TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cinesiologia e Biomecânica, Metodologia do Ensino do Basquete, Metodologia do Ensino do Voleibol, Metodologia do Ensino do Atletismo e Seminário da Prática: Metodologias do Ensino da Educação Física – Jogos Coletivos e Atletismo.

Por:   •  2/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Faculdade Anhanguera

Polo de Sobradinho

Educação física

Desafio Profissional

Turma: N50

Tutora Presencial: Maria da Conceição de Freitas

                                   Tutora a Distância: Elisabete Cristina Pietrek

Sobradinho – DF, 30 de Maio de 2017.

Disciplinas norteadoras: Cinesiologia e Biomecânica, Metodologia do Ensino do Basquete, Metodologia do Ensino do Voleibol, Metodologia do Ensino do Atletismo e Seminário da Prática: Metodologias do Ensino da Educação Física – Jogos Coletivos e Atletismo.

.                                                              

Trabalho apresentado às Disciplinas de Cinesiologia e Biomecânica, Metodologia do Ensino do Basquete, Metodologia do Ensino do Voleibol, Metodologia do Ensino do Atletismo e Seminário da Prática: Metodologias do Ensino da Educação Física – Jogos Coletivos e Atletismo do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Anhanguera/UNIDERP;

Desafio Profissional

Tutora presencial: Maria da Conceição de Freitas

Faculdade Anhanguera- UNIDERP

Educação Física – Licenciatura

5ª Semestre

                                   Introdução  

          O presente trabalho ira relatar sobreas dificuldades que é o processo de construção de atividades para as aulas de Educação Física dentro do ambiente escolarcomo também suas metodologias de ensino,(técnica, tática e física) específica da modalidade.  

          O voleibol na sua execução específica se manifesta com uma série de movimentos complexos e todos solicitados de forma rápida, portanto trata-se de um esporte no qual se necessita aperfeiçoar as várias capacidades técnicas de forma satisfatória. O voleibol é composto, na sua totalidade, de seis fundamentos básicos, que obedecem a uma sequência lógica dentro do jogo: (1) saque, (2) passe, (3) levantamento, (4) ataque (5) bloqueio e (6) defesa. No voleibol podemos melhorar as relações sociais em geral entre os alunos e desenvolver várias capacidades físicas dos alunos, como: coordenação motora e viso-motora, velocidade e agilidade.  

          O basquetebol deve ter o domínio dos fundamentos do jogo que podem ser: de defesa (controle de corpo, posição defensiva, atitude defensiva) e de ataque (controle de corpo, controle de bola, condução de bola, arremessos, passes, lançamentos e atitude ofensiva). Tático: Quando se analisam situações desenvolvidas por pequenos grupos ou por toda a equipe, na defesa e no ataque recebendo nomenclaturas como: 1-2-2, 1-1-2, 1-2-1 que representam as funções dos jogadores. A distribuição das funções em uma equipe pode ser a mais diversa possível e depende de vários fatores como: características dos jogadores da equipe, característica dos jogadores da equipe adversária, objetivo da equipe frente a sua posição no campeonato, objetivo momentâneo da equipe no jogo, etc.  

          Na atual definição o Atletismo é um esporte com provas de pista (corridas) e provas de campo saltos, arremessos e lançamentos provas de pista e de campo, o pedestrianismo corridas de rua, como maratona. CORRER: para frente; lateralmente (direita e esquerda); para trás; elevando os joelhos alternadamente; elevando os calcanhares atrás; chutando a perna estendida; na parte anterior dos pés; com os pés completamente apoiados no solo; corrigir movimentos dos braços e posição do tronco e cabeça. SALTAR: com os pés unidos; perna direita e esquerda, individualmente, alternadamente; saltar para cima e para frente com pés unidos e separados; saltar para cima e para os lados, com os pés unidos e individualmente; saltar obstáculos (20 a 30 cm de altura) com pés unidos e separados; saltar obstáculo na horizontal 1 a 1,5 metros. LANÇAMENTOS/ARREMESSO 1. Utilizar materiais alternativos para construir peso, dardo, martelo e disco (Corda, papel, jornal, garrafas descartáveis, papelão) lançar /arremessar objetos de vários formatos (bolas, bastões etc.); para frente; sobre a cabeça; para cima; de baixo; para o lado direto; esquerdo; com giro; com rotação; por sobre os ombros, direito e esquerdo; para trás; com deslocamento para qualquer lado.

 

 

 

 

                        Desenvolvimento 

 01 – Quais são os esportes coletivos e individuais, olímpicos e não olímpicos desenvolvidos na aula de Educação Física?  

Coletivos: Handebol, voleibol, basquete, futsal, futebol e corrida. 

Individuais: Jogos de mesa, tênis, Atletismo, golfe, natação, corrida e artes marciais. 

Olímpicos: Natação, Nado sincronizado, atletismo, basquetebol, Box, futebol, ginastica artística, ginastica rítmica, voleibol e handebol. 

Não olímpicos: Boliche, patins e xadrez. 

02 – Quais são as metodologias para o desenvolvimento dessas modalidades? 

A metodologia implica em mudanças nos aspectos motores e cognitivos. São utilizados métodos de desenvolvimento para habilidades, lateralidade e coordenação. Utilizados em escolinhas especificas de treinamentos. 

A metodologia usada aborda as dimensões: Conceituais procedimentais e atitudinais. O princípio socioeducativo ensina a lidar com valores e modos de comportamento, o esporte pode influenciar na transformação desse contexto e contribuir para a vida do aluno para ter mais consciência ao mundo de diferenças. 

03 – Como é a aceitação dos alunos na prática dessas modalidades nas aulas de Educação Física e, principalmente, o envolvimento de meninos e meninas? 

Existe uma parceria significativas de alunos na escola sem interesse nas aulas educação física. Os alunos evidenciam que os conteúdos são sempre os mesmos, dificultando a participação nas aulas. 

Os esportes como lutas, as meninas demonstram resistência e na dança são os meninos que apresentam resistência, dificultando a implementação desses conteúdos nas aulas de educação física. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (187.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com