TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Projeto de Intervenção Pedagógica

Por:   •  1/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.529 Palavras (11 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 11

        [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Franciele Eleutério de Barros Pandochi - RA: 1711195901 

Valéria Cristina de Barros - RA: 1711268841

Vivian Ferreira Avelar - RA: 1693325182

Desafio Profissional

Projeto de Intervenção Pedagógica

Ribeirão Preto / SP

2018

DP – Desafio Profissional

Projeto de Intervenção Pedagógica

Vivian Ferreira Avelar- RA: 169332518-2 

Desafio Profissional apresentado às disciplinas de Didática do Ensino de Ciências, Educação Inclusiva, Didática do Ensino da Matemática, Educação em Ambientes não Escolares, Projeto de Extensão à Comunidade, curso de Pedagogia, como requisito para aprovação no curso de Pedagogia.

Tutor (a) EaD -  Cristiana da Silva Valdez Albuquerque

        Tutor (a) Presencial - Joice E M Cicilino

Ribeirão Preto / SP

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .............................................................................................................

DESENVOLVIMENTO .................................................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS .........................................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................

ANEXOS .......................................................................................................................


INTRODUÇÃO

Este trabalho pedagógico tem como intuito organizar uma pesquisa do contexto real da educação 5º ano do ensino fundamental lançar um olhar histórico sobre a evolução das estruturas de interligação de saberes, dando ênfase para o trabalho pedagógico coletivo.

Um bom planejamento pedagógico bem estruturado, onde suas disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento e levar dinâmica ao ensino. A relação entre os conteúdos é a base para o ensino mais interessante, onde uma matéria auxilia a outra.

 Propondo uma aprendizagem significativa, motivadora e contextualizada, por meio do qual todos os envolvidos sintam-se aptos a participarem de toda dinâmica proposta.

O trabalho está organizado em duas partes principais, além da introdução e conclusão. Na primeira parte apresentamos um mapeamento da classe do 5º ano   cujo o tema é de extrema importância aos alunos que utilizarão no seu cotidiano.

Na segunda parte apresentamos a projeto interdisciplinar de intervenção pedagógica em especial ciências e matemática voltado também as oportunidades de aprendizagem de todos alunos ressaltando a presença dos alunos com deficiências visual com essa proposta interdisciplinar sempre focando nas defasagens dos conteúdos esperados para o ano em questão, visando motivar os alunos a pensarem sobre esse assunto e definirem objetivos a serem seguidos.

Para realização do trabalho utilizamos de estudos bibliográficos em livros, sites do Ministério da Educação, artigos publicados.

O desafio possibilita ao leitor compreender mais sobre a relação entre escola e mundo do trabalho através das práticas pedagógicas.

 

DESENVOLVIMENTO

Mapeamento da turma

Coordenadores do projeto: Ana e Maria Valéria

Descrição do Perfil da aprendizagem dos alunos no conteúdo de Matemática:

Apresenta dificuldades em operações de multiplicações e divisões de um número natural e  representações fracionárias. Foi constatado que dois alunos que apresentam dificuldades na visão, apresentaram baixo rendimento na aprendizagem diante dos demais alunos.

Descrição do Perfil da aprendizagem dos alunos no conteúdo de Ciências:

Aprenderam algumas noções, mas necessita desenvolver uma consciência com relação à alimentação, considerando-se as demandas individuais e as possibilidades coletivas de obter alimentos. Apresenta dificuldades na interpretação de problemas relacionados com alterações nas cadeias alimentares dos ecossistemas brasileiros. Os dois alunos que apresentaram dificuldades na aprendizagem pela baixa visão de matemática também apresentaram dificuldades em ciências.

Número de alunos: 25

Meninos: 14

Meninas: 11

Descrição do perfil da turma em relação às características sociais e econômicas:

Esses alunos moram no bairro onde está situada escola, que tem acesso a um Centro Poliesportivo, com um parque ambiental ao lado, arborizado.  Possuí uma equipe de funcionários do quadro municipal vigilante, porteiro e monitor. O bairro apresenta uma infra estrutura adequada para uma moradia tranquila com ruas sinalizadas, água encanada e rede de esgoto tratado e coleta de lixo diariamente.

Os moradores participaram do último senso, constou um padrão de vida socioecômica de classe média.

 

Descrição do envolvimento familiar na aprendizagem dos alunos:

Os pais ou responsáveis são presentes nas reuniões de pais e professores e alguns oferecem apoio em atividades extracurriculares como complemento e incentivo escolar aos filhos.  Participam de atividades e festas comemorativas escolares.

Conteúdo de aprendizagens gerais de Matemática

  • Números e Operações
  • Espaço e Forma
  • Grandezas e Medidas
  • Tratamento da Informação
  • Atitudes

Conteúdo de aprendizagens gerais de Ciências

  • Terra e Universo
  • Vida e Ambiente
  • Ser Humano e Saúde
  • Tecnologia e Sociedade

Entre todos os sentidos, a visão é o mais importante para a interação, assimilação e aprendizagem, sendo que 80% das informações que recebemos do ambiente vêm por meio dele.  Se este canal de informação, fundamental para que se efetue o contato com o meio estiver ausente ou prejudicado, a criança precisará de ajuda para assimilar e organizar as informações captadas pelos outros sentidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com