TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIAS DO ENSINO JOGOS COLETIVOS E ATLETISMO

Por:   •  22/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.648 Palavras (19 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        ABORDAGENS E MÉTODOS NO ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS.        4

2.1        Conhecimento e aplicação de métodos de ensino para os jogos esportivos e coletivos na formação profissional em educação física.        4

2.2        Metodologias de ensino dos esportes coletivos na iniciação esportiva escolar em atividades extracurriculares.        5

2.3        Pedagogia do esporte e as dimensões de conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal.        7

2.4        O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas.        8

3        ANÁLISE DA ENTREVISTA        11

4        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

APÊNDICES        16

APÊNDICE A – Internet, livros didáticos, pesquisa de campo.        16

ANEXOS        17

Entrevista com professor de Educação Física        17

ANEXO A        19

  1. INTRODUÇÃO

       No presente trabalho abordamos o tema de jogos coletivos e atletismo no ambiente escolar, bem como a apresentação de propostas das diretrizes pedagógicas na educação física.

No primeiro momento foi dada ênfase a questão das ações e suas semelhanças com os esportes coletivos, abrindo um parâmetro para reflexão sobre os processos aplicados á prática esportiva nas escolas. No segundo momento encontra-se uma proposta de ensino/aprendizagem, metodologias para diversificar os métodos de ensino e fases de iniciação esportiva. No terceiro momento, abordam-se conteúdos que podem ser relacionado a um questionamento “o que se deve fazer?”, “o que se deve saber fazer? “e“ como se deve ser?”. A partir das respostas desses questionamentos podemos definir as três dimensões de aprendizagem da educação. No quarto momento aborda-se um tema que nos leva a lembrar do início da prática na escola, quando o ensino da educação física era voltado para o esporte, desta forma os professores tinham formação para enfatizar a técnica. De acordo com Devis (1992), na maioria das escolas, os jogos esportivos continuam sendo desenvolvidos de forma tradicional.

Foi citado também, um assunto de fundamental importância para a formação docente, pois menciona a história da educação física, suas relações sociais e novas diretrizes pedagógicas.

        Após isso, contém neste mesmo trabalho, uma entrevista realizada com um profissional de educação física, formado em Licenciatura plena, visando demonstrar os desafios enfrentados no âmbito escolar, a falta de material adequado para desenvolvimento das aulas, etc. A partir de suas respostas, finalizamos com uma análise desta entrevista, feita pela ótica de futuros profissionais em educação física.

  1. ABORDAGENS E MÉTODOS NO ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS.
  1. CONHECIMENTO E APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE ENSINO PARA OS JOGOS ESPORTIVOS E COLETIVOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

 

       A introdução dos conteúdos esportivos nas aulas de Educação Física no Brasil teve sua origem por volta da década de 50, quando chega ao Brasil o método desportivo generalizado pela interferência do professor francês Auguste Listello.

No entanto, sua ênfase como conteúdo quase que exclusivo nas aulas se deu a partir da década de 60, por conta do modelo de caráter demasiadamente esportivizado adotado na época.

         Sabe-se que um dos primeiros métodos utilizados de forma pedagógica fora o método tecnicista, onde o ensino dos esportes coletivos na escola era desenvolvido com a finalidade de prática esportiva constante.

Baseado em uma prática desprovida de objetivos, ou seja, uma atividade com um fim em si mesma, seletiva e excludente.   Com enfoque de desenvolver principalmente as técnicas e táticas desportivas, utilizando-se, para isto, de modelos adaptados de jogos dos adultos e que consistiam, basicamente, em repetições de gestos pré-estabelecidos e, muitas vezes, repetidos pelos alunos de forma extenuante.

          O método tecnicista está enraizado no ensino de muitos profissionais atuantes da área, seja ela licenciatura ou bacharelado. As consequências de uma Educação Física com este aspecto ainda são presentes nas escolas, pois há indicativos que na formação de professores ainda perfaz um forte indício dessa prática.  

Os métodos que estão sendo adotados pelos professores baseiam-se no conhecimento que estes possuem sobre eles e na crença na sua eficácia, a maior parte do tempo baseada na experiência de vida do professor entrevistado.

              A correlação aos métodos de ensino, independentemente das suas orientações conceituais, buscam apresentar princípios e orientações metodológicas, contribuindo para a melhoria e eficácia pedagógica dos professores tencionada na formação de cidadãos. As propostas existentes apresentam conceitos referentes a cada um dos métodos.

            Diante deste quadro e considerando também os pressupostos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgamos importante e necessário que professores de educação física escolar possam elaborar seus planejamentos contemplando, além de estratégias diferentes de ensino, uma gama maior de atividades, tais como: atletismo, ginásticas, lutas, danças que, em parceria com um bom trabalho por meio dos jogos desportivos coletivos e visando profissionais que aceitem uma abordagem mais didática. Sem foco para a parte técnica das aulas, mas sim para o aprimoramento de habilidades básicas e fundamentais, para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de seus praticantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (352.6 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com