TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fracasso Escolar: Família, escola e a contribuição da Psicopedagogia

Por:   •  2/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.762 Palavras (12 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 12

Centro Universitário de Jales- UNIJALES

JALES-SP

PÓS GRADUAÇÃO NEUROPSICOPEDAGOGIA

Fracasso Escolar: Família, escola e a contribuição da Psicopedagogia.

ROUZI DE CARVALHO VELOSO

                               São Paulo

                            2018

                                       

  Centro Universitário de Jales -UNIJALES  

JALES-SP

Fracasso Escolar: Família, escola e a contribuição da psicopedagogia.

Artigo apresentado à banca examinadora do Centro Universitário de Jales,como exigência parcial para obtenção do título de Pós Graduação em Neuropsicopedagogia,sob orientação do Prof..

                                                                                                                                     Artigo Científico

                                                                             Professor:

São Paulo

2018

 Fracasso Escolar: Família,escola e a contribuição da psicopedagogia.

Resumo: A escola contemporânea encontra se adiante de transformações constantes das sociedades.

O presente artigo objetivou discutir os desafios da escola, família e a psicopedagogia diante dos problemas de aprendizagem.

O psicopedagogo terá um trabalho fundamental tendo como objeto de estudo, então, a aprendizagem humana.

Esse tema tem uma visão abrangente para achar uma resposta à queixa escolar analisando as diferentes perspectivas: A sociedade, a da escola da família e a do aluno.

PALAVRAS-CHAVES: escola,família,fracasso escolar e psicopedagogia.

Abstract

The contemporary school is located ahead of constant transformation of societies. This article aimed to discuss the school's challenges, family and educational psychology before aprendizagem.O problems psychopedagogist will have a fundamental work having as object of study, then, the theme humana. This learning takes a comprehensive view to find an answer to the complaint school analyzing the different perspectives: society, family school and the student.

Introdução: A sociedade busca cada vez mais o êxito profissional, a competência a qualquer custo e a escola também segue esta concepção. Aqueles que não conseguem responder as exigências da instituição podem sofrer com problemas de aprendizagem. A busca incansável e imediata pela perfeição leva a rotulação daqueles que não se encaixam nos parâmetros.

Ao longo da história a humanidade transforma, cria e recriam conceitos, estruturas políticas, econômicas, sociais e culturais.

Assim também é com a escola, as formas de ensinar, a visão que a mesma tem da educação e da sociedade de uma forma geral.

A escola tem dificuldades de trabalhar com a diversidade de elementos que a realidade produz em cada individuo. Analisando o fracasso escolar, poderia ser solucionado com intervenções pedagógicas para cada realidade. Pois a dificuldade se encontra na diversidade de realidades e na lentidão do sistema educacional em acompanhar as mudanças sociais.

No que se refere ás problemáticas sociais,além do que está continuamente sendo produzido no âmbito da Ciência,existem outros saberes produzidos em diversas instituições sociais.

O contato e a parceria para trabalhos conjuntos com as instituições e organizações compromissadas com as questões apresentadas pelos Temas Transversais e que desenvolvem atividades de interesse para o trabalho educativo  ( tais como postos de saúde,bibliotecas,organizações não-governamentais,grupos culturais etc.),é uma rica contribuição,principalmente pelo vínculo que estabelece com a realidade da qual se está tratando. Por outro lado,representa uma forma de interação com o repertório sociocultural,permitindo o resgate,no interior do trabalho escolar,da dimensão de produção coletiva do conhecimento e da realidade. Para isso é preciso buscar formas de a escola estar mais presente no dia-a-dia da comunidade e também o inverso,isto é,a presença da comunidade no cotidiano da escola (pais,pessoas ligadas a associações e instituições,profissionais que possam demonstrar o trabalho que realizam etc.),de modo que a escola,os estudantes e os professores possam se envolver em atividades voltadas para o bem-estar da sua comunidade,desenvolvendo projetos que repercutam dentro e fora da escola.( Parâmetros Curriculares Nacionais.2. Brasília,2001). Nas palavras de Bossa (2002, p. 41)

Nesse caminho histórico somente apartir do século XVII é que se inicia uma pequena mudança na estrutura de organização de família e conseqüentemente no espaço assumido pela criança.

                Contextualizando o Fracasso Escolar

A idéia de fracasso escolar surgiu apartir da escolaridade obrigatória no século XIX, e em função das mudanças econômicas e estruturais da sociedade.

Essas mudanças não foram acompanhadas por soluções de vários problemas surgidos no âmbito escolar: Um dos problemas mais persistentes e integrantes é o fracasso escolar proporcionado pelas dificuldades de aprendizagem.

O Plano Nacional de Educação ( aprovado pela Lei nº10.172/2001 ) define,como uma de suas diretrizes,a implantação de conselhos escolares e outras formas de participação da comunidade escolar ( composta também pela família) e local na melhoria do funcionamento das instituições de educação e no enriquecimento das oportunidades educativas e dos recursos pedagógicos.

O Ministério da Educação ( MEC) instituiu a data de 24 de abril como o Dia Nacional da Família na Escola. Neste dia,todas as escolas deveriam convidar os familiares dos alunos para participar de suas atividades educativas,pois ,conforme declaração do então Ministro Paulo Renato Souza: “quando os pais se envolvem na educação dos filhos,eles aprendem mais”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com