TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL – PROJETO

Por:   •  6/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL; DIDÁTICA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA; EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; EDUCAÇÃO APLICADA AOS CUIDADOS DA CRIANÇA; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO.

DESAFIO PROFISSIONAL – PROJETO

TUTOR À DISTÂNCIA – ANA PAULA DA SILVA RODRIGUES GAIA

Ana Maria Neri – RA 8380862323

Carolina Gonçalves Nagano – RA 8980192524

Cláudia Alves De Oliveira – RA 9367298324

Franciele Costa Araujo – RA 6396238057

Leila Cristina de Andrade Cruz – RA 8981236721

CAMPINAS

Junho de 2016

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar as observações realizadas na instituição de educação infantil Cei Monteiro Lobato, nele será abordado a caracterização da escola, da didática e também a observação do espaço, instalações e equipamentos.

Será realizado um projeto visando proporcionar possibilidade para o desenvolvimento e a melhorias do espaço físico da instituição,

O trabalho é um conjunto de atividades de pesquisa e formação que proporciona ao aluno a compreensão da realidade escolar, que permite construir experiências significativas de aprendizagens e relacionar teoria e prática em situações que são reais de ensino.

PASSO 1 – CARACTERÍSTICAS DA TURMA

1. Nome da instituição de educação infantil:

Cei Monteiro Lobato

2. Quantidade de turmas atendidas:

10 turmas.

3. Quantidade de crianças em cada turma:

25 crianças.

4. Faixa etária de cada turma:

0 a 2 anos – 2 turmas

2 a 4 anos – 4 turmas

4 a 6 anos – 4 turmas

5. Aspectos individuais

5.1. Quantidade de crianças que moram com:

Pai e mãe: 10

Só com o pai: 0

Só com a mãe: 8

Mãe e padrasto: 3

Pai e madrasta: 1

Outros (avós, tios, outros que não sejam parentes): 3

5.2. Quantidade de crianças com problemas de saúde:

5 crianças com problemas respiratórios (asma e bronquite).

5.3. Quantidade de crianças com necessidades educativas especiais:

1 criança com Síndrome de Down.

5.4 Hábitos das crianças que merecem destaque:

5 crianças só dormem com chupeta, 1 criança chupa o dedo, 1 criança passa quase todo o tempo com um ursinho de pelúcia.

PASSO 2 – ANÁLISE DO ESPAÇO FÍSICO DA INSTITUIÇÃO

Banheiros:

Tem um tamanho adequado, mas necessitam de urgente manutenção nos azulejos que estão soltando, o que gera risco para as crianças, as válvulas de descarga algumas estão quebradas e alguns chuveiros não esquentam.

Refeitório:

Seu espaço é pequeno para o número de crianças atendidas.

Área Externa – Parques:

Os parques têm brinquedos (escorregador, balanço, gira-gira), mas alguns necessitam de manutenção e a grama geralmente está alta. O tanque de areia fica descoberto, sendo abrigo para gatos, a areia não é cuidada por isso as crianças nunca podem brincar nele.

Pátio:

Tem ótimos brinquedos; escorregadores, piscina de bolinhas, carrinhos e palco para apresentações.

Bebedouro Central no Pátio:

Necessita de urgente manutenção, alguns azulejos e cantoneiras estão soltando, podendo machucar as crianças.

Quiosque:

É um lugar onde geralmente são aplicadas atividades com massinhas, tintas, argila. Mas como não é feita a limpeza diária geralmente está muito sujo, nem sempre as atividades são desenvolvidas lá por este motivo.

Sala de aula:

O espaço é amplo, iluminado e ventilado. Tem o cantinho da leitura com vários livros de fácil acesso para as crianças.O ambiente é decorado com ilustrações de animais do fundo do mar, tem um espelho colado na parede para que as crianças se olhem, um tapete grande de EVA, armário amplo para guardar materiais pedagógicos e brinquedos.

PASSO 3 – ELABORAÇÃO DO PROJETO

Tema do projeto:

Aprendendo a cuidar do nosso espaço.

Objetivos do projeto:

Foi identificado que a instituição precisa rapidamente de reparações em vários de seus espaços, porém não basta reparar, tem-se que cuidar depois para que se mantenha limpo, organizado e, o mais importante, seguro. O objetivo desse projeto será realizar melhorias para o espaço físico da instituição. e isso atingirá significativamente as crianças pois vários espaços não são utilizados por não serem adequados, privando assim as mesmas de fazer uso do espaço total da instituição, limitando as atividades dos professores para com essas crianças. Serão chamados agentes da área de saúde, segurança e educação pois são as áreas que estão precisando de adequações dentro da instituição e que cercam a criança. Por fim, quando o projeto for colocado em prática, produzindo e organizando um espaço físico melhor na instituição, as crianças e os professores terão melhores condições de trabalhar e de conviver em um ambiente seguro, colocando em prática o trabalho de uma instituição de Educação Infantil, educar e cuidar.

Justificativa:

O foco na Educação Infantil é o educar e cuidar, porém fica complicado quando a instituição de ensino não está adequada para receber as crianças com segurança. O mínimo que se deve ter é um ambiente de qualidade para que o cuidar possa ser colocado em prática. E quanto ao educar, se os espaços físicos não estão adequados e os professores tem que limitar seu trabalho por não ter onde executar atividades diversificadas, fora da sala de aula, as crianças deixam de aprender, de alguma forma, prejudicando assim as diversas áreas de conhecimento que uma criança em desenvolvimento tem. Por isso este projeto é importante, para que as crianças tenham o que são de direito delas, um cuidado e uma educação de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com