TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes

Por:   •  2/12/2015  •  Artigo  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

Passo 1

Equipamentos: cronometro e colchonete espaço físico área plana procedimento na posição inicial, o avaliado deve se posicionar-se em decúbito dorsal sobre o colchonete, com os joelhos flexionados e planta dos pés voltados para o solo. Os braços cruzados sobre a face superior do tórax a palma das mãos voltada para o mesmo tórax na altura dos ombros opostos e com o terceiro dedos em direção ao acromo. Os pés devem ser fixados pelo avaliador a fim de menti-los em contato permanente com o colchonete, com afastamento em distancia e idêntica a largura dos quadris. A distancia entre a região glútea e os calcanhares deve permitir posição de relativo conforto ao avaliado, em uma amplitude de aproximadamente 30 cm a 45 cm. Para a realização do teste o avaliado eleva o tronco até a altura em que ocorrer o contato da face anterior dos ante braços com as coxas, mantendo o queixo encostado ao peito á altura do externo e retornando logo em seguida a posição inicial com o toque de pelo menos a escapula das escapulas do solo. Esses movimentos devem ser repetidos durante espaço de tempo igual a um minuto, podendo haver algum descanso entre uma e outra repetição. Com tudo, a finalidade do teste é procurar realizar o maior numero de execução possível no tempo estimulado. Alguns protocolos, como o programa Eurofit preconizar a colocação das mãos entrelaçadas na região posterior da cabeça, com os cotovelos voltados. Por essa opção ao se elevar o troco poderá haver contato entre os cotovelos e as coxas, e o queixo não poderá estar em contato com o externo.

         Escores: o resultado do teste refere-se ao numero de repetições completas, executadas corretamente, no período de um minuto. Entende-se por repetição completa o avaliado partir da posição inicial, elevar o tronco até que venha a ocorrer contato ante braço-coxa e voltar a posição inicial. No caso do protocolo com posicionamento das mãos na região posterior da cabeça devera haver contato cotovelos-coxas. Precauções:considerando que é permiti cada somente uma tentativa de realização do teste dever-se á iniciar sua administração somente quando o avaliado demonstrar total compreensão de sua execução, com a preocupação que a aprendizagem do teste previamente á sua realização não venha a interferir em seus resultados em razão do desgaste muscular que eventualmente possa ocorrer.Desse modo as posições assumidas pelo avaliado devem ser observadas constantemente pelo avaliador antes de seu inicio e durante toda execução do teste, com maior ênfase ao contato dos ante braços com as coxa (ou os cotovelos com as coxa), à posição das mão no tórax(ou região posterior da cabeça)á fixação do queixo no externo(não é o caso da segunda opção) e ao contato das escapulas com o solo.  A distancia entre a região glútea e os calcanhares também devem ser motivo de preocupação e ajustada sempre que o necessário, considerando que o avaliado ao imprimir velocidade â execução dos movimentos, pode deslocar os quadris e conseqüentemente induzir alterações nessa distancia.

Flexão/ estenção dos braços sobre o solo

Propósito: componente motor associado a força/resistência dos músculos dos membros superiores e da cintura escapular com movimento de flexão e extensão dos cotovelos com o corpo posicionado em quatro apoios sobre o solo.

Equipamentos: os únicos equipamentos necessários são um aparelho de toca fita e uma fita de áudio cassete para estabelecimento cadencia de execução de movimentos.

Espaço físico: área plana com  piso adequado para que avaliado possa posicionar-se em quatro apoios sobre o solo.

Procedimentos: na posição inicial, o avaliado posiciona-se em decúbito ventral, com quatro apoios “ambas as mãos e os pés”, os membros superiores estendidos e perpendiculares ao solo, as mãos na linha dos ombros com os dedos estendidos e direcionados a frente, os membros inferiores estendidos na mesma linha do tronco e ligeiramente afastado, a ponta dos pés em contato com o solo e a cabeça acompanhando a linha do tronco. Para realização do teste, o avaliado flexiona os membros superiores até que os cotovelos formem um ângulo de 90 °  e os braços fiquem posicionados paralelamente ao solo, em correto alinhamento entre a cabeça, o tronco e os membros inferiores. Logo em seguida, retorna a posição inicial pela extensão dos cotovelos. Acompanhando o ritmo de execução de aproximadamente 20 movimentos por minuto ou um movimento em cada 3 s, o avaliado deve tentar executar o Maximo de repetições possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com