TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minérios Extraídos Do Sul E Sudeste Do Pará: Uma Abordagem Significativa No Ensino De Química.

Pesquisas Acadêmicas: Minérios Extraídos Do Sul E Sudeste Do Pará: Uma Abordagem Significativa No Ensino De Química.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 4

: Lídia cássia Rodrigues da silva,Danielle Monteiro, Miriã Pereira (Lidia_c@live.com; UEPA)

RESUMO

Este trabalho é referente ao projeto do estagio supervisionado IV,onde iremos realizar no segundo período de 2014. Evidenciando que os conteúdos estudados em sala de aula, enriquecem o aprendizado do aluno quando estiver relacionado ao seu cotidiano. Tomamos como exemplo uma atividade sobre tabela periódica, podemos observando a possibilidade de contextualizar, já que os elementos químicos da tabela são encontrados na natureza, e são extraídos e vendidos no mercado em um valor altíssimo, e muitas vezes os alunos mesmo conhecendo os conceitos químicos não vêem nenhuma relação da química com suas vidas usando o senso comum para responder determinadas situações.

.

Palavra chave: contextualização; tabela periódica; ensino de química.

INTRODUÇÃO

Segundo Maldaner (2003) o objetivo de contextualizar o ensino de química é transitar no mundo da vivência do aluno e dos conceitos, possibilitando que o estudante caminhe na direção da abstração e em direção ao mundo real e assim permitindo que os alunos passem a falar na própria química sobre situações de vivência dentro de um esquema de conceitos químicos com o meio em que vive. Não basta a seleção e a organização lógica dos conteúdos para transmiti-los. Antes, os próprios conteúdos devem incluir elementos da vivência prática dos alunos para torná-los mais significativos, mais vivos, mais vitais, de modo que eles possam assimilá-los ativa e conscientemente (LIBANEO, 1990, p.128).

Através de uma abordagem significativa no ensino de química, foi proposto aos alunos do 1° ano do ensino médio que realizassem uma pesquisa, sobre os minérios extraídos no sul e sudeste do Pará, onde terão oportunidade de desenvolver sua capacidade de contextualizar sobre o conhecimento químico,tabela periódica e alguns elementos como ( Prata, Tungstênio e Estanho)em sala de aula, relacionando -o com o seu cotidiano,e criar um jornal informativo sobre a pesquisa e mostrar a importância da química como instrumento da construção humana.

De acordo com Maldaner,(2003) ao refletirem sobre materiais naturais e artificiais os alunos passam a perceber um mundo constituído por materiais já transformados pelo conhecimento químico aplicado. Com esta prática, o aluno deixar de ser um mero espectador e passa a participar do processo de construção do aprendizado, o que é extremamente motivador e promotor da aprendizagem (CASTILHO, 1999).

OBJETIVOS

GERAL

• Contextualizar alguns elementos químicos através de um jornal informativo.

ESPECÍFICOS

• Criar um jornal informativo sobre os elementos da tabela periódica (Prata. Tungstênio, Estanho), em sala de aula.

• Relacionar esses elementos com os minérios extraídos na região

• Gerar debates em sal CE aula sobre os elementos da tabela periódica, prata,tungstênio,estanho,relatar a importância deles na extração mineral.

• Orientar os alunos a respeito desses elementos qual a sua característica e qual o valor no mercado.

JUSTIFICATIVA

Este projeto propõe uma abordagem em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com