TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEPÇÕES DE PSICOMOTRICIADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA PESQUISADORA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Por:   •  23/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  6.184 Palavras (25 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 25

                   FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE[pic 2]

           TANGARÁ DA SERRA

[pic 3]

Ozair Dias Costa

CONCEPÇÕES DE PSICOMOTRICIADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA PESQUISADORA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Mineiros – GO

2018

Ozair Dias Costa

CONCEPÇÕES DE PSICOMOTRICIADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA PESQUISADORA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Pós Graduação Latu Senso em Educação Infantil e Psicomotricidade Faculdade de Educação de Tangará da Serra - FAEST.

Orientador: Prfº Esp. Marcos Fabiano Pereira

Mineiros – GO

2018


Ozair da Silva Dias

CONCEPÇÕES DE PSICOMOTRICIADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA PESQUISADORA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título Especialista em Educação Infantil e Psicomotriciadade da Faculdade de Educação de Tangará da Serra – FAEST, sob apreciação da seguinte Banca Examinadora:

Aprovado em         de         de __         _

[pic 4]

Prof. Orientador:

Esp. Marcos Fabiano Pereira

        [pic 5]

Prof. Gilmar Utzg

Faculdade de Educação de Tangará da Serra

[pic 6]

Prof.ª Antônia Utzg

Faculdade de Educação de Tangará da Serra

        Mineiros – GO        

2018



RESUMO

Este trabalho pretende propor reflexões sobre da educação inclusiva, bem como responder ao questionamento do que vem a ser psicomotricidade na Educação Infntil. O objetivo geral é propor reflexões sobre as possiblidade e nuances de uma pesquisadora com deficiência visual na Educação Infantil. Este estudo se configura com um relato de experiência de vida academica da pesquisadora e pesquisa bibliográfica. Os autores que nortearam a realização deste trabalho foram: tem a finalidade de estudar o corpo e a mente do ser humano, pois a mente e o corpo estão extremamente ligados um ao outro, pois a psicomotricidade não está só ligada no desenvolvimento motor, laterialidade, estruturação temporal e espacial.  O movimento humano, é mais simples deslocamento do corpo no espaço, constitui em uma linguagem que permite as crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.

Palavras-chave: Educação Inclusiva.Educação Infantil. Psicomotricidade.


ABSTRACT

This is the abstract model that will have to be used in monographs. The abstract should be written after the finishing of the work, therefore it represents its content. To describe in summarized way (150 a 500 words) the importance of the thematic of the study, what it was developed, the methodology and the main ones resulted gotten. The abstract does not present paragraphs not even in the first line. Below of the abstract you should put the keywords (3 up to 5). Citations are unnecessary in the abstract.

Keywords: Monograph. Formatting. Models. 

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        6

2        DEFICIÊNCIA, DEFICIÊNCIA VISUAL E MIOPIA PROGRESSIVA        7

        1.2          Os Desafios de uma Aluna com Deficiência Visual - Miopia Progressiva Na Educação Básica        9

        1.3          A Experiência de uma Aluna Especial, Deficiente Visual “Miopia Progressiva” no ensino superior: um Direito que deve ser assegurado        12

3        A CRIANÇA E O MOVIMENTO: POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO INANTIL INCLUSIVA        14

4        APRENDIZAGENS NA PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E PSICOMOTRICIDADE        20

CONCLUSÃO        20

REFERÊNCIAS        23

  1. INTRODUÇÃO

A Psicomotricidade como uma técnica que busca conhecimentos nas várias ciências apresenta como seu objeto de estudo o corpo em movimento. Partindo do pressuposto de que o corpo em movimento é essencial para o convívio, para as interações sociais, é que este tema foi escolhido.

Como deficiente visual e pesquisadora da Educação Infantil e Psicomotriciade percebi a importância trazer minha tragetória acadêmica para melhor compreender os fenômenos que envolvem a maneira adequada e efetiva de se trabalhar com o desenvolvimento da psicomotricidade especialmente com crianças de educação infantil inclusiva.

Esse trabalho focalizou a importância da psicomotricidade na Educação Infantil e buscou o referencial teórico nas obras de: Costa (2001), Coste (1978), Fernandez (1991), Meur; Staes (1984), Le Bouch, Oliveira (1997), Rappaport (1981). Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil entre outros.

O interesse pelo tema surgiu a partir das reflexões propostas durantes os módulos da Pós Graduação em Educação Infantil e Psicomotriciadade percebi a importância do trabalho com psicomotricidade na inclusão de crianças da educação ifantil formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (380 Kb)   docx (143.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com