TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE SAÚDE

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

EDIVANIRA MEDEIROS

 1174967

ATIVIDADE PORTIFÓLIO

NOME DO CURSO:BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

BOA VISTA

2017

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO – 01

Atividade no Portfólio

O conceito de saúde é variável, sendo este influenciado por fatores diversos, como situação social, financeira, cultural,  época e lugar, religião gênero..., o conceito de saúde tem varias origens, uma delas é a concepção religiosa, onde a doença era  sinal de desobediência ao mandamento divino.

        Podemos definir saúde como algo variável, um estado, algo não permanente, por muito tempo não tínhamos um conceito universalmente aceito do que é saúde, somente após a segunda guerra mundial que a ONU(Organização das nações unidas) definiu que “saúde é o estado do mais completo bem esta físico, mental e social e não apenas ausência de enfermidade”.

A saúde é uma das principais preocupações dos indivíduos, senso uma obrigação do estado para a sociedade garantida através da Constituição Federal de 1988 e criação do Sistema Único de Saúde (SUS), porem, não funciona integralmente conforme especificado em lei.

Fatores sociais são diretamente ligados à questão de saúde, pois os que possuem dinheiro e melhores condições tem mais acesso a serviços de qualidade e consequentemente melhor qualidade de vida.

        A desigualdade social no sistema de saúde no Brasil é grande, os fatores socioeconômicos são os principais determinantes do estado de saúde das pessoas, separando conforme sua situação financeira, porem outros fatores como gênero e raça,  idade, classe social, renda e bens.

Existem grupos de pessoas que dificilmente conseguem os atendimentos de saúde, dificultando assim atingir o estado de saúde, pessoas com pouca informação, ou pessoas de grupos específicos podem sentir desconfortáveis ao procurarem os serviços publico de saúde, seja por discriminação ou preconceito, fazendo necessário a criação de politicas publicas e a capacitação dos profissionais de modo a minimizar esses problemas na saúde.

 

O principal determinante da saúde individual e da população não seria a desigualdade per se, quer dizer, o que ocorre no conjunto ou em qualquer nível da distribuição socioeconômica, mas particularmente a posição absoluta e relativa daqueles na base inferior em sentido amplo, ou seja, aqueles grupos que estão até o limite dos 40% a 60% em desvantagem. As pessoas que ocupam uma posição socioeconômica inferior são mais expostas a eventos e condições de vida negativas para a saúde e, em determinado grau, são mais vulneráveis ou suscetíveis às exposições, pois possuem recursos sociais e psicológicos menos efetivos para lidar com eventos e condições de vida negativas. A melhor posição socioeconômica e então de saúde deste estrato inferior configura-se como principal atributo de comunidades, regiões e sociedades mais saudáveis. O desenvolvimento de políticas socioeconômicas com este foco na base da pirâmide social coloca-se hoje como um caminho essencial para o alívio da desigualdade socioeconômica em saúde e então da melhoria da saúde individual e da população. (ROBERT; HOUSE, 2000a e2000b; HOUSE; WILLIAMS, 2000 in FIGUEIREDO SANTOS, 2008, p. 6.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com