TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Humana - Conhecendo o corpo

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina:     Conhecimentos sobre o Corpo

Tarefa: (exemplo: atividade do ciclo 1)

Nome: Andréia Alves Forneiro

RA: 8010849

Turma: DGEFL1701STAA0S

Parecer do Tutor:

Com base nos estudos das Unidades de 1 a 4 da obra Biologia Humana, que trataram dos principais conceitos em Biologia Celular e Histologia, responda às questões a seguir.

1) Descreva as diferenças entre os tipos celulares eucarióticas e procarióticas.

Resp.: As células procarióticas são pobres em membranas e organelas e seu núcleo não está envolvido pela carioteca. Dessa forma, seu material genético está disperso em seu citoplasma. Já a célula Eucariótica é composta por um rico sistema de membranas, organelas e tem seu núcleo envolvido pela carioteca, que protege todo seu material genético. (SILVA, 2013)

2) Quais são as principais organelas que compõem uma célula eucariótica animal, com suas respectivas funções?

Resp.: As principais organelas de uma célula eucariótica animal são:

  • O retículo endoplasmático rugoso é uma extensão da membrana nuclear com muitos ribossomos aderidos, por esse fato é chamado de rugoso. Sua função juntamente com os ribossomos é a sinterização das proteínas;
  • O retículo endoplasmático liso não possui aderência de ribossomos, por isso é chamado de liso, tem como função a síntese dos lipídeos;
  • O complexo de Golgi está relacionado com o reticulo endoplasmático e a membrana plasmática, suas funções estão associadas ao armazenamento e transporte de substancias, além disso, é o responsável pela formação dos lisossomos;
  • Os Lisossomos são como bolsas de enzimas, capazes de digerir substancias e micro-organismos que penetram na célula, sua função, no entanto é a digestão celular.
  • A mitocôndria se encontra fora do sistema de endomembranas, porém é essencial para funcionamento do metabolismo celular, pois é responsável pela respiração celular e produção de energia celular, essa produção se da a partir da retirada de substratos de alimentos como lipídios, carboidratos e oxigênio durante a síntese de ATP e por meio da respiração. (SILVA, 2013)

3) Como é composta a membrana plasmática?

Resp.: A membrana plasmática  é uma fina membrana superficial que envolve a célula e exerce funções importantes como separar o meio intracelular do extracelular e controlar a passagem de substancias entre estes meios. Sua espessura é tão fina que é impossível ser observada em um microscópio ótico. No entanto através de um microscópio eletrônico podemos observar sua composição, que consiste em uma dupla camada de lipídios, tendo carboidratos ligados em sua face externa e proteínas inseridas em sua dupla camada lipídica, formando importantes canais para o transporte de substancias. Em função dessa organização, a membrana plasmática é conhecida como modelo mosaico fluido, portanto podemos dizer que a membrana plasmática é fluida, assimétrica e seletiva. (SILVA, 2013)

4) Quais as funções da Mitose? Descreva as suas fases.

Resp.: A mitose é um processo de divisão celular, onde uma célula denominada célula-mãe se divide em duas células-filhas geneticamente idênticas, sua função é repor a perda natural de células, por exemplo quando nos machucamos e parte do tecido epitelial é perdida, inicia-se  então entre outros processos a reposição tecidual através da divisão celular via mitose, com a finalidade de substituir as células perdidas. A mitose ocorre em quatro etapas: a prófase é a primeira etapa onde ocorre a condensação  dos cromossomos, o nucléolo  desaparece, inicia-se a formação do fuso mitótico e a ruptura da carioteca. Na segunda etapa, a metáfase, se finaliza a condensação do cromossomo e a formação do fuso mitótico. Os cromossomos ligados ao fuso mitótico estão dispostos no centro da célula formando a placa equatorial. No final dessa fase as cromátides estão prontas para migrarem para os polos da célula.  Na terceira etapa, a anáfase, se quebra os centrômeros, separando as cromátides e logo se inicia o encurtamento das fibrilas do fuso mitótico, levando para os polos das células uma das cromátides. Na última etapa da mitose, a telófase, é onde se forma o núcleo-filho, logo após os cromossomos filhos terem atingido os polos, ocorre o desaparecimento do fuso mitótico e a reorganização da carioteca. Ao reaparecer o nucléolo os cromossomos começam a se descompactar e no final da telófase, ocorre à divisão do citoplasma, a citocinese, formando assim duas células-filhas com conteúdo idêntico ao de sua mãe. (SILVA, 2013)

5) Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática? Explique cada um.

Resp.: Existem dois tipos de transportes entre a membrana plasmática, o transporte passivo e ativo.

No transporte passivo não ocorre gasto energético, a molécula passa do meio com maior concentração para o de menor concentração e pode ser subdividida em três tipos: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose. Na difusão simples a substancia atravessa normalmente a membrana plasmática, já na difusão facilitada é necessário um canal proteico para ocorrer à travessia. Por fim a osmose é o transporte exclusivo de água, que passa do meio de         maior concentração para um meio de menor concentração.

No transporte ativo ocorre um gasto energético para transportar substancias, esse gasto ocorre devido a molécula ser transportada contra o fluxo da concentração, ou seja, do meio com menor concentração para o meio de maior concentração. Um exemplo de transporte ativo mais conhecido é a Bomba de Sódio e Potássio, que é o transporte de sódio para fora e de potássio para dentro da célula. Ambos gastam energia para vencer a concentração. (SILVA, 2013)

6) Faça uma breve descrição dos tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Analise como esse conhecimento será útil para sua formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (278.9 Kb)   docx (167.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com