TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Psicomotor: Atividade Lúdica

Por:   •  9/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO CESUMAR

EDUCAÇÃO FÍSICA

ARIANE TEIXEIRA RA: 20055588-2

GUSTAVO BORGES RA: 20071638-2

ELIAS ROLIM RA: 20058297-2

ALDRICK HENRIQUE RODRIGUES RA: 20146940-2

Desenvolvimento Psicomotor: Atividade Lúdica

MARINGÁ-PR

2020

ARIANE TEIXEIRA DOS SANTOS

GUSTAVO BORGES DE SENA

ELIAS ROLIM ALVES

ALDRICK HENRIQUE RODRIGUES

Desenvolvimento Psicomotor: Atividade Lúdica

O desenvolvimento Psicomotor é de extrema importância na vida de uma criança, e por meio das atividades lúdicas se pode adquirir esse desenvolvimento, pois é através da brincadeira que a criança consegue adquirir conhecimento, superar limitações e desenvolver-se com indivíduo superando suas dificuldades de aprendizagem.

MARINGÁ-PR

2020

SUMÁRIO

⦁ INTRODUÇÃO ...............................................................................................3

⦁ COMO FUNCIONARÁ ..................................................................................4

⦁ REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES..............................................................4

⦁ MATERIAIS UTILIZADOS...........................................................................5

⦁ DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS...........…………………………………….5

⦁ CONSIDERAÇÕES FINAIS ..........................................................................6

⦁ REFERÊNCIAS...............................................................................................7

3

⦁ INTRODUÇÃO

As Atividades psicomotoras são aquelas que marcam a interação entre o movimento muscular e o sistema nervoso. São importantes para a vida do ser humano, mas ao mesmo tempo, indispensáveis para a vida das crianças de hoje em dia.

Essas atividades favorecem o processo do desenvolvimento da aprendizagem da criança, proporciona evolução nas funções cognitivas, preparando-as para diferentes habilidades. Isso se dá através das vivências que as crianças tem com atividades adequadas, que trabalham o corpo em movimento. Tornar isso lúdico, nos ajuda a preparar a criança para o desempenho de papéis sociais, fazê-la entender o funcionamento do mundo, suas emoções, quanto mais a criança brinca mais ela se desenvolve em aspectos motores, cognitivos, até mesmo corporal.

E é por meio da brincadeira que a criança aprimora seus conhecimentos acerca da sua realidade. Contudo, pensamos em realizar atividades que contém circuitos, para tornar tudo mais divertido e um pouco competitivo. Vão ser realizadas com crianças de 8 a 12 anos, e podem ser feitas em locais abertos, como parques públicos e crianças que moram próximo.

4

⦁ COMO FUNCIONARÁ

Estipulando que teremos 30 crianças, vamos separar todos em 5 grupos com 6integrantes cada, considerando as características físicas, não deixando haver desvantagens ou diferenças entre os grupos, pois como vai ser um circuito e competitivo, todos devem ter as mesmas oportunidades.

Os pontos serão contados desde o início, cada grupo deverá escolher um nome para serem identificados, um grito de guerra, e elaborar um uniforme com uma cor específica, que será somente do seu grupo, poderão customizar os uniformes com os materiais disponibilizados por nós.

⦁ REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

O primeiro exercício vai ser uma estafeta, onde os grupos estarão separados em fileiras, um grupo do lado do outro. Um cone estará posicionado a frente de cada fila, numa distância de 10 metros, o primeiro da fila sai correndo, passa pelo cone, volta para fila e pega na mão do próximo parceiro, passa novamente pelo cone e pega mão do próximo e assim por diante. Quem der a volta pelo cone, sem soltar a mão e com todos do grupo primeiro, ganha. Cada colocação terá seus respectivos pontos.

Logo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (552 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com