TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de educação física Bacharelado

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.323 Palavras (14 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 14

-Claretiano centro universitário -                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Portfólio 10ª semana                                                                                                             Curso de educação física Bacharelado                                                                                                                                                                                                              Disciplina: Esportes coletivos: Basquetebol e Handebol

Data : 10/03/2016                                                                        Brasília  DF-2016                


Introdução

Objetivos                                                                                                                                                                                

• Conhecer as regras básicas da modalidade para que elas sejam aplicadas com o objetivo de educação organizacional esportiva e preservar a segurança de sua prática.

• Aplicar as regras de forma educacional, ou seja, ensinar sua importância e sempre fazer o comparativo com as regras da sociedade, tendo em vista a formação do ser humano na sociedade.

• Conhecer as regras para que elas possam ser adaptadas para o aluno/atleta. Essa adaptação permitirá que o Handebol seja aplicado nos mais diferentes objetivos, para os mais diversos tipos de pessoas em seus níveis variados de treinamento.

                        


Descrição da atividade

                                                                                                        O aprendizado das regras de handebol é um tema importante a ser desenvolvido pelo professor para boa compreensão do esporte pelos seus alunos/atletas. As regras devem ser aplicadas aos poucos, de acordo com a compreensão do jogo pelos alunos/atletas. Para alunos/atletas mais jovens, algumas regras devem ser adaptadas, visando ao melhor desenvolvimento do jogo, proporcionando-lhes oportunidades de vivências adequadas a sua faixa etária.

Tendo em mente essas ideias, proponha:

1) Duas adaptações às regras oficiais.

2) Descreva um jogo utilizando essas duas adaptações às regras.

3) Mencione os fundamentos que devem ser usados nesta atividade.

4) Lembre-se de que, para elaborar esta atividade, você tem que ter domínio de todas

as regras e dos fundamentos do handebol, a fim de poder adaptá-los.

5) Mencione a faixa etária adequada para o jogo adaptado.

        

1 º Regra oficial                                                                                                -Cada partida tem duração de 60 minutos, sendo dividida em dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate, prorroga-se o jogo, com dois tempos de 5 minutos

           -O jogo é supervisionado por dois árbitros

Adaptação da regra                                                                               -a partida terá duração de 30 minutos, com divisão de dois tempos de 15 minutos para descanso. Em caso de empate, teremos tiro de 7 metros para cada equipe até que o adversário erre o tiro e outro faça seu ponto.                                              -O jogo será supervisionado pelo professor de educação física.                                                                                                                     2º Regra oficial                                                                             - Tendo a posse da bola, o jogador tem o direito de dar apenas três passos. Em seguida, deve fazer algum movimento para passar a bola adiante.

Adaptação da regra                                                                                              -A equipe que tiver a posse da bola, o jogador poderá dar quantos passos desejar, sendo que a bola precisa passar por todos os companheiros, para assim arremessar ao gol, e assim ser validado o ponto.                                                                                                                                                         -descrição da atividade-                                                                                                                                             -Começamos a atividade descobrindo o que os alunos já sabem sobre handebol. Pergunte se alguém já jogou antes ou se sabe como jogar. Sugira comparações com modalidades mais conhecidas, como futebol, indicando as semelhanças, como o gol e a presença da rede. E mostre também as diferenças, como o ritmo de jogo e a prática de lançar a bola com as mãos. Inicie propondo um aquecimento, e alongamento para evitar lesões nos tendões, ligamentos e nos músculos de 5 minutos. Explique as regras adaptadas para todos os alunos.                                     - formamos duas equipes de 7 jogadores                                                      -começamos o jogo supervisionando os alunos e orientando a cada aluno fazer o fundamento do passe , para enviar a bola ao companheiro de forma que ele consiga recebê-la para executar outra ação, assim o companheiro de equipe , que receber a bola treinar o fundamento de Recepção que é a ação de receber a bola, amortecer e reter a bola repetindo o fundamento do passe e da recepção até que a bola passe por todos companheiros de sua equipe até que o ultimo possa fazer o fundamento do Arremesso que e sempre realizado em direção à meta adversária na tentativa de realizar o gol .Cada equipe realizara esse procedimento quatro vezes como treino, para assim começamos o jogo valendo com as duas equipes uma contra a outra com a duração de 30 minutos com dois tempos de 15 minutos .em caso de empate o aluno fara o tiro de 7 metros para cada equipe até que o adversário erre o tiro e outro faça o gol.                                                                                                                                                                                          - Faixa etária : 8 aos 14 anos -alunos -                                                                                                                                                  -Objetivo: Promover a interação e o companheirismo para os alunos , a recreação com uma adaptação com menos disputa , e mais integração entre os companheiros.                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com