TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minérios Extraídos Do Sul E Sudeste Do Pará: Uma Abordagem Significativa No Ensino De Química.

Artigos Científicos: Minérios Extraídos Do Sul E Sudeste Do Pará: Uma Abordagem Significativa No Ensino De Química.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS

CAMPUS MARABÁ

Minérios extraídos do sul e sudeste do Pará: Uma abordagem significativa no ensino de química.

Discente: Lídia cássia Rodrigues da silva

Docentes: Prof.Dra.Danielle Monteiro

Marabá 2014

INTRODUÇÃO

Segundo Maldaner (2003) o objetivo de contextualizar o ensino de química é transitar no mundo da vivência do aluno e dos conceitos, possibilitando que o estudante caminhe na direção da abstração e em direção ao mundo real e assim permitindo que os alunos passem a falar na própria química sobre situações de vivência dentro de um esquema de conceitos químicos com o meio em que vive. Não basta a seleção e a organização lógica dos conteúdos para transmiti-los. Antes, os próprios conteúdos devem incluir elementos da vivência prática dos alunos para torna-los mais significativos, mais vivos, mais vitais, de modo que eles possam assimilá-los ativa e conscientemente (LIBANEO,1990,p.128).

De acordo com a citação, o conteúdo em estudo enriquece o aprendizado do aluno quando estiver relacionado ao seu cotidiano. Tomamos como exemplo uma atividade sobre tabela periódica, observando a possibilidade de contextualizar, já que os elementos químicos da tabela são encontrados na natureza, e são extraídos mineradoras e vendidos no mercado em um valor altíssimo.

Através de uma abordagem no ensino de química sobre os minérios extraídos no sul e sudeste do Pará, os alunos do ensino médio terão oportunidade de desenvolver sua capacidade de contextualizar sobre o conhecimento químico, discurtir sobre a extração, obtenção e usos dos minérios ( Prata, Tugsntênio e Estanho), em sala de aula relacionando-o com o seu cotidiano, e reconhecendo a química como instrumento da construção humana.

De acordo com Maldaner,(2003) ao refletirem sobre materiais naturais e artificiais os alunos passam a perceber um mundo constituído por materiais já transformados pelo conhecimento químico aplicado. A produção de ligas metálicas através do estanho utilizados para recobrir outros metais protegendo-os da corrosão, entre outros elementos químicos que são extraídos da natureza a partir de um conhecimento especial sobre a matéria e que chamamos de conhecimento químico. Portanto é através deste projeto que trarei informações sobre alguns importantes elementos que existem na tabela periódica como prata, tugstênio e o estanho, que são encontrados na natureza em forma de minérios e extraídos em nossa região.

Objetivo Geral

- Contextualizar alguns elementos químicos através de um jornal informativo.

Objetivo Especifico

- Criar um jornal informativo sobre os elementos da tabela periódica ( prata, tungstênio, estanho), em sala de aula.

- Relacionar esses elementos com os minérios extraídos na região.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com