TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação infantil e o primeiro segmento do ensino fundamental

Por:   •  7/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

Educação infantil e o primeiro segmento  do ensino fundamental

        A educação infantil é uma etapa do desenvolvimento educacional  em que crianças vivem  diversas modalidades educativas. Na educação infantil as crianças tem o desenvolvimento, físico, psicológico e social.

        A Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretirzes e bases da educação nacional, em seu art. 22. a mesma assegura que a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

        O art. 29 ressalta que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. E no seu  art. 30 diz que: esta deverá ser ofetada em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade  e em pré- escolas, para as crianças de 04 a 05 anos de idade

        A educação infantil tem uma função pedagógica, um trabalho  que torna a realidade e os conhecimentos infantis como ponto de partida e  os amplia através de atividades que irão ter significado concreto para as crianças, e irão assegurar novos conhecimentos; para essa aquisição de conhecimentos é necessário garantir uma variedade nas atividades e materiais pedagógicos. E faz-se necessario um que a creche ou a pré- escola tenha um bom projeto pedagógico que seja bem consolidado e que faça sentido a criança e se empenhe a criar espaços de formação para os educadores e  cuidadores, além  de envolver a família no dia a dia escolar dos filhos e de sua apredizagem.

        A criança no ensino fundamental I começa a aprender a ler e escrever e realizar oerações matemáticas simples aos poucos ela vai formando as bases do conhecimento que são as capacidades de interpretação e raciocínio, a facilidade para a leitura e a escrita.É nesta fase o cérebro  deve ser estimulado, no qual irá aumentando a capacidade de aprendizagem e memória.

        A Educação física tem como objetivo participar do desenvolvimento da criança, no qual visa desenvolver e estimuolar o lado biológico do ser humano, suas aptidões corporais e sensoriais concomitante com o lado emocional, oferecendo-lhe estímulos ao desenvolvimento. Conforme os  os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 (PCNs), o trabalho de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com