TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

Por:   •  14/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

                                   

Ergonomia e Ginástica Laboral

ELIAS CAMILO DA SILVA

R.A.: 8083146

ARAPUTANGA/MT – 2019

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR    

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

PORTFÓLIO SOBRE

ERGONOMIA  E GINASTICA LABORAL

Atividade sobre: Ergonomia e Ginastica laboral,  do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano –   EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de  Ergonomia e Ginástica Laboral

Aluno: ELIAS CAMILO DA SILVA

R.A.: 8083146

                                               Professora /Tutora a Distância:

Carmen Aparecida Malagutti de Barros

ARAPUTANGA/MT – 2019

1- A Ergonomia possui um caráter multidisciplinar, analisando o trabalho de forma global. Baseado nisso, ela contempla três domínios relacionados com a execução da tarefa. Descreva-os e diferencie esses domínios.

Conforme proposto pela International Ergonomics Association (IEA), definem-se os três domínios da Ergonomia da seguinte forma:

  • Ergonomia Física: domínio que contempla as características da anatomia humana, Antropometria, Fisiologia e Biomecânica e sua relação com os aspectos físicos da atividade. Enquadram-se nessa categoria o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, o projeto de postos de trabalho e os aspectos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador.
  • Ergonomia Cognitiva: domínio que inclui a abordagem dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, resposta motora e seus efeitos nas interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental de trabalho, na tomada de decisões, na interação homem-computador, no estresse ocupacional e nos efeitos do treinamento.
  •  Ergonomia Organizacional: domínio que aborda a otimização dos sistemas sócio-técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, regras e processos. Entre os focos de atenção dessa abordagem estão incluídos o projeto de trabalho, a programação do trabalho em grupo, a organização temporal do trabalho, o projeto participativo, o trabalho cooperativo, a cultura organizacional, as organizações em rede e a gestão da qualidade.

2- Descreva sobre a história do trabalho e sua relação com o Taylorismo.

As primeiras fábricas surgidas não tinham nenhuma semelhança com a fábrica moderna. Eram sujas, barulhentas, perigosas e escuras, e as jornadas de trabalho chegavam a 16 horas diárias, sem férias, em regime de semiescravidão, imposto por empresários autoritários. Estudos mais sistemáticos do trabalho começaram a ser realizados a partir do final do século passado. Nessa época, surge, nos Estados Unidos, o movimento da administração científica que ficou conhecido como taylorismo, elaborado pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor.

Essa administração cientifica elaborada por Taylor era regida por alguns princípios que o marcaram. No Taylorismo o trabalho é governado por leis científicas, descobrir essas leis, para realizar o trabalho da melhor maneira é o primeiro passo para a obtenção de uma produção eficiente.

Taylor dizia também que as pessoas são diferentes, sendo assim elas devem ser selecionadas "cientificamente" para executar determinadas tarefas e para assegurar de fato que as mesmas sejam cumpridas é essencial que tenha supervisão. O engenheiro acreditava que se os trabalhadores entendessem a lógica que fundamentava o método de trabalho por ele proposto, com um sistema de incentivos salariais por peça, eles o utilizariam em benefício próprio. Esse incentivo recompensaria os operários que produzissem acima do nível esperado de produção, determinado "cientificamente" pela gerência, e penalizaria os operários que não conseguissem atingir esse nível.

3- Duas correntes se desenvolveram dentro da prática de ergonomia. Descreva-as e em que aspectos elas se diferenciam, dentro de uma analise ergonômica.

Duas correntes acabaram se desenvolvendo dentro da Ergonomia: a anglo-saxônica, dos países de língua inglesa, conhecida como Ergonomia Física, e a Ergonomia francofônica, de países de língua francesa, conhecida como Ergonomia Cognitiva, essas vertentes não são contraditórias, mas complementares entre si.

 A Ergonomia Física apresenta uma abordagem voltada para o ambiente, para o posto de trabalho, abordando fatores de risco de natureza física, biomecânica, essa corrente orienta a ação ergonômica no sentido da concepção e/ ou transformação de dispositivos técnicos do trabalho como máquinas, ferramentas, programas etc., priorizando uma Ergonomia baseada nas características antropométricas, fisiológicas, cognitivas do trabalhador.

Já a Ergonomia Cognitiva tem a situação real como pressuposto-base para verificar os aspectos do trabalho que constituem fatores de risco para o trabalhador, o foco central dessa corrente não está restrito à reformulação do posto e ao desenvolvimento de ferramentas de trabalho, mas sim na busca de compreender e atuar sobre a organização do trabalho e no conjunto de fatores que atuam na causa do problema. Essa é a Ergonomia que atenta a todos os ângulos que definem a situação de trabalho, desde os aspectos físicos como iluminação, temperatura etc.; aspectos cognitivos, como a memória, linguagem etc.; e, finalmente, os aspectos psíquicos relacionados aos níveis de conflito no interior da representação consciente ou inconsciente das relações entre o indivíduo e a situação, ou seja, a organização do trabalho. Ou seja, enquanto a Ergonomia Física adota o conceito de adaptação da máquina ao homem, a Ergonomia Cognitiva desenvolve sua análise visando à adaptação do trabalho ao homem, numa abordagem que enfoca os aspectos psicossociais da organização do trabalho de forma mais ampla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (239.5 Kb)   docx (89.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com