TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Natação e Atividades Aquáticas

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Natação e Atividades Aquáticas

Tarefa: atividade do ciclo 2, unidade 1

Nome: Victória Bueno Silva

RA: 8077501

Turma: DGEFB1901PALA0S

Parecer do Tutor: Thiago Silva Piola

 

                          Perguntas:

  1. Qual a relação histórica do ser humano com a água ?

  1. Se o homem não tivesse aprendido a nadar, a espécie humana teria sobrevivido ? Descreva a respeito.
  1. Aponte quais as diferenças existentes entre as concepções: Global, Analítica e Moderna.
  1. Porque é importante dividir o processo de aprendizagem na Natação em Unidades de Ensino?

Respostas:

  1. Na pré-história o ser humano nadava em busca de alimento ou na fuga dos perigos terrestres, nadar era uma função de utilidade para sua sobrevivência.

  1. Não teríamos sobrevividos se não aprendêssemos a nadar. Grande desenvolvimento cultural acresceram em volta de lagos, rios, mares e oceanos devido a quantidade de alimentos nesses locais, então para sobrevivência os seres humanos foram praticamente obrigados a aprender a nadar para pegar alimentos ou fugir de animais perigosos.
  1.  Concepção Global: É a mais velha de ensino, não precisamos nos preocupar com métodos ou qualquer forma organizada de aprendizagem. Tudo está a função do instinto, o objetivo é o desenvolvimento de problemas ligados ao meio líquido, visa apenas sobrevivência como maior aprendizado.

Concepção Analítica: Tentativa pedagógica de simplificar a aprendizagem. Os movimentos são divididos e orientados passo por passo pelo professor, até que sejam compreendidos para depois ser gravados e usados no ensino da natação. Esses movimentos eram praticados fora da água para depois serem realizados na água.

Concepção Moderna: Uma definição contrária da analítica, pois pretende superar as insuficiências da corrente global e as contradições. Busca alcançar uma forma capaz de alcançar o resultado do nado, pautada na capacidade de adaptação do nadador ao estilo a ser ensinado.

  1. Isso ocorre devido a diversos fatores, o primeiro é o da coordenação motor, pois a natação é um esporte que envolve um grande nível de movimentos rítmico para que sua prática seja otimizada, por isso é necessário de maneira separada aplicar em unidade para facilitar o ensinamento para o professor e a aprendizagem do aluno.

Referência:

www.efdesportes.com

Material:  Natação. unidade 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (104.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com