TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defafio Profifissional de Licenciatura em Educação Física Organização do Trabalho Pedagógico – Psicologia da Educação e do Aprendizado

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Faculdade Anhanguera

Licenciatura em Educação Física

Organização do Trabalho Pedagógico – Psicologia da Educação e do Aprendizado

NOME

RA:

CIDADE

ANO

Introdução

Sendo a inclusão um constante desafio na prática pedagógica, fez-se necessário  criar estratégias que pudessem atender um aluno com necessidades educativas especiais  de forma global, na rede regular de ensino. Por isso a partir de leis especificas, as escolas regulares  vem se adequando as necessidades dos alunos com Necessidades educativas especiais adequando seu currículo, criando um Projeto de educação individualizado visando dar apoio pedagógico ao aluno garantindo assim o acesso e a permanência do mesmo.  Uma escola inclusiva que atenda as necessidades especificas de cada aluno, bem como criar ações para que aconteça uma aprendizagem significativa. Sendo de suma importância adaptar o currículo pedagógico buscando atender as necessidades do aluno como um todo.

A elaboração do PEI para os alunos com deficiência , segundo Smith(2008, p 70), o PEI é uma ferramenta de trabalho planejada para assegurar que os alunos com necessidades educativas especiais recebam a educação especial e os serviços adequados as suas necessidades.

Na escola a qual visitei , Escola, hoje atende alguns alunos com necessidades educativas especiais tanto no ensino fundamental I quanto no ensino fundamental II. Os alunos recebem atendimento educacional especializado no contraturno as segundas e sexta feiras . As atividades desenvolvidas na sala de recursos são diferentes das realizadas em sala de aula, este atendimento complementa a aprendizagem , aprimorando a autonomia e independência na escola e em diferentes ambientes .

Os alunos  hoje já estão acostumados com os colegas com necessidades educativas especiais e interagem normalmente com os mesmos, tendo atitudes de respeito e coleguismo entre todos que estao envolvidos com a inclusão dos mesmos.

[pic 2][pic 3]

Segundo os colegas , no inicio não sabiam como seria ter um colega diferente, mas hoje estes interagem normalmente com os mesmos, pois a escola como um todo se transformou a partir do momento que teve que se adequar as necessidades dos alunos.

O aluno que observei esta matriculado nesta escola desde 2013, frequentando hoje uma turma de quarto ano, com paralisia cerebral . A escola é uma escola particular, esta tem como lema “Aprender com a diferença buscando a integração de todos os alunos.

Nome :

Formação: Pedagogia com especialização em deficiência intelectual e múltipla.

Como foi a inclusão  do aluno com necessidades educativas especiais?

No primeiro momento ficamos um pouco receosas em receber um aluno com paralisia cerebral, visto que não tínhamos toda estrutura para recebe-lo, mas enfim ele chegou e então  buscando informações ,pois incluir vai alem de estruturas físicas. Sabendo da importância de atender um aluno como um todo,toda equipe pedagógica em reunião com família construímos então um projeto de educação individualizado, partindo da vivencia do mesmo e de avaliações com diferentes profissionais, sendo que o mesmo já recebe atendimento de fisioterapia, fonoaudiologia e psicóloga desde que iniciou sua vida escolar.

Entao a partir do Pei, iniciamos nosso trabalho com o aluno e desde então o mesmo esta freqüentando uma turma de segundo ano e demonstra estar bem adaptado ao ambiente escolar sentindo-se feliz na escola.

Qual a importância do PEI?

E de suma importância o PEI, pois é ele quem nos da segurança ao atendermos as necessidade do aluno com NE, pois só assim podemos garantir uma aprendizagem significativa ao mesmo.

De que forma este aluno consegue acompanhar as atividades propostas em sala de aula?

Este aluno recebe um atendimento especial, participa das atividades propóstas e realiza-as com auxilio de recursos pedagógicos que atendam as suas necessidades, tendo m professor de apoio o qual acompanha diariamente no processo de ensino aprendizagem. Alem de frequentar todos os dias as aulas este recebe atendimento na sala de recursos, duas vezes na semana, bem como atendimentos clínicos.

Como é ser professora de um aluno com Necessidades Educativas Especiais?

