TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esporte

Resenha: Esporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

O esporte é uma atividade de grupo ou individual organizada, em que dois lados se enfrentam almejando a vitória. É composto por regras conhecidas e específicas para cada tipo de jogo, competição e disputa. Essas regras que determinam como é iniciado o jogo e como cada participante deve se comportar durante ele, a modo de evitar violência, considerando que alguns jogos necessitaram de força física (ELIAS, 1992).

“O esporte expressa a civilização de jogos de competição e a restrição de violência efetuada sobre os outros, alcançadas por meio de regras sociais que exigem autocontrole” (OLIVEIRA, 2001, p. 77).

Bracht (1997b, apud Oliveira, 2001) sintetiza as características fundamentais do esporte em: competição, rendimento físico, recorde, racionalização e cientificação. Já Guttmann (apud Oliveira, 2001) identifica sete características básicas do esporte, secularização, igualdade de chances, especialização dos papéis, racionalização, burocratização, quantificação e busca de recorde.

O esporte tem seu maior desenvolvimento no momento em que os jogos olímpicos são retomados, pois além da importância para o crescimento dos esportes, atinge dimensões políticas e econômicas e contribui no desenvolvimento das ciências esportivas. É a partir desse momento que o modelo esportivo começa a definir normas, regras e padrões de funcionamento de cada modalidade esportiva. Com o crescimento do esporte, começa-se a gerar relações internacionais que movimenta muitos recursos, principalmente da classe burocrata (BETTI, 1991 apud OLIVEIRA, 2001).

Rubio (2001) refere que o esporte moderno resulta de um processo, onde a cultura corporal de movimentos das classes populares inglesas, como os inúmeros jogos com bola, se constitua com elementos da cultura corporal de movimento da nobreza inglesa. Com está junção, esses dois movimentos assumem uma postura esportiva.

Em meados do século XIX, o esporte praticado pela classe média era o que tinha maior expressão, considerado como uma atividade de lazer da alta burguesia e um meio de educação social de seus filhos. Somente após a redução da jornada de trabalho e de um tempo de lazer das classes trabalhadoras, o esporte experimentou sua expansão e organização institucional (RUBIO, 2001).

No fim do século XIX, com o surgimento da política de massa, algumas coisas ganham importância na sociedade: a educação primária secular, as cerimônias públicas e a produção em massa de monumentos públicos. Neste período algumas tradições próprias se apresentam, dentre elas o esporte, com maior destaque para o futebol. Nos anos de 1880, o futebol passa de um esporte amador praticado nas escolas particulares inglesas, para um esporte profissional, surgindo clubes que são organizados e dirigidos por comerciantes. Neste mesmo período, o ciclismo também passa por esse processo de profissionalização (HOBSBAWM, 1984 apud OLIVEIRA, 2001).

O esporte hoje em dia influencia a vida de muitas pessoas, desde atletas, treinadores diretores e árbitros que estão diretamente ligados a ele, até mesmo os torcedores. Com isso há, cada vez, mais profissionais ligados a Psicologia do Esporte. No século XX, o esporte pode ser considerado um dos fenômenos sociais mais importantes e influentes na vida das pessoas (CRUZ,1997 apud MARQUES, 2003).

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com