TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido e elaboração de análise

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  1.279 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DIRIGIDO E ELABORAÇÃO DE ANÁLISE DISCURSSIVA CONTENDO AS RESPOSTAS PARA AS QUESTÕES DESTACADAS

Referencial de consulta básica:

TEXTO 1 - BREDA, M. Pedagogia do esporte aplicado às lutas (2010)

TEXTO 2 - MARTA, L. E. F.  A memória das lutas. 2010. (p. 41 à 67 no livro disponível na biblioteca) ou da página 26 à 46 no texto enviado no portal e email)

1. Explique o surgimento das lutas.

2. Caracterize as lutas “tradicionais” e as lutas consideradas “modernas”.

3. Explique como o processo de modernização influenciou as práticas corporais relacionadas às lutas.

4. Identifique as modalidades de lutas apresentadas  no texto 2 e descreva aspectos comuns e peculiares a cada uma delas.

5. Quais os argumentos apresentados no texto 2 para a ideia de artes “marciais orientais modernas e inventadas”?

6. Explique e contextualize  como se deu o surgimento do judô, do karatê e do Tae kwon do.

7. Quais aspectos analisados no filme O último samurai (2003) podem ser identificados no referencial disponível?

8. Das modalidades apresentadas no texto 2 quais são consideradas esportes olímpicos? Além das modalidades apresentadas pelo autor, você consegue identificar outras lutas presentes nos jogos olímpicos? Quais? Comente sobre elas.

9. Quais aspectos podemos destacar para o processo de modernização das lutas na atualidade? Explique.

10. Segundo o texto 2, como o processo de modernização influenciou as práticas corporais no Brasil?

11. Apresente uma conclusão a partir dos elementos analisados e construa um conceito sobre as lutas.

Na índia e na China surgiram os primeiros indícios de formas organizadas de combate. A origem e os fatos foram distorcidos ao longo dos tempos, pois, os antigos mestres não repassavam seus conhecimentos facilmente, além disso, não existiam muitos registros documentados e quando existiam ficavam nas mãos de poucos ou foram destruídos ao longo dos tempos. As tradições eram passadas de forma oral, de mestre para discípulo ou de pai para filho. Na historia da humanidade, muitas culturas manifestavam sua tradições nas Danças e nas Lutas. Nas cerimônias, nas caças, nas defesas das aldeias, tribos e nas festividades. As lutas sempre estiveram presentes na natureza através dos animais e do ser humano.

Dia 18 de Junho de 1908, chegou em São Paulo um navio com Japoneses, dano inicio ao processo de imigração em massa da origem oriental. Mas a primeira experiência de imigração desse grupo foi realizada em 1810 quando algumas centenas de chineses chegaram ao Brasil. Não se sabe ao certo a data correta que as lutas surgiram, mas pode-se afirmas que as lutas foram criadas através da necessidade de sobrevivência.

Lutas tradicionais são origem do passado de seus países. Em destaque o Japão, China e Coréia.

Lutas modernas foram influenciadas pelo sistema Europeu de atividade física, a respeito da entrada de cinco elementos, a influência de pensamentos ocidental moderno, ver a ação de modernização no sentido de rever elementos tradicionais, a sistematização de práticas, a criação da federação e adequação das práticas do relato histórico.

Tendo as tecnologias de armas de fogo assim, as lutas passaram a ter novos significados mais próximos de buscar por saúde e bem estar físico e moral.

O kenjustsu é o antigo kenda, arte de defender-se com espada. O kempo é a modalidade de luta de origem Chinesa contemplada do templo de Shaolin. O aikijujutsu é o conjunto de técnicas usadas no principio do Aike, sem o espírito do Dor. O naginatajutsu é o estilo de luta que utilizava um bastão com uma lamina na ponta. O jiu-jitsu tem técnicas suaves, estilos suave todas as artes marciais japonesas antigas de lutas corpo á corpo com o uso ou sem uso de armas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com