TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

Por:   •  5/2/2019  •  Seminário  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

BACHARELADO

PLANO DE AULA

1. IDENTIFICAÇÃO

        

Curso: Educação Física Bacharelado

Área de Estudo: Ginastica Aeróbica

Tema da Aula: Zumba

Professor (es): Antônio Magalhães

                          Estephane Adauto

                          Rafaele Silva

Tempo de duração: 40 minutos

2. Objetivo

  • Melhorar a habilidade do sistema cardiovascular

3. Estrutura dos Conteúdos

  • Zumba

4. Metodologia

Essa aula será realizada na sala de dança com os alunos da própria disciplina de Metodologia e sistemas das ginasticas em academias e clubes. A aula será realizada em três partes; aquecimento, parte principal e relaxamento ou volta a calma, Em exercícios combinados que desenvolvam os grandes grupos musculares, de alto e baixo impacto a 140 bpms. O método á ser realizado na aula será a Zumba fitness que é uma inovação da ginastica aeróbica, criada pelo Beto Perez, veio para melhorar e modificar com os ritmos latinos, como: salsa merengue, reggaetown, passando por ritmos como, pop ou hip hop. Em nossa aula vamos fazer um pouco da Zumba para iniciante com a mistura de coreografia com ginastica e musculação, trabalhando predominantemente os grandes grupos musculares, lateralidade, equilíbrio e ritmo dos alunos.  

5. Recursos

Equipamento de som

Colchonete de academia

6. Programa de Treinamento

  • Aquecimento - 10 minutos

Neste momento do aquecimento, começaremos com uma música de ritmo mais leve e pequenos movimento inicialmente com os membros superiores, depois aquecendo os músculos da região do quadril, seguindo para as pernas.

Num segundo momento, o aquecimento tem um aumento de ritimo, com o início de uma música mais dinâmica, movimentos mais ritimados e de deslocamentos laterais e frontais serão executados, combinados com a realização de movimentos que exijam algum tipo de contração muscular, essa fase final de aquecimento, tem como objetivo o aumento da frequência cardíaca.

  • Parte Principal – 20 minutos

 Logo após o aquecimento os alunos conseguirem um aumento de frequência cardíaca. Nessa etapa vamos acelerar o ritmo para melhora a coordenação motora, lateralidade e equilíbrio.

  • Relaxamento – 10 minutos

Neste momento final, acompanhado de uma música com ritmo mais suave, iniciaremos atividades de alongamento dinâmico, seguido de três tipos de abdominais leves, de livre escolha do professor, seguidos de um breve momento de exercícios de respiração para relaxamento.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com