TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capoeira e o Desenvolvimento da Flexibilidade e Coordenação Motora

Por:   •  3/10/2019  •  Monografia  •  2.644 Palavras (11 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SENA, Robson de Oliveira. Capoeira e o desenvolvimento da flexibilidade e coordenação motora. 2019. 12 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Simões Filho, 2019.

RESUMO

Atualmente para a educação física de jovens e crianças há a necessidade de metodologias diferentes de ensino com resultados rápidos, tanto psicomotor, quanto social e cognitivo. Uma das maneiras possíveis de se ensinar é com o uso da capoeira, ela trabalha muito bem o desenvolvimento psicomotor da criança. Este jogo/dança/luta é cadenciado pelo som de instrumentos característicos como o berimbau que contagia seus praticantes a deixando muito atraente e completa valorizando a cultura corporal do movimento, pois trabalha todos os sentidos do ser humano, de forma integral o levando assim a experimentar momentos de contentamento possibilitando o desenvolvimento da saúde física e mental. Objetivo: Analisar a influência da pratica da capoeira nas aulas de Educação Física no desenvolvimento da coordenação motora e flexibilidade dos alunos do ensino fundamental. Materiais e métodos: o estudo foi realizado através de uma pesquisa de natureza exploratória em livros e revistas, logo após a leitura exploratória foi realizada leitura seletiva, analítica, e finalizada com leitura interpretativa. Revisão de Leitura: Na prática da capoeira as pessoas são conduzidas a um contato direto com o movimento, potencializando aspectos básicos da motricidade. Conclusão: A capoeira hoje é utilizada como importante recurso cultural, educacional e terapêutico. Acreditamos que a liberdade de expressão e a riqueza de movimentos aliadas à ludicidade, presentes nesta manifestação tão popular em nosso País, podem proporcionar aos alunos benefícios na sua coordenação motora e na sua flexibilidade.

 

Palavras-chave: Educação Física. Capoeira. Flexibilidade. Coordenação Motora.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        5

1.2        JUSTIFICATIVA        5

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        5

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        5

1.5        OBJETIVOS        6

2        REVISÃO DE LITERATURA        7

2.1        A capoeira aplicada as aulas de educação física        7

2.2        A capoeira e o desenvolvimento da coordenação e flexibilidade        8

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        10

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        10

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

6        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

  1. INTRODUÇÃO

A Capoeira representa um importante meio de difusão do movimento corporal nas escolas, a medida em que proporciona o desenvolvimento de capacidades físicas como equilíbrio, força, flexibilidade e ritmo, além de favorecer a aquisição de valores como a cooperação e respeito ao próximo. Diante do exposto, este estudo de caráter qualitativo apresentou como objetivos demonstrar como a capoeira pode desenvolver a flexibilidade e a capacidade motora, e como pode ser desenvolvida pelos professores de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como as metodologias que os mesmos utilizam para abordar esta cultura afro brasileira.

O homem passa por mudanças físicas, social e cognitiva que influenciam no seu desenvolvimento durante toda a sua vida, podemos chamar essas mudanças de desenvolvimento. O Desenvolvimento Motor é um termo amplo que compreende as exigências da tarefa motora, a biologia do ser e as condições do ambiente, ocorrendo antes mesmo do nascimento. Diversos fatores contribuem ao longo deste processo e o dividem de forma superficial em “fases”, “faixas etárias” ou “áreas”, assim facilitando entender as questões da individualidade de cada aprendiz.

A escola tende a propiciar o trabalho do corpo como ordem e disciplina e designa à Educação Física esta tarefa, desta maneira a matéria vem assumindo papel disciplinar do comportamento, de comum acordo no que se refere ao desgaste escolar tido pela rotina do aluno.

A Educação Física Escolar estende-se a diversas possibilidades de integração, socialização, desenvolvimento dos domínios cognitivos, motores, afetivos que atuam em conjunto ao desenvolvimento como um todo, permitindo que a criança amplie suas capacidades de avaliar, criar, recriar, experimentar, tomar decisões, e relacionar-se.

É notável a importância de se implantar a Capoeira na Educação Física Escolar, dentre os vários aspectos temos: a origem afrobrasileira e toda a sua expressão cultural, seu surgimento por meio de uma batalha de classes, folclore, o esporte, o lazer, a luta, a dança e o jogo, ganhando destaque entre as modalidades desportivas por ser única originalmente brasileira estando fundamentada em nossas tradições culturais.

  1. TEMA DO PROJETO

O tema deste Projeto de Ensino e Pesquisa é “A Capoeira e o desenvolvimento da flexibilidade e coordenação motora”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (196 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com