TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Educação Física Critico Superadora

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNES

Curso de Licenciatura em Educação Física

O trato do conhecimento:  reflexões e aproximações[1]

Como é a sua escola, seus alunos e suas alunas? Como é a Educação Física, suas práticas e seus espaços?

As perguntas acima não são absurdas, não estão deslocadas. Sabemos por experiência como professores/as e/ou alunos/as que “cada escola é uma escola”.

Mudam os muros escolares: mais altos, mais baixos, quebrados, inexistentes...

Mudam as salas: maiores, menores, quentes, “chuvosas” ...

Mudam os alunos e alunas...

Na educação física podemos Ter ginásios ou apenas um pedaço de chão batido.

Muitas bolas, cordas, elásticos ou quase nada.

As crianças podem brincar de pegar ou de vídeo-game. Navegar na internet ou vender picolé nas horas vagas. Jogar bola ou se imobilizar com o televisor.

É nessa diversidade de espaços físicos, sonhos (alimentados ou castrados), “jeitos de ser”, que devemos nos movimentar pedagogicamente.

Construir um conjunto de conteúdos que atenda a situação absolutamente específica, única de cada escola (ou de cada turma) é o primeiro grande desafio. Organizar e sistematizar esses conteúdos o segundo passo.

Na educação física temos uma hegemonia do conteúdo esporte não sendo o objetivo desse texto aprofundar esse debate específico. Ainda mais perigosa é a restrição do tema esporte a apenas algumas modalidades tradicionalmente trabalhadas.

Discutir a seleção de conteúdos não significa “jogar tudo fora”, significa porém que o “tudo” pode ser muito mais amplo do que imaginamos. Mas se é necessário pensar e repensar os conteúdos (de forma mais reduzida: repensar  as modalidades esportivas), quais os critérios poderemos usar para esse fim.

O livro “Metodologia do Ensino de Educação Física” oferece contribuição incalculável. Aponta como princípios para seleção dos conteúdos: A Relevância Social, A contemporaneidade e A Adequação as possibilidades sócio-cognoscitivas.

Correndo o risco do simplismo faremos um esforço de exemplificar, objetivando uma aproximação com os conceitos. Em uma comunidade próxima ao mar, descobrimos uma relação muito passional/emocional das crianças com a brincadeira de pipa. Soltar pipa para aquelas crianças significa aprimorar a criatividade e engenhosidade da confecção e testar a habilidade nos desafios com outras pipas. Se projetarmos a pesca feita com uso de pipas   a conexão com o mundo adulto se evidencia. Isso é relevante!!

O que há de avanço, o que desperta o interesse da mídia, pode por vezes ser indicador na seleção de conteúdos. A mídia aponta temas contemporâneos que podem/devem ser utilizados. Não é o caso de ser pautado pela mídia, mas utilizar o poder de disseminação cultural que ela possui para carregar de sentido/significado os conteúdos tratados. Fazer do “limão uma limonada”. Isso é contemporâneo!!

A adequação evita constrangimentos e decepções. O diagnóstico criterioso da realidade permitirá perceber se o conteúdo é desafiador ou impossível, interessante ou bizarro, estimulante ou frustrante.

Zero para a fórmula um inatingível para os alunos/as do bairro. Dez para a “corrida de carretilhas”, perfeitamente adequada aos alunos e alunas!!

Depois de selecionados, os conteúdos precisam ser sistematizados e organizados. Novamente alguns princípios podem ser orientadores: Confronto e contraposição de saberes, simultaneidade, espiralidade da incorporação das referências e provisoriedade.

Determinada escola, certa vez, recebeu várias mesas e material para a prática do tênis de mesa. A referência dos alunos/as da escola era até aquele momento o “pingue-pongue” (no sentido dado pelo senso comum). Após a apresentação de vídeos com jogos de Tênis de mesa, estudo das regras e vários debates, os alunos/as não só produziram uma outra referência do jogo, como puderam optar por suas próprias fórmulas. No confronto entre os saberes todos avançaram para um novo entendimento, sem vitoriosos ou derrotados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com