TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DO FUTSAL POR MEIO DE UMA ABORDAGEM RECREATIVA

Por:   •  26/3/2020  •  Artigo  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

                Artigo de Revisão

ENSINO DO FUTSAL POR MEIO DE UMA ABORDAGEM RECREATIVA

THROUGH FUTSAL TEACHING APPROACH RECREATIONAL

MOREIRA, Marcio

Discente do Curso de Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva.

DAMATTO, Ricardo Luiz

Professor Titular dos Cursos de Graduação da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT) - Itapeva; Mestrado em Fisiopatologia em Clínica Médica. - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.; Doutor em Fisiopatologia em Clínica Médica; Graduação em Educação Física

RESUMO

Existem várias atividades propostas nas aulas de Educação Física no ambiente escolar. Porém, o futsal se destaca entre os alunos. A modalidade atinge crianças e adolescentes de uma maneira geral. Este estudo irá demonstrar como é possível trabalhar com o futsal no espaço escolar de uma maneira recreativa. O presente artigo tem por objetivo levar para o espaço escolar o futsal de modo que este venha ser vivenciado de forma prazerosa. O trabalho com atividades recreativas leva a melhoria nas habilidades motoras e juntamente explorando as capacidades motoras. O aluno desenvolverá a parte cognitiva, social e tomadas de decisões, trabalhando os principais fundamentos do futsal de maneira descontraída, fazendo com que o aluno vivencie a prática do esporte. Os professores de educação física precisam ter a consciência que nas aulas irão encontrar os mais diversos tipos de alunos, diferenças de sexos e os que não gostam do esporte. O professor deve mostrar para os alunos que o futsal na escola não tem o objetivo de formar atletas, mas sim, levar o bem estar, fazendo com que todos peguem gosto e o hábito pela prática do futsal. O professor deve ser competente para que seu trabalho seja notado e o aluno tenha interesse em praticá-lo. Também deve ter o compromisso de buscar orientações para que ao desenvolver do trabalho consiga alcançar os melhores resultados.  

Palavras-chaves: futsal, iniciação ao futsal, ludicidade, atividades recreativas.

ABSTRACT

There are several proposed activities in physical education classes at school. However, futsal stands out among the students. The sport reaches children and adolescents in general. This study will demonstrate how you can work with futsal at school with children aged seven to 10 years. This article aims to take to the school environment futsal so this will be experienced in a pleasant way. The working with recreational activities, leads to improvement in motor skills and together exploring motor skills. The student will develop the cognitive, social part and decision making, working the main foundations of the relaxed way futsal, causing the student to experience the sport. Physical education teachers need to be aware that in class will find the most diverse types of students, gender differences and those who do not like the sport. Teachers should show students that futsal at school is not intended to train athletes, but lead well-being, causing everyone to taste and pick up the habit by practicing futsal. The teacher must be competent for his work noticed and the student is interested in practicing it. You should also be committed to seek to develop guidelines so that the work can achieve the best results.

Keywords: futsal , futsal initiation , playfulness , recreational activities .

 

  1. INTRODUÇÃO

        Para Vargas Neto e Voser (2001) o ensino do futsal e outro esporte qualquer deve primeiramente ensinar de maneira recreativa. Nas escolas o foco não é formar atletas, mas fazer com que os alunos aprendam sociabilizar-se é interagir uns com os outros, adquirindo autoestima, e melhorando a sua coordenação motora, raciocínio lógico. O futsal trabalhado de forma recreativa consegue atrair a atenção e o interesse das crianças para as atividades físicas desenvolvidas no âmbito escolar.

Dessa maneira o aluno por meio do lúdico irá desenvolver o raciocínio, a imaginação, coordenação motora, benefícios cognitivos é desenvolverá algumas capacidades e habilidades que irão ser exploradas no decorrer da prática das atividades (RODRIGUES, 2008).

Vygotsky (1984) atribui grande importância à ação do brincar dentro da constituição do pensamento da criança. Através da brincadeira e dos jogos a criança mostra sua situação cognitiva, visual, auditiva, tátil, motora, sua maneira de assimilar e participar de um vínculo cognitivo com o mundo de acontecimentos, pessoas, simbologias, coisas.

        As atividades recreativas irão contribuir para a consolidação dos conhecimentos das crianças. Para o discente, o jogo trabalhado de maneira lúdica transmite o prazer e novas descobertas, a cada atividade através dos desafios propostos (SANTOS, 1998).

O professor, por meio da motivação, pode levar a criança a momentos de satisfação, mesmo quando está desenvolvendo o processo ensino/aprendizagem. Se o educador fizer reforços positivos da prática realizada pelo educando, mostrando a ele que é capaz de vencer suas limitações, irá trazer inúmeros benefícios para o crescimento deste indivíduo (BARBANTI, 2005).

Segundo Voser (2004) o professor precisa conhecer primeiro o aluno nos aspectos físico e social, tendo um olhar sobre o que diz respeito à capacidade motora da criança, assim, o aluno poderá entender e desenvolver as técnicas do futsal.

        Para Santana (2003) o que é desenvolvido nas aulas de educação física deve proporcionar ao aluno uma prática prazerosa do futsal, pois desta maneira os alunos terão maior facilidade em aprender o que o esporte propõe.

De acordo com Marcellino (2003) uma prática pedagógica que valoriza o lúdico está diretamente ligada à valorização daquilo que está se vivendo, sem deixar de lado o prazer que precisa acompanhar o aprender. No processo da aprendizagem quanto mais espontaneidade e prazer a atividade propor, melhores serão os resultados obtidos de quem praticar a atividade.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

O presente trabalho foi realizado uma revisão bibliográfica, cuja busca de informações utilizou as palavras-chave relacionadas ao tema proposto.

A pesquisa foi realizada através de consultas de livros do acervo da biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva e busca de artigos científicos e pesquisas realizadas em sites de bases de dados dispostas pelos portais de periódicos de domínio público.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

“Quando se pensa no lúdico, a primeira característica que nos vem à mente provavelmente seja o aspecto prazeroso da atividade. Com razão, pois o prazer é um componente essencial do brincar” (FERLAND, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com