Acredito que a cada dia estou aprendendo muito, pois cada dia é um desafio novo, busco novas alternativas e crio situações para favorecer o aprendizado de todos os meus alunos e tento fazer o melhor para atingirmos os objetivos traçados no inicio de cada ano. A inclusão ainda tem muito a melhorar, hoje já quebramos muitos paradgimas, mas ainda precisa melhorar muito, não são todas as escolas que atendem os alunos desta maneira, mas a cada dia aprendemos mais e buscamos sempre minimizar as dificuldades de cada aluno, defendendo a inclusão como igualdade entre todos e todas.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INDIVIDUALIZADA (PEI)

Escola: Escola

Nome da criança: 

Nível ou ano escolar: Quarto ano

Nome dos pais: 

Líder da equipe PEI: 

Outros membros da equipe PEI

Nome: 

Função: Diretora da Escola

Nome: 

Função: Coordenadora

Nome:

Função: Psicopedagoga e responsável pela sala de recursos

Nome: 

Função: Professor Titular

Preocupações dos pais ou responsáveis da criança

Que preocupações os pais ou a criança querem abordar neste plano para melhorar o aprendizado da criança?

Os pais tem a preocupação se este alunos receberá atendimentos adequado as necessidades educativas, bem como acesso aos diferentes ambientes, transporte e alimentação .

Pontos fortes da criança e resumo dos resultados da avaliação

Quais são os pontos fortes educacionais, as áreas de interesse, os atributos pessoais e as habilidades da criança? O aluno demonstra boa cognição e expressa-se com clareza. Gosta muito de atividades que envolvam o raciocínio lógico e utiliza com autonomia o computador.

Qual é a difículdade determinada da criança? O aluno tem Paralisia Cerebral , deficiência intelectual leve.

Nível atual de habilidades

Assinalar todas as opções aplicáveis

Como esta área de aprendizado é afetada pelas difículdades da criança?

 

Habilidades de autocuidados/independência

Precisa de auxilio para locomoção, e auxilio para alimentar-se e fazer higiene pessoal, idas ao banheiro, utiliza fralda.

 

Autocontrole/concentração

Consegue prestar atenção por tempo limitado

 

Desenvolvimento social e emocional

Interage muito bem com o grupo e com todos que estão ao seu redor, demonstra estar feliz na escola.

 

Desenvolvimento motor fino e grosso

Devido a Paralisia Cerebral demonstra muita dificuldade para controlar seu movimentos, sendo muitos involuntários.

 

Desenvolvimento da Linguaguem

Demonstra pouca dificuldade na fala, expressa-se com clareza com todos.

 

Resolução de problemas/ pensamento analítico

Demonstra boa compreensão de tudo que acontece aos seu redor, atividades de rotina, nas atividades pedagógicas necessita de recursos pedagógicos, material adaptado e concreto para realização das atividades.

 

Aprendizado de ciência e ambiente

Participa das atividades propostas com interesse e adapta-se bem em diferentes ambientes.

 

Outras áreas do desenvolvimento

Especificar:

 

Áreas curriculares de nível fundamental

 

Assinalar todas as opções aplicáveis

Como esta área de aprendizado é afetada pelas difículdades da criança?

 

Língua Portuguesa

Devido a sua deficiência intelectual leve, apresenta dificuldades para realizar as atividades propostas, como fazer a leitura e interpretação de pequenos textos, e na escrita demonstra erros ortográficos pois sua fala e um pouco comprometida deviso a Paralisia Cerebral

 

História e Ciências Sociais

Demonstra interesse para participar das atividades propostas, dando opinião relatando acontecimentos de sua vivencia familiar.

 

Matemática

Realiza as atividades propostas com interesse, fazendo uso de material adaptado e recursos pedagógicos para melhor compreensão dos termos matemáticos.

 

Ciência e Tecnologia

Demonstra interesse para participar das atividades propostas,utiliza com autonomia o computador.

 

Linguagem e expressão corporal

Demonstra um pouco de dificuldade para se expressar oralmente e para controlar seus movimentos, pois muitos movimentos são involuntários.

 

Outras áreas curriculares

Educação física demonstra dificuldades para realizar algumas atividades, mas existe um projeto diferenciado e atividades adaptadas as necessidades do aluno.

Como as dificuldades da criança afetam o aprendizado?

Por se tratar de um aluno com Paralisia Cerebral, algumas atividades o mesmo demonstra dificuldades para realiza-las devido a sua condição motora, mas com recursos pedagógicos adaptados, professores capacitados minimizam muito as dificuldades centrando a aprendizagem nas habilidades do aluno.

Como as dificuldades da criança repercutem em sua aceitação social?

As caracateristicas da Paralisia Cerebral, dificultaram um pouco na sua aceitação social no começo das atividades,porém com a aproximação da equipe e dos colegas nas atividades diminuíram esta dificuldade.

Adaptações facilitariam o aprendizado para a criança? De que tipo? Como?

As adaptações são de exterma importância, pois assim minimiza as dificuldades do aluno, sendo que o mesmo pode realizar muitas atividades e aprimorar cada vez mais sua aprendizagem , tendo esta um significado para a vida do aluno, pois devemos prepara-lo para a visa acima de tudo e tornar este aluno cada vez mais independente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (253.6 Kb)   docx (95.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com