TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido

Por:   •  16/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITARIO DO TRIANGULO

CURSO DE EDUCACAO FISICA

KENNY LUKA DE CARVALHO

ATLETISMO

UBERLANDIA – MINAS GERAIS

2016

KENNY LUKA DE CARVALHO

ATLETISMO

ESTUDO DIRIGIDO, realizado sob orientação da professora Karlandréa, desenvolvido para a disciplina de Atletismo, no curso de Educação Física, do Centro Universitário do triângulo – UNITRI.

UBERLANDIA – MINAS GERAIS

2016

  1. Apesar das especificidades das diferentes provas de corridas, existe uma postura correta que deve ser seguida por todas as pessoas que gostam de correr, explique:
  1. Como deve ser a postura do tronco?

Tronco ereto com ligeira inclinação à frente.

  1. O movimento dos membros inferiores?

Pernas com movimento cíclico, com elevação do joelho na fase aérea, semi-extensão na fase aterizagem, impulso e flexão com elevação do calcanhar na recuperação. Passada com apoio plantar na fase de aterisagem e com transferência para a parte anterior do PE, na impulsão. Quadril estendido acompanhando a posição do corpo.

  1. O movimento dos membros superiores?

Cabeça olhando para a frente e reta, braços alternados com as pernas, cotovelo com ângulo de 90º na lateral do corpo, mãos e dedos semiflexionados apontando para o centro do corpo.

  1. Quais os principais erros de postura apresentados pelos corredores?

Projeção da cabeça muito à frente do corpo, grande oscilação vertical ou corrida com saltitos decorrente de uma maior aplicação de forca para baixo em relação a forca para trás.Excesso de tensão com o pescoço ombros punho e mãos.

  1. Explique os principais educativos para melhor a técnica de corrida?

DRIBLING – Funciona como uma corrida curta e rápida. Alternando braços e pernas, inicialmente de maneira lenta, para coordenar as ações, posteriormente aumenta- se a velocidade. Melhora de sincronia de movimentos.

SKIPPING – Elevação dos joelhos. Trabalha a amplitude coxa- femoral e fortalece a musculatura, resultando em melhor desempenho na fase aérea da corrida.

ANFERSEM – Elevação do calcanhar no glúteo. Fortalecimento de bíceps femoral, resultando em melhoria na saída da ponta dos pés ao final da fase terrestre.

HOPSERLAUF – Conhecido como passeio no parque, reúne movimentos coordenados entre braços e pernas, com inclusão de saltitos, que exigem maior elevação dos joelhos à frente. Esse trabalho fortalece os membros inferiores.

  1. As oscilações do centro de gravidade durante a corrida prejudicam o atleta, pois diminuem a velocidade da corrida e provocam desgaste. Comente os tipos de oscilações.

OSCILAÇÃO TRANSVERSAL – É a fase em que se observam movimentos rotatórios dos quadris e dos ombros.

OSCILAÇÃO VERTICAL – Na fase de impulsão há elevação do centro de gravidade (CG), enquanto que na fase de apoio ocorro o contrário.

OSCILAÇÃO HORIZONTAL – Com a alternância do apoio do peso do corpo, de um pé para o outro.

  1. Descreva o movimento do braço em uma corrida de 100m, e explique por que tensões no ombro e cotovelo geram perda de velocidade.

Angulação próxima de 60° , para que o braço se movimente mais rápido no sentido antero-posterior, movimento lateral ao corpo. O braço pelo movimento gera equilíbrio e energia cinética.

  1. Como deve ser o contato com o solo em uma prova de 200m e em uma prova de maratona? Justifique sua resposta.

Calcanhar mais elevado, predomina a ponta do PE, porque a inclinação do corpo e mais acentuada, e também para aumentar mais o impulso e o deslocamento.

As passadas devem ser regulares, o joelho e o calcanhar não se elevam muito, o contato com o solo é realizado pela planta do pé com o ligeiro apoio do calcanhar.

  1. Descreva as fases de partida de uma corrida de velocidade.

AOS SEUS LUGARES: O atleta entra em contato com o dispositivo e deve colocar- se em posição de cinco apoios
. Polegar e o indicador afastado e colocado no chão próximo da linha da partida. Os braços à largura dos ombros, estendidos
. Joelho da perna da frente a indicar o sentido da corrida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com