TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  13/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  4.696 Palavras (19 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

[pic 2]

EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

SIQUEIRA, Gabriel Reis Soares. Educação Física Inclusiva: Uma abordagem crítica. 2020. Número total de folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Universidade ANHANGUERA - UNIDERP, Barra de São Francisco, 2020.

RESUMO

O objetivo desta revisão foi analisar estudos empíricos sobre inclusão na educação física (EF) nos últimos 20 anos e, a seguir, propor recomendações para pesquisas futuras. Um processo sistemático foi usado para pesquisar a literatura para esta revisão. Os resultados desses estudos também indicaram que, embora os alunos com deficiência possam obter benefícios de interações sociais na EF inclusiva, o isolamento social dos alunos com deficiência também existe. Em conclusão, esta revisão aumentou nosso conhecimento sobre o tipo de estudos realizados no campo da EF inclusiva para alunos com deficiência e alguns dos resultados para esses alunos. Os resultados desses estudos também indicaram que, embora os alunos com deficiência possam obter benefícios de interações sociais na EF inclusiva, o isolamento social dos alunos com deficiência também existe. Em conclusão, esta revisão aumentou nosso conhecimento sobre o tipo de estudos realizados no campo da EF inclusiva para alunos com deficiência e alguns dos resultados para esses alunos. Os resultados desses estudos também indicaram que, embora os alunos com deficiência possam obter benefícios de interações sociais na EF inclusiva, o isolamento social dos alunos com deficiência também existe

Palavras-chave: Inclusão. Escolar. Exercício. Educação. Movimento.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

1.1        TEMA DO PROJETO        7

1.2        JUSTIFICATIVA        8

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        10

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        10

1.5        OBJETIVOS        11

2        REVISÃO DE LITERATURA        11

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        12

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        13

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

6        REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

Ao contrário de muitas outras crianças com deficiência física, as necessidades da maioria das crianças com doenças neuromusculares mudarão durante o tempo na escola, à medida que sua força muscular se deteriora. 

Problemas de mobilidade são os principais problemas que afetam os alunos com problemas neuromusculares, portanto, alguns alunos têm acesso a uma cadeira de rodas. Além disso, a fraqueza muscular e a fadiga podem tornar difícil para os alunos acompanharem as demandas físicas da escrita, movendo-se entre as salas de aula e organizando materiais .

 É provável que esses fatores primários tenham um impacto na saúde mental dos alunos. É provável que uma condição neuromuscular tenha impacto na autoimagem e no bem-estar emocional de uma criança, o que pode levar a condições como depressão e ansiedade. No entanto, foi comprovado que o exercício pode ajudar uma pessoa a manter sua capacidade de realizar as tarefas da vida diária e liberar os hormônios de "bem-estar" e ajudar no sono. 

Além disso, os alunos provavelmente terão benefícios sociais, como a possibilidade de aumentar a interação social com outros alunos. Portanto, é importante que os alunos com doenças neuromusculares sejam incluídos nas aulas de EF. foi comprovado que os exercícios podem ajudar uma pessoa a manter sua capacidade de realizar as tarefas da vida diária e liberar os hormônios de 'bem-estar' e ajudar no sono. Além disso, os alunos provavelmente terão benefícios sociais, como a possibilidade de aumentar a interação social com outros alunos.

 Portanto, é importante que os alunos com doenças neuromusculares sejam incluídos nas aulas de EF. foi comprovado que os exercícios podem ajudar uma pessoa a manter sua capacidade de realizar as tarefas da vida diária e liberar os hormônios de 'bem-estar' e ajudar no sono. Além disso, os alunos provavelmente terão benefícios sociais, como a possibilidade de aumentar a interação social com outros alunos. Portanto, é importante que os alunos com doenças neuromusculares sejam incluídos nas aulas de EF.

Em termos de inclusão de um aluno com doença neuromuscular, uma forte equipe família-aluno-professor é a melhor abordagem. No entanto, tem sido sugerido que se os alunos têm voz na prestação / cuidados, podem sentir-se mais valorizados e mais confiantes. 

Outra medida sugerida para inclusão é o uso de professores assistentes, embora a pesquisa tenda a ser bastante mista. No entanto, uma questão-chave que surge para os alunos com NEE costumam ficar separados do professor da turma principal, resultando em sua ausência em partes do currículo, bem como na interrupção de sua rotina que os professores assistentes tendiam a se preocupar mais com a conclusão da tarefa e menos preocupados com o desenvolvimento da compreensão do aluno. 

A EF totalmente inclusiva abrange quatro áreas: conhecimento e currículos relacionados a uma deficiência, atitudes do professor, formação inicial de professores e reenquadramento de entendimentos de múltiplas perspectivas sobre a alfabetização física. Em particular, na EF é importante que o professor conheça o aluno por meio da observação de suas habilidades motoras durante a prática, a fim de identificar os princípios das capacidades motoras funcionais.

Devido à natureza física da EF, os professores precisam de conhecimentos essenciais que vão além do laudo médico do aluno para criar um ambiente inclusivo da melhor maneira possível. Uma vez que esse conhecimento inicial foi aprendido, foi sugerido que os professores focassem na presença, participação e desempenho ao pensar sobre o planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (225.7 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com