TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL |

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

NOME: JÚSLEI FONSECA SOARES – RA: 425757

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL |

ITAQUIRAÍ – MATO GROSSO DO SUL

2015

[pic 3][pic 4]

NOME: JÚSLEI FONSECA SOARES – RA: 425757

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL |

RELATÓRIO de ESTÁGIO                                  apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental |

ITAQUIRAÍ-MATO GROSSO DO SUL

2015

[pic 5][pic 6]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno ....................................................................04

Introdução...................................................................................................... 05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental |

1 – Observação e Interação na Escola ......................................................... 06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo de ensino-aprendizagem           na Escola..........................................................................................................08

3 – Plano de Aula............................................................................................ 09

4 – Regência.................................................................................................... 14

Considerações Finais......................................................................................17

Referencias Bibliográficas..............................................................................19

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: JÚSLEI FONSECA SOARES

RA: 425757

Curso: Pedagogia

Semestre: 5

Ano: 2015

Início do estágio: 09\03\2015

Término do estágio: 20\03\2015


INTRODUÇÃO

               A ação educativa deve propiciar á criança o desenvolvimento das capacidades de se relacionar, de interagir com os estímulos e, de estruturar novas aprendizagens.Ao estagiário cabe se inteirar de como se dá essa aprendizagem,como deve ser o trabalho do professor para proporcionar a aprendizagem,o conhecimento que precisa para que o desenvolvimento da criança seja alcançado,pois convivem com ela no dia a dia escolar,sabendo quais são as necessidades existentes,e sabe – se que para a sua realização, é de suma importância ter os espaços adequados para o desenvolvimento de tarefas significativas com as crianças. Segundo Emília Ferreiro: “Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes”.

A estagiária teve como objetivo conhecer a escola e a sua realidade, seu histórico, as instalações físicas de que dispõem, alguns dados sobre o seu corpo docente e discente, sua proposta pedagógica, seu contexto sócioeducativo.

O presente relatório apresenta as observações da aluna estagiária na Escola Municipal Santa Rosa Extensão Caburai assim como sua participação em algumas atividades com as crianças. Está dividido em;observação da instituição escolar,docência na turma do segundo ano do período vespertino e por fim as considerações finais a que se chegou.

OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA

 A Escola Municipal Santa Rosa Extensão Caburai, está localizada no Assentamento Santo Antonio em Itaquiraí MS. A unidade atende crianças de baixa renda.

        A proposta pedagógica e articulações, entre a coordenação pedagógica, diretor e demais funcionários, é de forma democrática e transparente tanto na questão de planejamento, execução e acompanhamento dos trabalhos em sala de aula. Numa base teórico-construtivista sendo seguido o Projeto Pedagógico, tomando a criança como sujeito ativo no processo de aprendizagem.

 Tem um currículo de projetos audaciosos formando um grande elo entre o aluno e o saber, assim desenvolvendo estratégias para facilitar aprendizagem do aluno e uma relação professora – aluno de carinho e respeito, dando sempre oportunidade para o aluno se expressar de forma clara. A professora tem uma sala composta por 35 alunos.

Os registros de aulas da professora são feitos em um caderno, com planos diários das atividades a serem desenvolvidas.

A rotina diária é desenvolvida de modo que promova diversos momentos que favoreça a interação das crianças, como; acolhida com oração, atividades dirigidas, hora do lanche, recreação e higiene. As atividades são diferenciadas para cada dia, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento da autonomia da criança em curtos espaços de tempo, para que a criança não se canse da mesma rotina, mais que seja estimulada ao raciocínio e criatividade. Os conteúdos trabalhados são; língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, educação física, raciocínio lógico, eixo temático,produção interativa e sempre colocando o objetivo do conhecimento em todas as atividades desenvolvidas, passando as informações sobre o conteúdo.

        A metodologia usada envolve bate papo com a interação dos alunos, valorizando o conhecimento prévio sobre o assunto abordado, e envolvendo os pais, comunicando sempre sobre as mudanças de comportamento de seus filhos. A avaliação é feita de forma contínua, e com registro de aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno.

        A escola conta com alguns recursos como, livros de histórias infantis, blocos de montagem, colas, lápis de cor, brinquedos, massas, giz de cera, tintas, cartolinas, e ainda os recursos tecnológicos como, televisores, DVDs, aparelho de som e data show ajudando na construção do desenvolvimento físico e intelectual das crianças, dando suporte a professora, para que tenha um ensino de qualidade para o ensino fundamental. Ao participar das aulas de estágio, foi observado que as crianças já têm um conhecimento bastante amplo sobre muitos aspectos, já que estão no segundo ano. Na sala de aula tem o alfabeto exposto na parede para ajudar as crianças no momento da leitura individual e coletiva, cartazes com palavras de cada letra do alfabeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com