TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Estudo Dirigido

Por:   •  17/3/2019  •  Seminário  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 9

Explique os princípios doutrinários e organizativos do SUS? Doutrinários universalidade: a saúde e um direito de todos de acessar ações e serviços de saúde. integralidade: o homem e deve ser visto integralmente, e a atenção a saúde inclui ações de promoção, prevenção e recuperação. Equidade: da mais a quem mais precisa. Organizativos- descentralização: e a redistribuição das responsabilidade e poder de decisões quanto as ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo. Hierarquização e regionalização: os serviços são divididos em níveis de complexidade, com área de abrangência e população definida. Controle social: população participando do processo de formulação das políticas de saúde e doo controle da execução do sus em todos os níveis, desde do federal até o local

. 2) A Norma Operacional Básica 96 (NOB 96) institui o Piso Assistencial Básico (PAB). Explique o PAB e sua relação com o financiamento do SUS. Qual o valor da participação das três esferas de governo no financiamento do SUS? E um moderno financiamento do sus, para dá ênfase a atenção integral a saúde por meio de um conjunto de ações de caráter essencialmente preventivo. E um valor mínimo de recurso financeiros destinados ao investimento de procedimentos e ações de assistência básica municipal. Federal 15% município 15% estado 12%.

3)O processo saúde doença (PSD) é explicado por três teorias que foram evoluindo ao longo do tempo. Explique cada uma delas. Uni-causalidade relaciona-se a uma causa e efeito. MULTI-CAUSALIDADE aparecimento da doença e a fatores físicos, psíquicos ou causais. Determinação social: determinação social da doença. 4) Atualmente qual é a teoria mais adequada para explicar o PSD? 5) Quais são os objetivos da Estratégia Saúde da Família?

6) Quais são as ações da Estratégia Saúde da Família (ESF)? Visa a reorganização da atenção básica no país de acordo com os preceitos do sistema único de saúde. Prevenção, promoção, e recuperação da saúde das pessoas de forma integral e continua.

7) Quais são os princípios básicos da ESF? Caráter substitutivo, territorialização, planejamento e programação intersetorialidade e, espaço de construção da cidadania

8) Uma equipe básica acompanha quantas pessoas? E o ACS? No máximo 4000 pessoas sendo a media recomendada de 3000 pessoas. ACS 750 pessoas e de 12 ACS por equipe de saúde da família   9) Qual é o objetivo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)? Reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modulo tradicional.

10) Quais são os profissionais de saúde que compõem a equipe básica da ESF? Médico, enfermeiro, agentes de saúde.

11) O que é Vigilância em Saúde? Ações e serviços organizados para detectar, analisar, conhecer, monitorar e intervir sobre determinantes do processo saúde doença, incidentes sobre indivíduos ou sobre a coletividade, sejam eles decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de produtos ou da prestação de serviços de interesse da saúde.  

12) Quais são as áreas de atuação da Vigilância em Saúde? Epidemiológica, sanitária, ambiental, saúde do trabalhador e vigilância nutricional.

13) O que notificação compulsória? E a comunicação obrigatória a autoridade de saúde, realizada por profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública.  

 14) Quais são os critérios para a seleção de doenças de notificação compulsória? Doença infecto contagiosa, doenças que colocam em risco a coletividade.

15) A Vigilância em Saúde tem uma gestão descentralizada. Qual o papel de cada ente federativo nesta gestão? Municípios assume grande parte das ações de vigilância em saúde. Estados coordenação e supervisão, além de execução das ações de caráter suplementar ou complementar. Federal cabe a normalização e coordenação nacional  

16) Explique o papel da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária. Conjuntos de ações proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança no fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde

Quais são os fatores agravantes da tuberculose? Epidemia de aids e a MULTI- RESISTENCIA

O resultado positivo da baciloscopia em qualquer amostra indica tuberculose? Sim ou Não. Justifique. Sim pois há a presença do bacilo da tuberculose.

 O que é sintomático respiratório? E quando o paciente está com tosse igual ou maior a 3 semanas.

Descreve a cadeia de transmissão da tuberculose. Comunicantes contatos familiares, novos hospedeiros suscetíveis pessoa com problema na resposta imune, bi agente, reservatório homem doente BACILIFERO, porta de saída via respiratória, modo de transmissão direta mediata, porta de entrada via respiratória.

Quais são os sinais e sintomas sugestivos da tuberculose? Febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, dor torácica, dispneia, tosse seca ou produtiva.

O que significa tratamento supervisionado? Uma mudança na forma de se administrar os medicamentos, sem mudanças no esquema terapêutico: o profissional de saúde passa a observar o paciente engolir os medicamentos, desde do inicio do tratamento ate sua cura. Fazer o tratamento na UBS pela manhã até sua cura. Fazer o tratamento na UBS pela manhã todos os dias

 Qual a duração do tratamento básico da tuberculose? E 6 meses de tratamento com rifampicina.

Quais são as medidas de vigilância epidemiológica? Notificação compulsória, após a confirmação do diagnostico, vacina da BCG, fazer visita, busca ativa dos casos, registro em prontuário, pasteurização do leite.

Qual é o bi agente da Hanseníase? Qual é o modo de transmissão deste agravo? Mycobacterium. Transmissão direta, e necessário o contato prolongado com pacientes portadores da hanseníase MULTIBACILAR ou DIMORFO não tratados. Novo hospedeiro/suscetível, pessoas que convivem no mesmo domicilio  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com