TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacidades Físicas do Futsal

Por:   •  23/9/2018  •  Monografia  •  6.982 Palavras (28 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 28

1. INTRODUÇÃO

        

O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol  de campo para as quadras. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país (MELO, 1999).

Existem duas versões sobre a origem do futsal, a primeira é que o Futsal foi criado na cidade de Montevidéu no ano de 1934. O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier, batizando o esporte como Indoor-Foot-Ball (MELO, 1999).

Na segunda versão o autor diz que o futsal começou a ser jogado no Brasil em 1940, sendo que os primeiros jogadores eram da Associação Cristã de Moços situada em São Paulo. Esses jogadores começaram a jogar futsal porque não encontravam um campo descoberto, recorrendo às quadras cobertas para poder se divertir (MELO, 1999).

Segundo Freire e Scaglia (2003), Paes (2002) e Rangel-Betti (2001), é de suma importância o jogo no processo de formação do aluno, principalmente facilitando o ensino do futsal.

O jogo é o método pedagógico mais utilizado na escola necessitando de poucos materiais. Através do esporte, a sociedade se desenvolve, motivando o aluno a aprender, aperfeiçoando as habilidades, desenvolvendo a criatividade, a cognição, aprendendo a resolver problemas e a tomar decisões. Além de estimular a inclusão e o desenvolvimento das inteligências múltiplas (BALBINO, 2002).

Para uma iniciação adequada, os professores devem se preocupar mais com atividades lúdicas e menos com aspectos técnicos para melhorar a aprendizagem, e a ausência de posicionamento definido na quadra, pois muitas informações podem atrapalhar a criança no seu desenvolvimento (SANTANA, et al., 1996 apud ESTIGARRIBIA, 2007).

Através do futsal o aluno adquire e desenvolve as técnicas básicas para o desporto. A melhor fase para a aprendizagem motora é a infância, respeitando as fases do desenvolvimento com moderação, trabalhando os fundamentos da técnica (VOSER, et al., 1999 apud ESTIGARRIBIA, 2007).

 Nas escolas o futsal busca desenvolver uma formação adequada as capacidades técnicas e táticas, onde o aluno desenvolverá suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. A base do processo de formação é aprendizagem psicomotora. Os movimentos básicos como correr, saltar e rolar se desenvolverão de modo que aprenda a fazer os gestos técnicos. O equilíbrio, ritmo, coordenação e noções de espaço e tempo são primordiais para o aprendizado técnico individual do futsal (SAAD, et al., 1997 apud ETCHEPARE, 2004).

Atualmente, profissionais de educação física concordam que a idade ideal é em torno dos 7 anos para se iniciar no esporte. Especialistas acreditam que essa faixa etária as crianças estão aptas a compreender o sentido e a importância do trabalho coletivo na busca de um objetivo (VIEIRA; FREITAS, 2007).

Para Schmid e Alejo (2002), agilidade é a habilidade mudando os movimentos rapidamente frente a situações imprevisíveis, tomando decisões e executando ações de modo eficiente. Com a agilidade dos acontecimentos e ações, uma partida de futsal exige que o aluno esteja preparado para reagir aos mais diferentes estímulos o mais rápido que puder.

De acordo com Guedes & Guedes (2006), força é um nível de tensão a ser produzido por um grupo muscular contra uma resistência. A força representa em quase todos os esportes um fator determinante para que se tenha melhor desempenho, mas, deve-se conceder um papel específico para cada modalidade. Portanto no Futsal deve-se dar ênfase no trabalho com membros inferiores, pois é a parte mais utilizada na modalidade (WEINECK, 1986).

Podem ocorrer varias modificações positivas com o trabalho de força, como: uma melhora da irrigação sanguínea, do metabolismo que alimenta melhor a fibra muscular, hipertrofia, hiperplasia, e um aumento da hemoglobina no músculo. Com todas essas modificações, consequentemente há uma melhora no desempenho do aluno (GARCIA; FAILLA, 1986).

A capacidade de um atleta para realizar ações motoras no mínimo intervalo de tempo, com o máximo de eficácia e sem fadiga se chama velocidade (MANSO; NAVARRO; CABALLERO; ACERO 1998).

A velocidade é mais complexa do que simplesmente correr, incluindo força muscular, tiros curtos, movimentos rápidos em todas as direções, habilidade de reagir, tempo de reação, e capacidade de parar rapidamente (SCHMID; ALEJO, 2002).

Grande parte da capacidade de velocidade é determinada geneticamente. Quanto maior for a proporção de fibras de contração rápida em relação às fibras de contração lenta, maior será a capacidade de contração rápida e explosiva do organismo. Entretanto, apesar da relação da velocidade com a genética, ela não é um fator limitante, pois os atletas podem melhorar sua capacidade com o treinamento (BOMPA, 2002).

Segundo David Gallahue (2005), a partir dos 10 anos a criança inicia a fase especializada do desenvolvimento motor, e de movimentos fundamentais. Na fase especializada, o movimento torna-se uma ferramenta que se aplica a muitas atividades motoras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos objetivos esportivos. Esse é um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigentes.

2. RESUMO

O futsal busca desenvolver uma formação adequada as capacidades técnicas e táticas, onde o aluno desenvolverá suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões.

Com a agilidade dos acontecimentos e ações, uma partida de futsal exige que o aluno esteja preparado para reagir aos mais diferentes estímulos o mais rápido que puder. A força no futsal é um fator determinante para que se tenha melhor desempenho nas partidas, mas, deve-se conceder um papel específico. Portanto no Futsal deve-se dar ênfase no trabalho com membros inferiores, pois é a parte mais utilizada na modalidade. Velocidade é a capacidade de um atleta para realizar ações motoras no mínimo intervalo de tempo, com o máximo de eficácia e sem fadiga.

 Portanto este estudo tem como importância avaliar a agilidade, força e velocidade de meninos com faixa etária entre 10 e 12 anos, praticantes e não praticantes de futsal. E para obtenção dos dados foi utilizado o Teste de Gaya (2012), usando como fator de classificação à tabela do PROESP-BR (2012). Estima-se que participará do estudo trinta meninos com faixa etária de 10 a 12 anos, praticantes e não praticantes de Futsal, oriundos de uma escola particular da cidade de Barreiras - Bahia.

PALAVRAS CHAVE: Agilidade, Força, Futsal, Velocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)   pdf (303.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com