TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Educação Física Bacharelado Relatório de estágio Supervisionado

Por:   •  19/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Claretiano – Centro Universitário

Curso de Educação Física Bacharelado

Relatório de estágio Supervisionado

Identificação:

Nome do aluno: DIOGO GONÇALVES GUEDES

Matrícula n.o: 8045586

Local da realização do estágio: Academia Runway – Sudoeste - DF

Professor responsável: Alline Castilhos

Temática:

(      ) recreação e lazer.     (   ) esportes.          ( x ) atividade física e saúde.

Atividade desenvolvida:

(   ) observação              ( x ) intervenção

Número de horas realizadas: 140 horas

RELATÓRIO: No relatório deverá conter:

  • Sobre a empresa:
  • A empresa Runway é uma academia que atua na área de musculação, hidroginástica, danças, pilates, cycling, natação infantil e adulto e espaço kids com atividades de capoeira, balé, circo, teatro, musica, ginástica acrobática, recreação, psicomotricidade e circuito funcional entre outras atividades. Que tem como visão inspirar as pessoas a viver um estilo de vida saudável.

O estagio supervisionado tem como escolha da atividade física e saúde a hidroginástica. Aonde tem um coordenador especifico para esta atividade.
Seu espaço físico conta com uma piscina de 15 metros de largura e 9 de cumprimento, seus níveis não se divide aonde o aluno pode freqüentar as atividades conforme seus horários. As aulas ocorrem com um modelo chamado “mesociclo” aonde contem objetivos das aulas, separando elas em membros superiores e membros inferiores, sendo assim o professor atua nesse objetivo conforme desejar, podendo basear somente o objetivo como padrão para suas aulas.

  • Atividades realizadas: 

Em vinte e quatro dias de estagio contendo cento e quarenta aulas, participando na integração do meio da hidroginástica, puder passar por diversas experiências. Se tratando da modalidade a qual é praticada por pessoas já idosas ou ate gestantes sendo um grupo  já selecionado, variando suas patologias ou ate mesmo levando como uma atividade física para vida.

Nesses dias o professor Frederico Carlos Garcia a qual era meu tutor, me dividiu nas atividades a qual os estagiários já executavam, em um somatório de atividades pude realizar executando 30 aulas como aluno, 30 aulas aplicando fases do exercício de hidroginástica, e 30 aulas anotando as aulas a qual o professor passava para seus alunos, e 3 aulas executadas completas, as demais atividades foram na ajuda em pegar  e recolher materiais para os alunos, na realização das chamadas dos alunos e executando as aula os monumentos a qual o professor realizava.

Em minhas experiências como aluno, pude observar que a hidroginástica, fornece grandes benefícios sendo eles o fortalecimento dos músculos, aumento da freqüência cardíaca a melhora da respiração e a circulação sanguínea. Além de todos esses benefícios que qualquer esporte oferece, a vantagem da hidroginástica é que ela é “não traumática”. Ao contrário de várias atividades no solo, o risco de lesões é mínimo. A resistência da água evita que você fique com músculos repuxados, deslocados e doloridos. Todos os impactos são amortecidos, não há impacto com o chão, e os movimentos são suaves e fluidos. Se tratando dos materiais utilizados pude experimentar exercícios de membros superiores e inferiores, sendo eles o espaguete, acqua-pet, nadadeira, halter resistido e flutuante, barra flutuante e resistida, caneleira resistida e flutuante e pranchas com furo.

Em alguns momentos como aluno, ajudei pessoas a realizarem exercícios, pois a falta de coordenação nos movimentos impedia que o exercício fosse realizado de maneira correta, assim pude entender um pouco melhor algumas dificuldades de patologias e dificuldades de coordenação. Quando não ajudava nenhum aluno eu executava a aula como os demais alunos, assim pude verificar que de acordo com a sua velocidade e força aplicada na águas a intensidade é muito maior, quebrando aquele conceito que por ser uma atividade indicada mais para idosos, não poderia existir níveis de condicionamento físico ou ate mesmo fortalecimento da musculatura.

Fora da piscina pude auxiliar alunos na colocação dos materiais a qual alguns tinham dificuldade fora isso pegava os materiais a qual o professor iria utilizar, fazendo um somatório de todos e colocando o material de acordo com a numeração ou tamanho, levando em consideração que quando a aula estava cheia o professor dividia os materiais para todos, modificava a aula, uma vez sendo com o braço ou perna direita e depois os mesmo exercícios com os membros esquerdos.  Seguindo com as atividades fora da piscina também executava os mesmos exercícios que o professor realizava, como forma de executar os movimentos no mesmo tempo e contagem a qual os alunos executavam, pois a água sendo um atrito a velocidade executada em solo não se aplicava o mesmo tempo de execução, e também a troca, tudo que seria sentido para direita teríamos que realizar com a parte esquerda do nosso corpo, assim realizando a aula no modelo de espelho. Pude verificar que o professor estar a todo o momento em situação de pressão, pois alem de lembrar a seqüência de movimentos, teria aplicar a contagem no ritmo da musica, sendo um padrão aplicado pelo professor de 132bpm, e logo a execução no modelo espelho e observação dos alunos na sua execução corrigindo, logo tive a função de observar os alunos também na sua execução, corrigindo e ate mesmo modificando exercícios semelhantes pela patologia já existente no aluno, limitando sua execução, tendo um somatório de todas as atividades, e a pressão existente o professor e fundamental para o acontecimento da aula e a ajuda de estagiários é de grande importância pois para um bom treino e entrega de atividade pra o aluno, deixando seguro do que estar fazendo.

Fora o auxilio para o professor, em algumas aulas anotei os planos de aula a qual o professor passava, tendo a observação melhor de como ocorre os processos aplicados pelo professor, tendo a visualização da justificativa de cada exercício proposto na atividade realizada.

Em trinta aulas, pude executar fases das aulas já no final no estágios, na aulas realizadas de noite pois tinham poucos alunos, aonde me deixava um pouco mais tranqüilo. Em todo o período de aplicação das atividades eu realizava os planos de aula conforme os exercícios propostos pelo professor a qual tinha anotado durante as aulas. Nesses dias apliquei 5 aulas somente aquecimento de 5 minutos, 5 aulas de aeróbico, sendo de 20 minutos, 5 aulas de isolamento muscular com 20 minutos de execução e 5 aulas de alongamento de 5 minutos e 5 minutos de aula de abdominal. A fase de aquecimento era dividida em 5 exercícios de 2 vezes, dividindo em 30 segundos cada exercício, a fase de aeróbico e isolamento muscular era dividida em 10 exercícios executando 2 vezes aonde cada exercício durava 1 minuto cada, a fase de abdominal e aplicado 5 exercícios com duração de 1 minuto e o alongamento com 5 exercícios com duração de 30 segundos, totalizando 50 minutos de aula, fora a parada para pegar o material. Assim pude realizar as atividades com esse modelo padrão de aula. Em todas as atividades os exercícios executados eram realizados de maneira mista, a diferença era se contia material ou não, e os exercícios propostos para abdominal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com