TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  30/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  1.170 Visualizações

Página 1 de 7

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADE 12: Elaboração do relatório final
Estagiário(a):
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Polo CEDERJ:
Escola:
Tutor presencial:
Semestre de realização do Estágio: 2014/2

1. Introdução:

O presente relatório objetiva descrever o contexto em que se realizou o estágio supervisionado de Educação no Ensino Fundamental, componente obrigatorio  do curso de Licenciatura em  Pedagogia da UERJ, modalidade semipresencial, realizado na Escola Municipal Parque Capivari, município de Duque de Caxias no Rio de Janeiro.
O relatorio será composto de introdução, atividades realizadas, avaliação e conclusão.
As atividades de estagio ocorreram no segundo semestre de 2014, dentre os dias 09/09 e 10/10.
A escola pertence ao município de Duque de Caxias no estado do Rio de  Janeiro e atende a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I e II. É composta por 14 turmas no fundamental I e 20 no fundamental II com total de 34 . Alem de 2 professores de Educação Física, 2 professores de Inglês, 1 professor de Artes, 2 professoras de educação especial,1 diretora, 1 diretora adjunta, 2 coordenadoras, sendo uma pedagógica e a outra educacional, 3 funcionarias de secretaria, 2 dirigentes de turnos e 12 funcionários de apoio.


2.Atividades de  sondagem

A Escola Municipal Parque Capivari está situada na Avenida Marquês de Barbacena, lotes 18 e 19, quadra 03, no bairro Parque Capivari, 4º Distrito do Município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
A escola atende ao 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental, e é constituída de 10 salas de aula e 03 especializadas (Recursos, Leitura e Informática), sala de SOE, refeitório, cozinha, vestiários masculino e feminino, secretaria, sala de arquivo e sala de Direção.
Estruturada em um prédio com dois pavimentos em área de mais ou menos 200 metros quadrados. A escola está bem conservada e encontrasse no centro do bairro, embora para 80% dos alunos ela seja distante, necessitando do transporte escolar que não consegue atender a todos.
A história da escola começa com a senhora Adelina Gonçalves de Oliveira que, por volta de 1964, iniciava com as crianças da comunidade os primeiros ensinamentos a respeito da leitura e da escrita. Como a procura por este conhecimento era grande, juntou-se a ela a senhora Maria Aparecida de Almeida, professora que até hoje pertence ao quadro de funcionários, como vice diretora.
Cada uma lecionava em um local: Adelina em um galpão, e Maria Aparecida em um sítio próximo à sua residência.
Atualmente, a gestão da escola está sob a responsabilidade da professora Maria Amália Gasparelli Barbosa, Diretora, e da professora Maria Aparecida de Almeida Werneque, Vice-Diretora, ambas moradoras da comunidade.
Segundo a diretora, a maioria dos responsáveis cursou o 1º segmento do Ensino Fundamental. Muitos são analfabetos, ou analfabetos funcionais e  outros poucos têm Ensino Fundamental completo, Nível Médio ou superior. Boa parte dos alunos são beneficiados pelo programa Bolsa Família e muitas famílias também estão inscritas em programas de famílias assistidas das Igrejas locais. 
Os documentos observados na escola foram: Regimento Escolar do Município, Projeto Político Pedagógico e Orientações Curriculares, tambem padrao do municipio, além de pastas com planejamentos.
O Regimento Escolar serve para normatizar a concepção de Educação, a missão das Unidades Escolares, O Projeto Político Pedagógico, a organização escolar (administrativa, pedagógica, docente e discente), as atribuições dos profissionais das escolas, assim como a estrutura curricular e sua organização. Quanto ao  Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar , este visa o processo avaliativo, registros, atribuições e notas, promoção e retenção,  progressão parcial e classificação,  reclassificação,  conselho de classe e reuniões pedagógicas.  Além do Regimento Escolar, o trabalho do ensino fundamental é norteado pelas Orientações Curriculares elaboradas pela Gerência de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação.

