TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRACASSO ESCOLAR: FAMÍLIA, ESCOLA E A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA

Por:   •  8/8/2016  •  Monografia  •  4.492 Palavras (18 Páginas)  •  1.591 Visualizações

Página 1 de 18

UCAM – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

TATIANA PERNES DO NASCIMENTO

FRACASSO ESCOLAR: FAMÍLIA, ESCOLA E A CONTRIBUIÇÃO

DA PSICOPEDAGOGIA

IPATINGA - MG

2016

UCAM – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

TATIANA PERNES DO NASCIMENTO

FRACASSO ESCOLAR: FAMÍLIA, ESCOLA E A CONTRIBUIÇÃO

DA PSICOPEDAGOGIA

Artigo Científico apresentado à Faculdade Cândido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

IPATINGA- MG

2016

FRACASSO ESCOLAR: FAMÍLIA, ESCOLA E A CONTRIBUIÇÃO

DA PSICOPEDAGOGIA

Tatiana Pernes do Nascimento[1]

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo discutir a influência da família e da escola diante do fracasso escolar, e as contribuições oferecidas pela Psicopedagogia para o sucesso no processo ensino aprendizagem. Tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, onde é feita uma análise de autores renomados que debatem sobre o tema. O referencial teórico desse artigo está fundamentado pelos seguintes autores: Bossa (2002), Cordié (1996), Scoz (1994), Antunes (2002), Favaretto (2007), Penteado (2006), Weiss (2007). A luta contra o Fracasso Escolar deve ser permanente num país que tem em seus principais documentos o acesso a todos, sem distinção, a uma educação de qualidade. Para isso acontecer é necessário, portanto, usar estratégias para descobrir as causas do insucesso escolar de alguns aprendizes e buscar possíveis soluções. É necessário também utilizar-se de estratégias que possam prevenir possíveis dificuldades de aprendizagem. Nesse cenário surge o trabalho do Psicopedagogo, que buscará envolver toda a comunidade escolar: pais, alunos, professores, equipe diretiva e pedagógica, funcionários administrativos, num planejamento para prevenir ou amenizar os problemas que envolvem o processo ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Escola. Família. Fracasso escolar.  Psicopedagogia.

Introdução

O presente artigo tem por propósito uma discussão em torno do tema fracasso escolar, elencando a participação da família, da escola e as possíveis contribuições da Psicopedagogia, como forma de amenizar ou prevenir possíveis dificuldades no processo ensino aprendizagem. Será uma reflexão sobre a responsabilidade pelo fracasso escolar, não fazendo do aluno o único culpado e vítima desse problema.

Somos seres humanos e por isso somos diferentes. Assim, faz-se necessário que as práticas pedagógicas usadas no contexto escolar sejam também diversificadas, buscando atender as especificidades de cada um. Mesmo assim, a culpa pelo fracasso escolar continua caindo sobre o aluno, apesar de não se valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, da falta de preparo da maioria dos professores, da precariedade das escolas.

Outro fator que se deve observar é a relação da família com a criança, buscar compreender como os pais tratam seus filhos, quais os responsáveis legais pela criança. Como é o dia a dia da criança dentro do seu lar. O que faz enquanto não está na escola, com quem convive, quem é diretamente responsável pela sua educação familiar.

 O trabalho desenvolvido por um Psicopedagogo no espaço escolar poderá ajudar na prevenção contra o fracasso escolar, apesar de se saber que esse problema não pode ser eliminado completamente.

A Psicopedagogia lança um novo olhar sobre o fracasso escolar, pois ela não busca os culpados e sim meios de neutralizar o problema.

A relação entre família e escola é um aspecto relevante a ser considerado diante do fracasso escolar, pois cada instituição desempenha um papel importante no processo ensino aprendizagem. Essas instituições podem neutralizar os fatores externos que são responsáveis por produzirem condições desfavoráveis ao aluno em relação à aprendizagem.

Percebe-se que a escola tem dificuldades em trabalhar com as diferenças entre os alunos. Ou seja, ela só consegue atingir o aluno que tem facilidade de entender os conhecimentos, acumulados historicamente pela sociedade, não conseguindo desenvolver estratégias que atinjam aqueles que demonstram um ritmo diferenciado. Mas, essa seria a causa do fracasso escolar? Se assim o fosse era só os professores adotarem práticas pedagógicas diversificadas.

Sabe-se que essa não é a única causa do fracasso escolar e que ele engloba muitos outros aspectos.

O interesse desse estudo foi refletir o fracasso escolar a partir das influências da família e da escola e as contribuições que a Psicopedagogia pode trazer para amenizar esse problema que aflige tanto os atores da educação.

O objetivo geral da pesquisa é analisar a influência da família e da escola em relação ao fracasso escolar do aluno, buscando as contribuições que a Psicopedagogia pode oferecer.

Por tudo isso, através da revisão bibliográfica, buscou-se evidenciar a questão do fracasso escolar a partir da atuação do Psicopedagogo, definindo quais ações podem ser tomadas para prevenir esse problema e como a parceria família e escola pode influenciar positivamente o processo ensino aprendizagem.

A revisão bibliográfica foi feita mediante uma leitura sistemática, com fichamento de cada obra, de modo a ressaltar os pontos pertinentes ao assunto em estudo abordado pelos autores.

Desenvolvimento

O Fracasso escolar só surgiu a partir da escolaridade obrigatória a partir do século XIX, em função das mudanças econômicas e estruturais da sociedade, (BOSSA, 2002).

É na escola e nesse contexto que o sujeito é monitorado, disciplinado e preparado, e consequentemente demonstrará suas necessidades, suas angústias e desilusões, a partir de um sistema contextualizado em uma época em que o dinheiro e o reconhecimento social são elementos fundamentais para ser reconhecido, respeitado e visto. (CORDIÉ, 1996, p.17).

A pressão social serve de agente de cristalização para um distúrbio que se inscreve de forma singular na história de cada um (Cordié, 1996, p.22). Segundo a autora, existe uma busca para descobrir os fatores que negativamente influenciam o processo ensino aprendizagem, dando origem ao fracasso escolar. São enumerados os seguintes fatores: aspecto sociocultural, conflitos familiares, sistemas pedagógicos, deficiência intelectual.

Ao analisar o fracasso escolar de um aluno torna-se impossível não levar em conta as relações significativas existentes entre a produção escolar e as possibilidades que são oferecidas pela sociedade, pois se sabe que os alunos das escolas públicas, na sua maioria, são incluídos em “classes escolares especiais”, considerados como “alunos fracos”, “alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem”, a partir de suas origens econômicas, já que a maioria desses alunos é oriunda das camadas de renda mais baixa da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (256 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com