TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO: RESUMO

Por:   •  12/9/2019  •  Seminário  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO PATOS DE MINAS- UNIPAM

CURSO: DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR: WALERIO ARAÚJO DE MELO

ESTUDO DRIGIDO: RESUMO

JORGE ANDRÉ FERNANDES BORGES

PATOS DE MINAS

2019

JORGE ANDRÉ FERNANDES BORGES

ESTUDO DRIGIDO: RESUMO

                                                                            Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de História da Educação Física do curso de Educação Física, do Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM, sob orientação do professor, Walerio Araújo de Melo.

PATOS DE MINAS

2019


A ATIVIDADE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DA CORPOREIDADE NA GRÉCIA                                   ANTIGA

Luiz César Teixeira dos Santos

Resumo

O autor traça um paralelo entre atividade física e a construção da corporeidade na Grécia antiga, mostrando que a época, condições da vida social e as necessidades do período histórico, definem e constroem o corpo ideal.

na Grécia antiga a construção da corporeidade era algo pensado de forma coletiva, pois, a principal motivação era a defesa de territórios, fazia-se então a necessidade de homens providos de determinadas características físicas, outro fator predominante nessa época era  o trabalho que se dava de forma rustica e braçal, sem auxílio de ferramentas e animais.

Porem, é com algumas obras, como a Ilíada de Homero, em que esse guerreiro com um corpo musculoso e de postura imponente é elevado a categoria de um semideus. O autor demostra através de um fragmento da eliada que tais guerreiros eram comparados a animais, pela sua postura diante do embate eminente e sua austeridade. Em outro momento o autor cita o diálogo entre Heitor e Aquiles, nesse momento ele mostra como o corpo do guerreiro que transformado agora em herói era respeitado mesmo depois da sua morte, as conquistas ou derrotas desse guerreiro era fato de honra ou desora para estado e sua família.

Demostra também que pela proximidade dos primeiros jogos olímpicos, por volta de 776 A.C, que o homem dito, “homem Homérico”, um homem musculoso e imponente, se assemelha muito ao atleta olímpico.

                  Com a diminuição das guerras o foco voltou-se para o trabalho de manutenção das cidades e trabalhos agrícolas, com isso o foco saiu do homem e vai para o trabalho, isso faz surgir um homem que se afasta do ideal da corporeidade afeita ao herói, porém, as pessoas mais abastadas ainda cultivam a ideia do corpo que remetiam os antigos heróis. Dessa forma configura-se uma ideia que os homens mais pobres tinham corpos voltados ao trabalho, enquanto os mais ricos se dedicavam a ginastica e esportes afim de manter o ideal de homem Homérico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com