TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia do ensino de jogos coletivos e atletismo

Por:   •  5/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  1.614 Visualizações

Página 1 de 6

                                                         [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD

POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COTIA (CEAD)

CURSO: EDUCAÇÃO FISICA LICENCIATURA

DISCIPLINAS: CINESIOLOGIA e BIOMECANICA, METODOLOGIA do ENSINO do BASQUETE, METODOLOGIA do ENSONO do VOLEIBOL, METODOLOGIA do ENSINO do ATLETISMO e SEMINÁRIO da PRÁTICA: METODOLOGIA do ENSINO da EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGOS COLETIVOS e ATLETISMO.

                  Nome: Cássia Vieira Lima                      RA: 2835314805

                  Nome: Daniel dos Santos Ferreira         RA: 1600345106

                  Nome: Luciano de Souza                       RA: 1051527936

                  Nome: Ulisses Mandes Neto                  RA: 1008371229

TUTORA: Profº Adriana Aparecida Mazia

POLO COTIA

Maio/2017

Os Aspectos Tático-técnicos e Físicos específicos das Modalidades de Voleibol, Basquetebol e Atletismo.

Introdução

Se bem planejadas, as aulas com esporte coletivos e individuais ajudam a ensinar conceitos importantes, como técnicas de modalidades variadas, sua historia e a importância de trabalho em equipe.

Alem disso, garantem as condições para que todos os alunos tenham acesso ao esporte e, ao pratica-lo desenvolvam suas competências técnicas e táticas, como também a habilidade de se relacionar e de solucionar soluções-problema gradativamente mais complexas.

É necessária por parte de nós docentes a existência de um dialogo e uma interação com alunos no intuito de promover uma reflexão sobre os valores do esporte. Deste modo, o professor deve antes, durante e após a realização das aulas exporem aos seus alunos suas ideias, fazendo com que os mesmos possam refletir sobre esta prática, aumentando a capacidade de compreensão dos mesmos, esclarecendo que não existe apenas o embate entre as equipes (vitória e derrota), mais valores e princípios mais amplos, permitindo dessa maneira que os alunos possam auxiliar na construção do plano de aula em conjunto com o professor.

Nesta perspectiva, o professor pode aplicar medidas voltadas aos ajustes e adaptação das dimensões da quadra, altura da rede e/ou dimensão do gol, do peso e do tamanho da bola, no número de jogadores, bem como adaptações nas normas referentes à realização a partida ou atividade.

Aspectos do voleibol

O voleibol vem evoluindo em todas as suas ações ofensivas e defensivas desde a sua criação em 1895. Esta evolução pode ser um reflexo aumento do dinamismo no contexto do jogo, uma vez que diversas mudanças ocorreram, não somente nas regras, mas também em termos técnicos e táticos do jogo.

Na sua execução especifica, o voleibol se manifesta em diversos movimentos complexos e todos solicitados de forma rápida, portanto trata-se de um esporte na qual se necessita aperfeiçoar as várias capacidades técnicas de forma satisfatória.

O voleibol é composto, na sua tonalidade, de seis fundamentos básicos, que obedecem dentro de uma sequencia lógica dentro do jogo: (1) saque; (2) passe; (3) levantamento; (4) ataque; (5) bloqueio; (6) defesa.

Habilidade motora especifica: a posição básica, o toque por cima, a manchete, o ataque (largada e cortada), o bloqueio, os rolamentos, os mergulhos e o saque.

Condicionamento físico: Equilíbrio estático, dinâmico e recuperado, capacidade de antecipação, elasticidade muscular anterior da coxa (nas flexões), coordenação global no aparelho locomotor, visual e motora, força de braços e pernas e da musculatura das mãos.

Aspectos do basquetebol

Os aspectos táticos são representados pelo sistema de ataque e defesa e suas variações. Os sistemas de defesa podem ser: individual, zona, pressão, mistos ou combinados. O ataque pode ocorrer em forma de contra-ataque ou de ataque posicionado.

Os aspectos técnicos são representados sobre os fundamentos do jogo que pode ser de defesa (posição defensiva e deslocamentos defensivos e rebote de defesa) e de ataque (manejo de bola, drible, passes, arremessos e rebotes de ataque).

Capacidades coordenativas: Seleção imagem-campo, coordenação multi-membros, coordenação óculo manual destreza manual, estabilidade braço e mãos, precisão e coordenação motora em geral.  

Aspectos do atletismo

As capacidades físicas do atletismo são características do funcionamento humano e permite a realização de qualquer tipo de movimento. São fundamentais para execução de habilidades motoras como: andar, correr, saltar, equilibrar, puxar, empurrar, girar e etc. Elas são inatas, isto é, as pessoas já nascem com algumas capacidades físicas predominantes, mas podem ser desenvolvidas através da atividade físicas. Então quanto mais nos movimentamos mais estamos desenvolvendo as capacidades físicas e habilidades motoras.

Principais capacidades físicas:

Agilidade: Capacidade de realizar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direções. Ex: coreografias nas danças.

Flexibilidade: Capacidades de realizar movimentos de articulações com amplitude de movimento apropriada. Ex: alongamentos.

Força: Capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de ações musculares. Ex: lutas e arremessos.

Resistência: Capacidade de sustentar uma determinada carga de atividade o mais longo tempo possível sem fadiga. Ex: levantamento de pesos.

Velocidade: Capacidade de realizar movimentos cíclicos, na mais alta velocidade individual possível. Ex: corridas longas.

     

 Desenvolvimento

  1. Quais são os esportes coletivos e individuais, olímpicos e não olímpicos desenvolvidos na aula de Educação física?

Atletismo: Prova pratica, trabalhando com velocidade, resistência e revezamento de obstáculos, arremessos de pesos e dardos; utiliza o Rúgbi, aula pratica e teóricas (historia da pratica deste jogo).

 

  1. Quais são as metodologias para o desenvolvimento dessas modalidades?

Utiliza o data-show (estratégia), vídeos, explicações na sala de aula.

  1. Como é a aceitação dos alunos na prática dessas modalidades nas aulas de Educação físicas e, principalmente, o envolvimento de meninos e meninas?

Os alunos aceitam com prazer e satisfação os exercícios propostos. Normal o envolvimento das meninas e dos meninos. Muita conversa com eles, para entender os exercícios propostos para a realização de força, quando passam exercícios entre meninos e meninas. Quando o jogo é o rúgbi, explica sobre o contato físico, fazendo aulas juntos se comportam e aceitam com naturalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (79.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com