TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  10/11/2015  •  Artigo  •  3.872 Palavras (16 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 16

CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

NO ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES FINAIS

Juliano Meneses Penha

Orientador

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre os conteúdos abordados pelos PCN’s para a educação física escolar com foco nas séries finais do ensino fundamental. o objetivo principal desse artigo é analisar quais os conteúdos são aplicados na educação física escolar séries finais e o seu grau de importância no desenvolvimento da criança. Verificou-se no estudo que a educação física nesse período é como um meio de desenvolver habilidades sociais e culturais, afinal os anos finais do ensino fundamental é o momento em que o aluno está passando pela adolescência e desenvolvendo seu senso crítico e seus laços de companheirismo. Por isso, os conteúdos aplicados nas aulas devem contribuir também para a formação do caráter cidadão do aluno, propiciando o desenvolvimento de habilidades físicas, motores, culturais e sociais.

Palavras-chave: Conteúdos. Anos Finais do Ensino Fundamental. Educação Física.

Abstract

The article presents a study on the content covered by the NCP's for school physical education with a focus on end-graders. the aim of this article is to analyze the contents are applied in physical education final series and their degree of importance in the development of the child. It was found in the study that physical education in this period is as a means of developing social and cultural skills, after all the final years of elementary school is the time when the student is going through adolescence and developing their critical sense and their bonds of comradeship . Therefore, the contents performed in class should also contribute to the formation of citizen character of the student, promoting the development of physical skills, motors, cultural and social.

Keywords: Contents. Final Years of Elementary School. Physical Education.

1 INTRODUÇÃO

O artigo realizou um estudo sobre os conteúdos apresentados pelos PCN’s para a educação física escolar com foco nas séries finais do ensino fundamental.

O que se verifica nos dias atuais é que a educação física limita-se, no ambiente escolar, em sua grande maioria, uma aula em o aluno foge do contexto de ensino e volta-se ao lazer por meio da prática esportiva. No entanto, essa realidade necessita ser em parte modificada, pois deve-se sim prosseguir sendo uma classe de lazer, mas que os alunos não somente se divirtam, mas que desenvolvam habilidades e conhecimentos.

Desse modo, a pesquisa busca verificar sobre: quais conteúdos devem ser aplicados no ensino fundamental nas séries finais? Essa questão norteará o estudo desenvolvido.

Assim, o objetivo principal desse artigo é analisar quais os conteúdos são aplicados na educação física escolar séries finais e o seu grau de importância no desenvolvimento da criança.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Parâmetros Curriculares Nacionais para educação física

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem em seu texto uma abordagem sobre os conteúdos escolares com relação aos procedimentos, conceitos e atitudes. Desse modo, tem por pressuposto a valorização dos procedimentos no “universo das habilidades motoras e dos fundamentos dos esportes, incluindo procedimentos de organização, sistematização de informações, aperfeiçoamento, entre outros” (BRASIL, 1998).

Conforme Santos e Brito (2009),

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, a Educação Física é definida como “cultura do movimento corporal”, que está inclusa no quadro dos objetivos gerais de todo o Ensino Fundamental. A multidisciplinaridade entra, então, como fator essencial no ensino da cultura do movimento corporal. Por isso, a Educação Física deve tratar também de aspectos ensinados por outras áreas, como o funcionamento do organismo – área das ciências biológicas – e o contexto cultural, social, histórico e geográfico de modalidades esportivas e danças – área das Ciências Sociais.

Para Santos e Brito (2009), os Parâmetros Curriculares Nacionais englobam que na educação física deve haver uma interdisciplinaridade como meio essencial para o estudo da cultura e do movimento cultural, já que, os próprios PCN’s estabelecem essa matéria como uma cultura de movimento do corpo.

Desse modo, é importante destacar como ensinar esses conteúdos, conforme os PCN’s, se verifica que nas aulas de educação física os aspectos mais facilmente observados são os procedimentais, pois a aprendizagem desse tipo de conteúdo está voltada e vinculada a experiência prática do educando (BRASIL, 1998).

Por isso, além de procurar meios para garantir a prática de experiência corporal, é necessária a inclusão do aluno na elaboração de propostas de ensino e de aprendizagem, considerando a realidade do educando e suas percepções.

Assim, esclarece Brasil (1998) que é por meio da inclusão do conteúdo na realidade do aluno que se constrói um ambiente de aprendizagem que tenha “sentido para o aluno, no qual ele tenha a possibilidade de fazer escolhas, trocar informações, estabelecer questões e construir hipóteses na tentativa de respondê-las.”

O ensino e a aprendizagem da cultura corporal de movimento, tratando basicamente de acompanhamento em experiência prática e reflexiva dos conteúdos abordados e a aplicação nos contextos significativos.

Durante esse acompanhamento, diversificando estratégias de abordagem dos conteúdos, professor e aluno podem participar de uma integração cooperativa de construção e descoberta, em que o professor promove uma visão organizada do processo, como possibilidades reais (experiência socioculturalmente construída, referência para a leitura da tentativa do aluno), e o aluno contribui com o elemento novo (o seu estilo pessoal de executar e refletir, e, portanto, de aprender), de que se apropria, trazendo a síntese da atualidade para o momento da aprendizagem (conhecimentos prévios, recursos de troca de informações, informações da mídia etc.). Desse modo, ambos podem ressignificar suas estruturas interiores de aprendizagem e de ensino e elaborar a intenção e a predisposição necessárias para a construção do novo e do atual (BRASIL, 1998).

Em resumo, ressalta-se que nem os alunos, nem os conteúdos e tampouco os processos de “ensino e aprendizagem são virtuais ou ideais, mas sim reais, vinculados ao que é possível em cada situação e em cada momento” (BRASIL, 1998).

Devido a sua própria natureza lúdica de diversas práticas da cultura corporal e dos distintos contextos e intenções em que são exercidas, facilmente, em uma série de confusões estabelecendo a concepção de processos de ensino e aprendizagem.

Nos dois casos, o lúdico é tido como satisfatório e como sinônimo da sua ausência de técnica ou mesmo como descompromisso com a eficiência. Em oposição, na busca de eficiência técnica atribui-se um caráter de seriedade, que é pautada em critérios de desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (360.1 Kb)   docx (113.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com