TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFESSORES REFLEXIVOS EM UMA ESCOLA REFLEXIVA

Por:   •  22/5/2017  •  Artigo  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO BARRA DO CORDA

LICENCIATURA EM LETRAS

KAROLAYNE DA CONCEIÇÃO FERREIRA

MARIA LUIZA LUCAS DOS SANTOS

TEREZINHA DE ARAUJO MIRANDA

WELISAIANNY COSTA OLIVEIRA

WESLEYANE MOTA NEVES

PROFESSORES REFLEXIVOS EM UMA ESCOLA REFLEXIVA

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de Filosofia da Educação da Universidade Estadual do Maranhão.

Professor: Jadson Araujo

Barra do Corda,

2017


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        IMPORTÂNCIA DO TEMA        4

3.        PRÁTICA REFLEXIVA        5

4.        SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO        6

5.        PROFESSOR REFLEXIVO        7

7.        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

Por compreender o conhecimento como produto humano e histórico, através do qual construímos formas e interesses plurais de ser e intervir no mundo, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar conceitos e pesquisas sobre como professores e escolas podem utilizar diferentes práticas pedagógicas para formar alunos reflexivos e críticos.

Com base nessa perspectiva, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca das temáticas relacionadas à pesquisa utilizando-se dados referentes à Sociedade da Informação; informação confiável; diferença entre dado e conhecimento, como objetivo de lançar discursões sobre professores reflexivos e escolas reflexivas.

Assim, nosso trabalho encontra-se dividido em capítulos onde: o primeiro a importância do tema, o segundo sobrea prática reflexiva; o terceiro sobre a Sociedade da Informação; o quarto sobre o professor reflexivo; o quinto sobre a escola reflexiva e por último a conclusão seguida pelas referências.

 


  1. IMPORTÂNCIA DO TEMA

O tema “Professores reflexivos em uma escola reflexiva” se faz importante, porque propõe relações que permitem a professores, alunos, escola e comunidade agirem de maneira direta na formação de cidadãos críticos.  

Desta maneira, a escola reflexiva deve ser emancipadora e possuir um projeto político pedagógico que deve ser utilizado como elemento basilar na criação de projetos sociais que atendam os interesses da comunidade em que está inserida.

Assim, a temática permite que a escola torne-se aberta, pensante e crítica.


  1. PRÁTICA REFLEXIVA

A palavra Refletir assim como várias outras palavras da língua portuguesa possui vários significados diferentes, sendo necessário compreender o contexto em que a mesma está inserida.

Segundo o Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Novíssimo Aulete (2011), refletir significa:

1- Provocar ou sofrer reflexão 2- Deixar Transparecer 3- Pensar detidamente; meditar 4- Ter influência sobre, incidir.  A palavra Reflexão tem os seguintes significados segundo esse mesmo dicionário: 1- Ação ou resultado de refletir-se 2- Pensamento sério ou meditação profunda a respeito de determinado assunto, problema ou sobre si mesmo. 3- Atenção aplicada ao processo do entendimento, aos fenômenos da consciência e as próprias ideias (Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Novíssimo Aulete, 2011, p.1174)

Para a filosofia utilizam-se os significados 3 – Pensar detidamente, meditar e para a Reflexão: 2-- Pensamento sério ou meditação profunda a respeito de determinado assunto, problema ou sobre si mesmo. Pois para ela refletir é o fato de pensar, abordar um tema que nos intriga por vezes.

O ato de refletir está inserido constantemente no cotidiano do ser humano que por vezes é feito de modo despercebido. Refletir é nada menos que pensar criticamente e detalhadamente para dentro de si.

Neste contexto, o ato de refletir tem inspirado as pessoas ao longo do tempo, como exemplo, podemos citar a obra “O Pensador” que é uma das mais famosas esculturas em bronze do escultor francês Auguste Rodin. Ela retrata um homem em suposta meditação e é uma grande representação do ato reflexivo. Originalmente essa obra foi chamada de “O Poeta” e era parte de uma encomenda de um museu de Paris, para criar um portal baseado nas passagens da obra “Divina Comédia”. O próprio autor, Auguste Rodin (1904), ao comentar sua escultura destacava a importância de seus detalhes: “O que faz meu pensador pensar é que ele não pensa só com o cérebro, mas também com suas sobrancelhas tensas, suas narinas distendidas e seus lábios comprimidos” (Auguste Rodin, 1904 apud EXAME, 2012).

Figura 1: Escultura “O Pensador”.

[pic 2]

Fonte: Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2017.

  1. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

A era do conhecimento e da informação tem proporcionado mudanças drásticas em nossa sociedade. As perguntas que antes demandavam horas de pesquisas, hoje são respondidas em um clique. Atualmente temos acesso à quase todo tipo de informação por via informática, mas ao mesmo tempo não sabemos lidar com tantos dados disponíveis.

Nesta lógica, já é consenso dentro da academia que não basta termos apenas acesso aos dados, e diferenciar quais fontes de informações são confiáveis, é preciso transformar dados em conhecimento.

Desta maneira, a informação já não apresenta uma relação direta com o poder e sim o conhecimento. Assim, quem possui conhecimento na Sociedade da Informação possui capacidade de gerar mudanças. Neste contexto, a educação que se apresenta como o “cerne do desenvolvimento da pessoa humana e de sua vivência na sociedade” (ALARCÃO, 2001, p. 10), passa a apresentar dentro da relação professor x aluno, conflitos relacionados ao poder.

Neste sentido, é importante que o educador tenha maturidade e entenda que ele não é o único que possui conhecimento. Sendo assim, é importante que o professor abra espaço para que os alunos possam apresentar seus saberes, desta maneira, cria-se um espaço de compartilhamento e não de competição. O passo seguinte é trabalhar para que essas trocas de informações se deem de maneira positiva, desta maneira, o professor deve incitar seus alunos a um diálogo de qualidade apoiado na crítica e reflexão das informações disponíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com