2.1.Atividades de Observação

O prédio da escola estão em otimo estado de conservação, segundo a direção,  não graças a prefeitura, mas sim aos recursos conseguido pela própria escola através de festas juntas e cantinas. Ainda assim, existem entraves que ainda necessitam ser superados como por exemplo a área de lazer disponível, o pátio fica em área descoberta, sendo este espaço o mesmo utilizado para educação física,  colocando o aluno por grande período de tempo em exposição ao sol.
Os alunos da escola permanecem 4 horas na escola diariamente, de 2ª à 6ª feira. O tempo parece bem adequado às atividades pedagógicas. Neste tempo, realizam atividades em sala de aula, brincam no recreio, participam de aulas de Educação Física, Inglês, Artes, atividades de leitura, dentre outras.
Fica claro o comprometimento que tanto a escola, quanto as professoras têm com a construção do conhecimento do educando. Realizando previamente um planejamento  que contempla não somente as atividades do livro didático fornecido pela prefeitura, mas também atividades elaboradas por elas em consonância com o Projeto Político Pedagógico.
Os alunos do 1º ao 3º ano são avaliados por testes e provas bimestrais e trabalhos feitos pelos professores. Os alunos também contam com uma avaliação global feita mediante observação e relatos dos professores cotidianamente. Mesmo com todo o esforço da escola, observa-se discrepâncias quanto a série-idade nas turmas, o que gera insatisfação por alguns pais.
A diretora relatou que um dos grandes problemas da escola é a falta de vigia, fato que já levou a escola a sofrer dois assaltos, tendo perdido no primeiro, inclusive computadores que foram doados pela Fundação Ayrton Senna. As rotinas de trabalho são previamente estabelecidas e os professores estão sempre motivados a ajudar os alunos a alcançarem o seu potencial.
Pude observar nas duas turmas em que estive, a professora sempre encorajando os alunos a tentarem realizar as atividades sem medo de errar, procurando inseri-los no mundo da leitura e da escrita de forma conectada com a realidade deles.

2.2 Atividades de Docência Compartilhada

As professoras planejaram juntamente com a estagiária as docências compartilhadas e orientaram o percurso de planejamento e da aula em si. Foi uma experiência gratificante pois com a orientação das professoras o preparo da aula ficou mais facil, pois tive um olhar mais preocupado com  o tempo, as atividades adequadas e pensando nas necessidades dos alunos.
As aulas transcorreram de forma agradável e bastante interessante.
Os alunos da classe de 1º ano  curtiram a valer a cantiga apresentada em sala com vistas ao dia da árvore,  alem de opinarem de forma clara suas opiniões sobre desmatamento,  cuidados com o planeta  e reciclagem. Todos se mostraram envolvidos na atividade de desenhar a sua fruta com seu nome dentro e pendura-la na arvore coletiva, alem de desenharem o beneficio das arvores do planeta em papel toralmente reciclado. Percebi que eu pude contribuir com o planejamento da docência compartilhada, ao sugerir o tema do dia da arvore, para trabalharmos ciências e cidadania.
A docência compartilhada proporcionou uma boa troca com a professora e permitiu que a estagiária pudesse vivenciar o trabalho pedagógico de forma mais ativa. Foi um momento único e inesquecível!
Já na turma do 2º ano, a professora oportunizou grandes momento de aprendizagem, não só para a turma, como para a estagiária,  o papel ativo da professora em sala, fica claro quando notamos o grau avançado de uma turma de 2º ano, que já sabe as quatro operações. Eles  também gostaram da atividade da docencia compartilhada, uma aula de matematica, com direito a materiais manipuláveis e bolo de chocolate para aprender divisão. Ficaram extremamente empolgados com a aula, querendo participar todo o tempo e também puderam compreender os conceitos matemáticos. Gostaram de manipular o material e pude observar que nesta faixa etária cada descoberta é um motivo de alegria para eles. Eles ainda nutrem muita alegria pela descoberta, o que aumenta a responsabilidade do educador em tornar a aprendizagem o mais prazerosa possível.

3. Avaliação

As atividades mais produtivas foram as de observação das aulas nas classes de 1º e 2º ano. Em sala de aula, a atividade docente se desburocratiza e sai do papel para a prática, o que constitui o movimento mais interessante e efetivo da educação.
As atividades de sondagem foram realizadas em meio a algum esgotamento, pois parece que os profissionais envolvidos na educação não têm tempo hábil para tantos documentos e registros.
O complexo processo de alfabetização precisa ser norteado por atividades significativas e mediatizados pelo professor de forma afetuosa. Este processo de observação e docência compartilhada somou muito na minha formação pessoal e profissional, pois agora entendo como processos fundamentais para a alfabetização a construção espontânea, o lúdico através de jogos e desafios, o desenvolvimento das múltiplas linguagens, a imaginação e a interação.

4. Conclusão

Mesmo com os problemas relatados anteriormente quanto ao transporte escolar, e ao pátio descoberto, os alunos demonstram prazer em estudar na unidade. Durante todo o tempo de estágio, nunca observei nenhum ato de indisciplina mais grave que necessitasse de medidas severas.
Durante o estágio, pude observar que muitas vezes o que aprende na teoria não corresponde à prática. Salas de aula super lotadas, professores mal preparados e infra-estrutura precária refletem o cenário da educação brasileira. Problematizar a prática pedagógica só é possível mediante a observação e atuação prática. O estágio oportuniza essa reflexão para uma futura atuação mais consciente.

Local e data: Duque de Caxias,  30 de outubro de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com