TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coordenação e aprendizagem motora

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

Daniela Ferreira Silva Iseri RA: 1134425

Educação Física Bacharelado

PORTFÓLIO 4ª SEMANA

“Tutor Presencial: Prof. Alex Fabrício Borges”.

Centro Universitário Claretiano

BATATAIS

2014

Atividade no Portfólio

O estudo de desenvolvimento humano nos permite conhecer o ser vivo e sua evolução em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta, no seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos e dessa forma estabelecer princípios para fundamentar a ação pedagógica.

PLANO DE AULA

  1. Faixa etária e Público Alvo: 10 crianças da rede pública de ensino na faixa etária entre 7 a 8 anos, de ambos os sexos.
  2. Duração da aula: 1 hora compreendido em: (20 minutos para a parte teórica e 40 minutos para a prática).

3- Objetivos da aula: trabalhar aspectos da aprendizagem motora através da expressão corporal (Reconhecer o próprio corpo e seus movimentos por meio da identificação e reflexão sobre suas semelhanças e diferenças em relação aos colegas.) trabalho da coordenação motora e habilidades.

  1. Materiais Utilizados: papel, giz de cera, cordas individuais (1,5 metro), cordas coletivas (6 metros) e rádio CD Player para a execução de música.

5- Introdução: Inicialmente como professor reuniria meus alunos em roda dando início a aula explicando-lhes sobre a matéria Desenvolvimento e Crescimento através de uma linguagem que fosse do entendimento para a faixa etária, explicaria sobre as características físicas de cada pessoa dando-lhes uma noção sobre raça, gênero e sexualidade, bem como particularidades nas características de cada indivíduo como: cor, peso e altura. Realizada uma breve explanação teórica sobre o assunto, na sequência, mobilizaria as crianças a se desenharem em folhas de papel (cartazes), com giz de cera e também desenharem seus amigos. Como Educador quero com a proposta avaliar a desenvoltura dos alunos acerca do assunto proposto, analisando como é a percepção de cada aluno sobre si mesmo, o conhecimento do seu corpo e suas dimensões, bem como a construção da identidade pessoal e coletiva. Na segunda parte da aula a proposta da prática é avaliar a coordenação e as habilidades motoras, onde quero ressaltar que a coordenação e a habilidade motora dependem do desenvolvimento, ou seja: as capacidades coordenativas se exploradas e trabalhadas convenientemente permitem processar informação de forma mais complexa e especializada melhorando o repertório motor. Dessa forma as crianças são organizadas em 5 grupos de 2 alunos onde são distribuídas cordas individuais para cada aluno e eles são orientados a pular corda num ritmo lento e a contar quantas repetições conseguem realizar em sequência sem errar. Depois são orientadas a pular com apenas um dos pés, bem como testar a capacidade de pular de forma alternada (trocando as passadas). O primeiro passo da atividade é que as crianças possam observar que cada um possui um ritmo, uma capacidade motora e que a resposta do trabalho imposto depende não somente das características hábeis de cada um, mas também da especificidade do trabalho que se está realizando, porém a resposta motora pode ser melhorada visto que desenvolvimento depende de outros fatores. A segunda parte da atividade é incluir uma melhora na coordenação através de movimentos complexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (746.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com