TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio supervisionado do ensino fundamental I

Por:   •  10/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  6.949 Palavras (28 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 28

Relatório de Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental I

Santa Cruz-Rio de Janeiro

2015

Relatório de Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental II

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental II .

Santa Cruz-Rio de Janeiro

2015

Sumário

Introdução........................................................

Observação e Interação na Escola........................

Entrevista..............................................................

Atividades Desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental l..............

Perfil da Escola..................................................

Plano de Aula......................................................

Regência...........................................................

Considerações Finais............................................

Referências Bibliograficas....................................

Identificação do aluno

Nome do Estagiária

Curso: Pedagogia

Semestre: 6ºPeríodo

Ano: 2015

Inícío do Estágio:

Termíno do Estágio:

l-INTRODUÇÃO

Durante a disciplina Estágio Supervisionado do ensino fundamental I, ministrada pela professora orientadora Moreira de Souza . Foi realizado na turma da 3ª série, no turno da tarde, no Centro Educacional arco da paz , localizado na bairro Centro no Município de formosa no estado do Rio de Janeiro. Teve início no dia 04 de maio de 2015 e terminou no dia 11de junho do mesmo ano . Este relatório compõe a descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de observação, co-participação e regência em sala de aula. O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática. O ensino atualmente vem sendo praticado de forma rigorosa, sem contextualização, muitas vezes o professor está preocupado em cumprir a ementa e não se preocupa em melhorar e diversificar a sua metodologia, isso faz com que a cada dia mais os alunos tenham mais receio e dificuldade em aprender . Por este motivo a disciplina de estágio é tão importante e enriquecedora, pois nos prepara para situações futuras que iremos enfrentar durante a nossa docência.

ll-Atividades Desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental l

Observação e Interação

Na observação percebi que a turma estava inquieta, agitada o professor arrumou as cadeiras em fila, tentou aclamá-los, em seguida a coordenadora entra na sala para dá um aviso, sobre os livros da escola, salienta que o aluno que não estivesse com o livro didático na próxima aula só entraria na escola acompanhado do responsável, ressalta a importância do livro, o cuidado para com ele, anota o nome de dois alunos que por ventura não estavam com os livros.

O docente começa á aula expondo o conteúdo .Percebi um interesse em relação as atividades propostas, apesar de muita conversa, há um alto nível de participação, a sala estava com 13 alunos. Ao iniciar a aula o professor fez uma sondagem, definindo seus termos, chama a atenção de um certo aluno , notei muita conversa paralela, tentou controla o barulho.

Mas uma etapa de extrema importância para a familiarização do estagiário para com a escola, alunos, funcionários, professor regente e outros, verificação de recursos disponíveis tendo em vista estes aspectos a escola é de pequeno porte onde oferece educação infantil e ensino fundamental de1º a 4ª série. Para atender ás necessidades de aprendizagem dos alunos funciona em dois turnos: matutino e vespertino

Entrevista.

Perfil da Escola

A escola possui 04 salas de aula; uma sala dos professores; uma sala da diretoria; uma sala de secretária; quatro banheiros sendo um masculino e outro feminino para os alunos, e os demais reservados para os docentes e funcionários; um pátio . O Projeto Político Pedagógico (PPP) está sendo reformulados pela equipe pedagógica da escola, direção, coordenadores, professores e os próprios discentes. A turma da 3ª série possui 13 alunos, sendo 07 do sexo feminino, e 06 do sexo masculino. As primeiras informações que obtive dos alunos foi através de conversas com o professor. É uma turma de maioria regular, freqüente e participativa nas aulas, no entanto são dispersos e tem muitas conversas. A sala de aula é arejada, com uma boa iluminação, composta de carteiras, uma mesa para o professor, quadro branco, uma televisão, uma lixeira. Avaliação Docente. O professor regente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.6 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (46.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com