TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática da educação física

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

Resposta referente a 4ª semana de estudo do ciclo 4.

Didática, do meu ponto de vista, é a parte da teoria do ensino que estuda os recursos mais eficientes na direção da aprendizagem, para que os objetivos do ensino sejam alcançados. Diferentemente de outras áreas do saber, onde os objetivos podem ser traduzidos em quantificação – com a aplicação de metas, por exemplo – na educação os objetivos educacionais são abstratos, isso porque se referem a mudanças de comportamento que se espera de determinados indivíduos face à ação promovida pelo agente educador.

- Abordagem tradicional: Prática educativa caracterizada pela transmissão dos conhecimentos acumulados pela humanidade ao longo dos tempos. A ideia é que o desenvolvimento depende da aprendizagem. O sujeito é determinado pelo mundo do objeto ou pelos meios físico e social. Este sujeito chega ao conhecimento se ocorrerem situações de aprendizagem. O ensino pela abordagem Tradicional tem como característica a pedagogia centrada no professor como detentor dos conhecimentos, que serão repassados para os alunos, como única fonte, como verdades absolutas. O professor fala, escreve, decide e ensina. Cabe ao aluno escutar, copiar, executar e aprender.

-Abordagem Comportamentalista: Epistemologia empirista, pedagogia diretiva. Centrada no objeto. O conhecimento como algo que é dado pelo mundo externo, uma “descoberta” nova para quem a faz . Mas,aqui, utiliza-se uma “‘engenharia’ comportamental e social sofisticada para moldar os comportamentos sociais”. (SANTOS, 2003) Temos como principal representante a B. F. Skinner (Pennsylvania, EUA, 1904 –1990). Fundador do Behaviorismo Radical, estuda o comportamento aparente. Surge a Tríplice Contingência de Reforçamento: o que vai determinar um comportamento vai ser sua consequência. Para entender o comportamento é necessário assumir a Tríplice Determinação Ambiental Indissociável: filogenia (espécie), ontogenia (historia de vida do indivíduo) e

características culturais. Assim, para Skinner, o homem é sempre determinado pelo ambiente. Planejando e arranjando as variáveis, é possível modificar o ambiente, modificando por sua vez, o comportamento. A finalidade do Behaviorismo é a previsão e controle do comportamento. Seu objeto de estudo é positivo, mensurável. Toda a obra de Skinner visa à modificação social, uma sociedade planejada.

Didática, do meu ponto de vista, é a parte da teoria do ensino que estuda os recursos mais eficientes na direção da aprendizagem, para que os objetivos do ensino sejam alcançados. Diferentemente de outras áreas do saber, onde os objetivos podem ser traduzidos em quantificação – com a aplicação de metas, por exemplo – na educação os objetivos educacionais são abstratos, isso porque referem-se a mudanças de comportamento que se espera de determinados indivíduos face à ação promovida pelo agente educador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com