TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EAD

Por:   •  14/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                 [pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – IFBA – CAMPUS ILHÉUS

POLO FEIRA DE SANTANA

CLÉRIO MARQUES SANTOS JÚNIOR

RESUMO INFORMATIVO:

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EAD

Atividade avaliativa apresentada à disciplina Introdução aos Estudos EAD, ministrada pelo Prof. Dr. Urbano Cavalcante Filho, no curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal da Bahia/Universidade Aberta do Brasil, como requisito parcial para aprovação.

IFBA – Ilhéus - Bahia

 Março de 2022

Estrutura e Funcionamento da EaD

No Brasil, a Educação à Distância, tem como principal iniciativa e referência, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), criada em 2005, pelo Ministério da Educação. Seu principal objetivo é usar o modelo de Educação à Distância (EaD) como meio de aumentar a oferta de vagas para o Ensino Superior, gratuito e de qualidade, atendendo um número cada vez maior de cidades e regiões do país. Tal iniciativa, articula e integra diversos setores do estado como o próprio Ministério da Educação, Instituições Públicas Federais e os Estados e municípios interessados. A Educação Aberta não apenas aumenta o número de vagas, mas pela flexibilidade proporcionada pelo modelo de Ensino à Distância, permite o acesso de pessoas que não teriam possibilidade de cursar uma graduação nos moldes tradicionais. O EaD se justifica pois permite flexibilidade de tempo, já que o aluno não tem horários de aulas todos os dias e por estimular no aluno o desenvolvimento de um perfil de autonomia e responsabilidade.

A implementação do EaD demanda uma gestão estratégica robusta que considere várias questões inerentes ao sistema educacional a ser implementado. A estrutura criada deve atingir diversos objetivos pedagógicos e de gestão, como por exemplo: elaboração de conteúdo; produção de material didático; capacitação em EaD de todos os profissionais envolvidos; implementação de estrutura na sede da universidade; criação e gerenciamento de polos de apoio presenciais; emissões de diploma e certificados e diversas outras operações relacionadas.

A UAB implementa um modelo pedagógico conhecido como b-learning. Nesse modelo, o estudante é enfocado como indivíduo ativo e produtor de seu conhecimento, sem deixar de lado o contato com profissionais mais experientes que operam como professores e tutores. Outro pilar do processo formativo é a interação do aluno com seus colegas, com foco em debates em grupo e realização de projetos em colaboração. Portanto, o uso eficiente e aprimorado de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) é essencial no sucesso de um curso EaD. Entre os instrumentos e tecnologias mais utilizados, pode-se citar: e-mail, chat, páginas web, fórum, mural eletrônico, videoconferência, salas virtuais em AVAs, softwares educativos, etc. Também se destaca no modelo adotado pela UAB a flexibilidade de espaço e tempo, que pode ser observada no cronograma de conteúdos e atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (320.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com