TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÉLULA: SUA CONSTITUIÇÃO, FUNCIONAMENTO E PARTICIPAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DOS TECIDOS

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.952 Palavras (28 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 28

CÉLULA: SUA CONSTITUIÇÃO, FUNCIONAMENTO E PARTICIPAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DOS TECIDOS.

Célula é a menor porção do organismo. É a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos. Portanto, de acordo com a Teoria Celular todos os organismos vivos são compostos por células. A célula pode ocorrer isoladamente, como acontece nos seres unicelulares (bactérias), ou se agrupar com outras células de mesma função e formar os tecidos nos seres pluricelulares (seres humanos). É constituída basicamente de membrana plasmática, núcleo e citoplasma. Todas as células possuem uma membrana que as envolve e seleciona o que vai entrar ou sair dela, chamada de membrana plasmática. Essa membrana delimita uma substância fluida composta de água e proteína, chamada citoplasma, em que estão mergulhadas as organelas responsáveis por todas as funções metabólicas celulares. Há, também, o núcleo, em que estão localizados os cromossomos responsáveis pela transmissão das informações genéticas.

Existem dois tipos celulares: Células Procarióticas e Células Eucarióticas. Podemos dizer que as Células Procariontes: são pobres em membranas e em organelas, são caracterizadas pela ausência de um envoltório nuclear, estando os cromossomos imersos no citoplasma. Nessas células, o sistema de membranas se resume à membrana plasmática. Os seres procariontes compreendem as bactérias e as cianobactérias (algas azuis). Tomando a célula bacteriana como modelo de organização procariótica, podemos notar em alguns tipos formato de um bastão com 2m de comprimento. Já as Células Eucariontes: é composta por um rico sistema de membranas, organelas, e o seu núcleo está envolvido pela carioteca, protegendo seu material genético, nitidamente separado do citoplasma. Têm um rico sistema de membranas que formam numerosos compartimentos, separando entre si os diversos processos metabólicos que ocorrem na célula. Os seres constituídos por elas podem ser representados por célula animal e uma célula vegetal. As principais biomoléculas que compõem a célula são: a água, os carboidratos, os lipídios, as proteínas e

os ácidos nucléicos (RNA e DNA).

Por compor cerca de 70% do corpo humano a água é indispensável em todos os processos metabólicos das células. A água é composta por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, constituindo o famoso H2O. A ligação entre esses átomos não é linear, mas, sim, angulada, formando um triângulo no qual os hidrogênios formam a base e o oxigênio, o ápice do triângulo. Por esse motivo, a água é considerada um dipolo, ou seja, apresenta um polo positivo, representado pelos hidrogênios, e um polo negativo, representado pelo oxigênio. Essa propriedade da água faz dela o principal solvente celular, sendo capaz de se ligar a várias outras moléculas, pois a tendência dos íons é se combinar com outros eletricamente inversos.

Os carboidratos podem ser considerados as principais fontes de energia para o metabolismo, celular também constituem as estruturas da membrana celular e da matriz extracelular. Os carboidratos podem se apresentam como monossacarídeos, dissacarídeos, polissacarídeo. Os monossacarídeos são os açucares simples, incluindo a glicose, que é o açúcar encontrado na maioria dos seres vivos, a frutose, que o açúcar da fruta, e a galactose, a do leite. Não podemos deixar de mencionar, também, a ribose e a desoxirribose, que são encontradas na constituição do RNA e do DNA, respectivamente. Os dissacarídeos são formandos pela união de dois monossacarídeos; assim, temos a sacarose, que é a união da glicose com a frutose, sendo encontrada na beterraba e na cana-de-açúcar; a lactose, que é a união da glicose com a galactose, encontrada no leite; e a maltose, que é a união de duas glicoses, encontrada nos cereais. Os polissacarídeos, por sua vez, são abundantes na natureza e podem ter tanto função de reserva energética, como estrutural. São formados por uma longa cadeia de monossacarídeos. O amido, por exemplo, é um polissacarídeo de reserva energética, presente em vegetais como batata e a mandioca. O outro tipo de polissacarídeo de reserva energética é o glicogênio, que é exclusivo das células animais e está armazenado no fígado e nos músculos estriados esqueléticos.

Outra importante fonte de energia celular são os lipídios. Os lipídios são as gorduras encontradas no corpo humano. Sua característica básica é que são insolúveis em água e solúveis somente em solventes orgânicos, como o éter e o álcool. Além da função de reserva energética, os lipídios são importantes na manutenção da temperatura corporal e, também, são os principais componentes das membranas celulares. Os principais grupos de lipídios são os ácidos graxos, que são os lipídios de reserva energética; os fosfolipídios, que são os componentes das membranas celulares; e, por último, os esteroides, sendo o mais conhecido deles o colesterol, também responsáveis pela síntese de vários hormônios, como a testosterona, o estrogênio e a progesterona.

As proteínas são consideradas as moléculas mais importantes do corpo humano, necessárias para todas as funções básicas das células. Elas são compostas por unidades repetidas de aminoácidos, cujo número, tipo e sua sequência de ligação na cadeia podem diferenciar inúmeros tipos de proteínas. Esses aminoácidos podem ser obtidos pela alimentação ou são sintetizados pelo próprio organismo, a partir de açúcares, ou transformar alguns aminoácidos em outros. Os alimentos como leite, carne e ovos são ricos em proteínas e podem ser utilizados pelo organismo como fonte de aminoácidos. As proteínas desempenham nos seres vivos as seguintes funções: Estrutural (participam da estrutura dos tecidos), enzimática (são fundamentais como moléculas reguladoras das reações biológicas), hormonal (muitos hormônios de nosso organismo são de natureza protéica), de defesa (existem células no organismo capazes de “reconhecer” proteínas “estranhas” que são chamadas de antígenos) nutritiva, coagulação sanguínea e transporte.

Os ácidos nucleicos são conhecidos por DNA, que significa "ácido desoxirribonucleico”, e RNA, que significa "ácido ribonucleico”, estão relacionados com o controle da atividade celular e com o armazenamento das informações genéticas. Os dois são formados por nucleotídeos. O DNA possui a função de guardar a informação genética dos organismos. A sequência lógica de nucleotídeos forma o gene. O conjunto de sequência genética de um organismo forma o seu genoma. O RNA é formado a partir do DNA, pela complementaridade das bases nitrogenadas, e ele leva a informação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com