TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esporte I

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Esportes I Tarefa: Atividade do ciclo 1.

Nome: Ronaldo Brito dos Santos RA: 1129238 Turma: DGEF1302BVT1K

Parecer do Tutor:

O esporte

Como sabemos a atividade física vem deste a pré-história, pois os homens nadavam, corriam e caçavam, eles eram nômades, a partir do momento que fixaram moradias treinavam para combater os que ainda não tinham moradias fixas, mas também a vida não era só trabalho e treinamentos para batalhas, eles tinham um tempo ocioso a onde era ocupada por danças e festas religiosas e praticavam alguns jogos, com a evolução da humanidade os jogos também foram evoluindo, cada vez mais, com isso na antiga Grécia surgiam os jogos olímpicos onde o objetivo era fazer uma grande comemoração aos deuses, mas no fundo já existia algo mais, pois os vencedores teriam um status de homens fortes e resistentes para o resto da vida, com isso podemos ressaltar que é dai que começa um dos primeiros conceitos do esporte, a competição e o status de melhor em cada jogo, mas o domínio nos séculos seguintes pela igreja crista dar uma freada na evolução do jogo competitivo, pois a humanidade se volta, mas para o lado espiritual, com isso, o lado físico fica esquecido, mas o que seria do ser humano sem os jogos para ocupar o seu tempo ocioso, no fim do século XIX, no período da evolução industrial, na Inglaterra surgi o Barão de Coubertin, organizando os jogos olímpicos da modernidade.

Com o surgimento dos jogos olímpicos da modernidade, é criado o comitê olímpico internacional (COI), aparecendo assim às primeiras regras de jogos universais, a partir desse momento as atividades físicas passa a ser classificado como esporte. Com isso, é criada às confederações internacionais, nacionais, regionais e estaduais. Podemos dar um exemplo o futebol de campo profissional, as regras que nos usamos no campeonato brasileiro de futebol e o mesmo que e utilizado no campeonato de futebol da Itália.

Com o começo da globalização, com o avanço da tecnologia, com a preocupação com a saúde e lazer surgem três seguimentos do esporte atual no Brasil substituindo a ginastica trazida da França, o esporte de rendimento, o esporte popular e o esporte-educação.

O esporte de rendimento e voltado pra área Professional, competições, obedecendo a regras mundiais, onde a indústria e a mídia aproveitam para criam os ídolos dos esportes.

O esporte popular e aquele praticado em forma de lazer, sem obedecer a regras mundiais, como por exemplo, um jogo de vôlei, onde os amigos e que vão determinar as regras da partida.

O esporte-educação é que podemos dar dois conceitos diferentes.

O primeiro e o esporte na escola, onde são absorvidos os conceitos do esporte de rendimento, obedecendo às regras por inteiro, alto nível de competição, com isso o professor passa a ser um olheiro para achar potencias atletas.

O segundo conceito do esporte-educação, e o esporte da escola, que é completamente o inverso do primeiro conceito, pois ele tem por objetivo ensinar na forma de pratica e teórica sobre as atividades esportivas, sem competições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com