TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Reflexiva Maria Rita Sperb Sant' Anna

Por:   •  12/12/2020  •  Resenha  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola de Formação de Professores e Humanidade

Regime de Acompanhamento/Remoto

Disciplina: EDU 1220 / Teorias da Educação

Profª Maria Rita Sperb Santanna

Matheus Maestrelli R. Serradourada

Referência - ALARCÃO, Izabel. A escola reflexiva e nova racionalidade.  Porto Alegre: Artmed, 2001. p 15-30.

ESTUDO DIRIGIDO - A ESCOLA REFLEXIVA E NOVA RACIONALIDADE

De acordo Izabel Alarcão, a Escola Reflexiva é vista como aquela que se pensa e se avalia em relação ao projeto pedagógico e à sua missão social, constituindo-se uma organização em constante aprendizado, que qualifica não só os que nela aprendem, mas também os que nela ensinam, além de todos que apoiam professores e alunos. Além disso, a implicação prática do conceito considera que a escola tem como função preparar os cidadãos e ensiná-los a viver em sociedade.

Na escola atual, os alunos dizem que não são estimulados e muitos não revelam as competências cognitivas, relacionais e comunicativas que são cobradas em sociedade. Além disso, muitos professores se mostram desanimados e sentem-se solitários pelo fato de não terem apoio. A mudança da mesma se faz necessária, já que a educação é a fonte de desenvolvimento humano, cultural e econômico, onde os professores e a escola realizam um papel fundamental.

No livro, a autora cita que a escola deve conceber-se como um lugar, um edifício circundado, um tempo e um contexto educativo, onde proporcione o desenvolvimento das atividades em sala de aula, com espaços de convívio, de desporto, cultura, de trabalho em equipe, de inovação e experimentação, de forma com que mantenha essa interação e o relacionamento interpessoal, objetivando formar cidadãos.

A escola atual ainda está presa aos padrões tradicionais da educação e nitidamente não acompanhou as mudanças da sociedade, o que a torna pouco atrativa. Drucker (1993) advoga que a escola terá de sofrer uma mudança radical nos métodos e processos de aprendizagem e conteúdo que ensina, não sendo possível desvincular currículo e pedagogia de políticas e administração. Para mudar a escola, se faz necessário mudar sua organização e o modo como ela é pensada e gerida.

A mudança da “cara” da escola é um processo profundo que envolve políticas pedagógicas, todos os membros participantes do sistema educacional, bem como a comunidade e todos os cidadãos introduzindo o conceito da escola inovadora que pensa por si e faz diferença, tornando-se a Escola Reflexiva. Para essa mudança, a autora Izabel Alarcão expõe 10 ideias, são elas:

  • A centralidade das pessoas na escola e o poder da palavra: A importância das pessoas que compõem o cenário, que dão vida a escola, incluindo alunos, professores, funcionários e os pais, que mesmo não estando permanentemente interagem com a mesma, cria relações e o próprio contexto no qual se inserem. São detentores da palavra e o poder que ela tem.
  • Liderança, racionalidade dialógica e pensamento sistêmico: A capacidade de liderar, ser visionário, dialogar, pensar e agir são os pilares de sustentação de uma organização dinâmica e responsável.
  • A Escola e seu projeto próprio:  A construção do projeto específico de cada escola resultante da visão que a mesma pretende para si, a fim de mostrar o que representa a escola.
  • A Escola entre o local e o universal: Partilhar com as outras escolas do planeta a universalidade da sua dimensão instrutivo-educativa e socializante, buscando integrar-se no contexto específico que se insere.
  • A educação para o e no exercício da cidadania: A valorização da educação para a formação do cidadão, compreendendo a realidade, no exercício da liberdade e da responsabilidade, e o respeito pela diversidade.
  • Articulação Político-Administrativo-Curricular-Pedagógica: A educação pressupõe uma política e exige um apoio administrativo, ambos devem coordenar-se buscando uma relação colaboradora e facilitadora, daí a importância do diálogo e aceitação para uma boa compreensão.
  • O protagonismo do professor e o desenvolvimento da profissionalidade docente: O professor como protagonista e a importância de seu aperfeiçoamento profissional constante como docente, tendo o poder e responsabilidade em termos coletivos e individuais. Sua atividade desenrola-se no cruzamento das interações político administrativo curricular pedagógicas.
  • O desenvolvimento profissional na ação refletida: As organizações escolares são responsáveis por promover práticas sociais, de valores, crenças e de conhecimento, movidas pelo esforço de procurar novas soluções para os problemas vivenciados. O professor deve ficar consciente de que sua formação nunca está concluída.
  • Da escola em desenvolvimento e aprendizagem à epistemologia da vida da escola: Os profissionais adquirem conhecimento a partir da reflexão sobre suas práticas, e isso contribuirá para o desenvolvimento do conhecimento sobre a própria escola.
  • Desenvolvimento ecológico de uma escola em aprendizagem: A escola deve interagir para não estagnar. A interação com o ambiente que as cerca, que as estimula e as condiciona, que lhes cria contexto de aprendizagem.

A Escola Reflexiva é uma organização que pensa por si própria, sabe a sua missão social, é um organismo vivo em desenvolvimento, que estrategicamente procura valorizar sua dimensão ética, humana, interpessoal e valorativa. Uma escola assim concebida pensa no presente para se projetar no futuro, sem deixar de lado os atuais problemas e buscando reconhecer e resolver os mesmos visando a melhoria da educação.

Faltam nas escolas atuais reflexões sobre elas mesmo. Não é apenas abrir e fechar um ano letivo para concluir um processo de aprendizagem, é necessário que se tenha uma reflexão e críticas sobre tudo que ocorreu no decorrer do ano, assim buscando melhoras para o próximo. Os professores não devem simplesmente chegar lá e ministrar uma aula, e sim devem preparar as aulas, ministrar e fazer com que os alunos aprendam, e para isso, é necessário conhecimento, que pode ser lapidado a cada dia. Além disso, é importante elaborar boas sistemáticas de avaliação, para saber se realmente os alunos aprenderam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com