TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação física - Estágio

Por:   •  24/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Acadêmico: Walcleber Molina Mota                                                                              RA: 162720

  Para meu primeiro encontro do estágio supervisionado I, eu escolhi o Centro de Treinamento de Ginástica (CEFAT). Localizado na Av. Calógeras ao lado da Escola Municipal Bernardo Bais, esse centro de treinamento vem formando dezenas de crianças na arte da ginástica.

  O local é bem amplo e tem uma construção um pouco antiga, com suas paredes já manchadas, sem nenhuma fachada identificando o local, fazendo com que, quem passe por ali não perceba que ele exista. Os equipamentos estão inteiros, porem com certa “idade”. Eles contam com Barra fixa, Barras paralelas, Cavalo com alças, Mesa para salto e Argolas. Todos muito bons, porem com certo desgaste.

  Pelo que me relatou o professor eles tem hoje uma média de 250 alunos, distribuídos em horários e níveis diferentes durante toda a semana. Escolinha: duas vezes por semana 1h por dia; Rendimento (5-6 anos) três vezes por semana 2h por dia; Rendimento (7 anos em diante) quatro vezes por semana 3h por dia. Para que o aluno consiga uma dessas vagas é preciso passar por um pequeno teste que acontece todas as sextas-feiras.

  No dia 18 de Agosto (sexta-feira) eu compareci ao Centro para acompanhar um desses testes. O professor recolhe a documentação com os pais e pede para que todos aguardem do lado de fora do ginásio, evitando assim que a presença desses atrapalhe o desempenho dos “pequeninos”.

  As crianças são conduzidas pelo professor em fila para outra parte do ginásio aonde ele as pesa e mede, assim que todas passam por esse processo retornam para o local anterior, aonde o professor fará os testes de flexibilidade, força e impulsão. Ele demonstra o que deve ser feito e com muita atenção e paciência pede para que as crianças o executem.

  Com base em dados do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR), ele analisa os movimentos e os numera de 1 a 4, tendo assim o nível inicial das crianças para que possam aguardar abertura de novas vagas.

  Com tudo, o dia foi apenas de testes, os alunos de alto rendimento não tiveram treino então não tive a oportunidade de vivenciar o que é ter uma turma de atletas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com