TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação física escolar, e o jogo na escola

Por:   •  2/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Curso: Licenciatura Plena em Educação Fisica

Disciplina: Atividade Prática Supervisionada- APS

Brasília

2018

[pic 2]

Curso: Licenciatura Plena em Educação Fisica

Disciplina: Atividade Prática Supervisionada- APS

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E JOGOS NA ESCOLA

Thaiz Fernandes da Silva

T1168H6

Wellyson Carvalho Castro

T1380G3

Nayara Rodrigues Pereira

N778D3

Juliane Stival

C016AD0

Lucas Luiz Santos

C985AB6

Lucas de Brito

N757DG2

Brasília

2018

Sumário

Introdução........................................................................................1

Cultura Corporal: Os Jogos nas aulas de Educação Física................................................................................................2

A importância dos jogos nas aulas de Educação Física.................................................................................................3

Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de Educação Física.................................................................................................4

A Implementação da proposta: Aprender esporte jogando...............................................................................5

Importância dos jogos na Escola.........................................6

Considerações finais............................................................7

Referências bibliográficas....................................................8

Introdução

Tendo em vista que os jogos têm sido considerados um dos fatores muito importante para a ludicidade infantil e observando-se que a mesma envolve a criança de forma educativa interagindo com o meio, e assim trata sobre esta pratica no sentido de ter uma visão mais abrangente dos jogos na educação física, e mais especificamente no desenvolvimento das crianças.

Como os jogos estão presentes desde épocas remotas, tem um papel fundamental no desenvolvimento motor da criança, contribuindo principalmente no fortalecimento do organismo e melhorando as habilidades que são úteis para a vida das crianças que praticam mais abrangente dos jogos na educação física, e mais especificamente no desenvolvimento das crianças. Como os jogos estão presentes desde épocas remotas, tem um papel fundamental no desenvolvimento motor da criança, contribuindo principalmente no fortalecimento do organismo e melhorando as habilidades que são úteis para a vida das crianças que praticam educação física.

A pratica dos jogos leva as crianças a ter um estimulo para a criatividade, um beneficio para a formação pessoal e para as relações sociais dando lugar à liberações de tenções da vida cotidiana, resgatando os valores essenciais para a sua auto-estima. Portanto os jogos estão sempre estimulando a lucidez e o prazer entre crianças, proporcionando motivações onde é trabalhada a coordenação motora, fazendo com que a criança evolua cada vez suas ações.

Os jogos são um meio onde a criança passa a desenvolver sua personalidade, quando a criança joga opera com significado suas habilidades motoras, o que faz desenvolver sua vontade e ao mesmo tempo torna-se consciente das suas decisões. Entretanto, os jogos e brincadeiras sempre contribuíram e influenciam na vida de uma criança fazendo com que ela tenha capacidade motora em tudo que faz, dando a ela mais criatividade e muita curiosidade em suas habilidades. E por meio das brincadeiras que as crianças se envolvem no jogo e sente a necessidade de partilhar com as outras. Ainda que em postura de adversário, e a parceria é um estabelecimento de relação. Esta relação expõe as potencialidades dos participantes, afeta as emoções e põem a prova às aptidões testando limites. Brincando e jogando a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação profissional.

Os jogos estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos, tornando especial a sua existência. De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore.

Cultura Corporal: Os Jogos nas aulas de Educação Física

Os jogos nas aulas de Educação Física são atividades corriqueiras, mas nem sempre refletidas sobre seu significado mais profundo. Professores e alunos trabalham sem compreender que a disciplina se ocupada Cultura Corporal e que o jogo pode servir para a discussão da flexibilização das regras e da organização coletiva da sociedade onde estão sendo praticados. A Educação Física também tem como possibilidade trabalhar a Cultura Corporal, a partir dos Jogos, para questionar a realidade social onde está atuando e os interesses de classe a que serve. As aulas de Educação Física podem levar os alunos a entender, além da competição, das questões relacionadas à estética corporal e das discussões sobre a saúde, as regras sociais reproduzidas a partir do aprendizado do jogo. Esta reflexão faz parte da Pedagogia Crítico-Superadora que se aproveita de todo conteúdo que é utilizado no contexto escolar, porque este deve levar a reflexões de caráter sócio-histórico defende a Pedagogia Crítico-Social dos conteúdos, com a qual a perspectiva Crítico-Superadora dialoga como uma forma de transformação qualitativa, que observa a dinâmica da realidade, com uma visão de totalidade na construção do conhecimento, com a finalidade da formação de um sujeito que esteja inserido na sociedade, pois, ele consegue fazer a relação entre os dados da realidade e os conteúdos apreendidos, entendendo o significado deles para sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com