

Os alongamentos estáticos são os que mais comprometem a produção de força, muitos autores explicam que esta diminuição induzida pelo alongamento é causado pela redução de rigidez entre músculos e tendões, o que reduz a capacidade do musculo quanto à eficácia na geração de força.

Segundo Arruda, conclui que exercícios de alongamento estáticos, executados antes do teste de 10 Rn na máquina de supino reto, provocam quedas no número de repetições máximas.

Com essa diminuição, sugere-se que esse tipo de alongamento seja dispensado, quando posteriormente, a atividade envolvida requer produção de força; para tanto, quando se realiza exercícios de alongamento para ganho de flexibilidade, antes dos treinos, é observada a perda de força ou aumento da possibilidade de lesões durante o levantamento de peso.

 

3. O EFEITO DO ALONGAMENTO MUSCULAR

A rotina dos alongamentos proporciona ao esportista o momento para começar a se concentrar, rever suas táticas e mentalizar a técnica correta de seus movimentos. Qualquer alongamento é sinônimo de relaxamento, ou seja, não deve causar dor.

Segundo DANTAS, é importante relembrar que a flexibilidade, embora não seja uma qualidade física de importância prioritária dentro da performance, se comparada com a força, a velocidade ou a resistência, está sempre presente em quase todos os desportos. Por isso causa surpresa se constatar que talvez ela seja a capacidade física menos estudada. Este fato pode fazer com que seu treinamento seja mais influenciado por crenças e costumes do que o conhecimento científico.

Para CONTURSI, a flexibilidade é de suma importância não só para a obtenção de performance, como também para a diminuição de riscos de lesões e na realização de tarefas, além disso, a evitar problemas posturais, que causam desconforto para as costas, ombro e pescoço.

De acordo com HERNANDES Jr, os métodos de alongamentos para desenvolver a flexibilidade podem ser divididos em:

Método estático, onde não se utiliza força externa, por exemplo, a ajuda de um companheiro para a execução de seus exercícios. O alongamento é executado em posições estáticas, sem movimentação das articulações envolvidas. A amplitude da posição deve ser necessária para que sintamos um leve estiramento na musculatura alongada, sendo que, durante a execução, sentido a diminuição dessa sensação, podemos aumentar um pouco mais a amplitude do movimento, devido essas características o método do alongamento é o que oferece o menor grau de risco de lesões durante sua utilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com