TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA OFENSIVO E DEFENSIVO MODALIDADE HANDEBOL

Por:   •  5/11/2018  •  Dissertação  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  1.076 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

                     

EVELIN CARLA DE CAMPOS

SISTEMA OFENSIVO E DEFENSIVO

MODALIDADE HANDEBOL

                                                         TAUBATÉ - SP

                                                2018

EVELIN CARLA DE CAMPOS

SISTEMA OFENSIVO E DEFENSIVO

MODALIDADE HANDEBOL

                                             

Trabalho elaborado na disciplina de Handebol, sob orientação do Profº Maria Aparecida Ribeiro para convalidação de nota de um dos Instrumentos Parciais de Avaliação do semestre.

TAUBATÉ – SP

2018

SISTEMA OFENSIVO E DEFENSIVO DO HANDEBOL

Introdução

O handebol é esporte coletivo, onde o objetivo e fazer o maior número de gol, são sete jogadores, um goleiro e cinco na linha, e um jogo de transição de quadra, vence quem fizer o maior número de gol. O jogo consiste de ações e intensões defensivas e ofensivas.  

Objetivo

Esperas se que por meio desse trabalho, todos tenham mais conhecimento, do sistema ofensivo e defensivo do handebol.

Revisão

Sistemas de jogo para Ribeiro (2012) “é acomodação dos jogadores em quadra de acordo com a especificidade do jogador, sua característica biotipológica e ainda sistema de jogo”. Tenroler (2004, p.87) conceitua sistema de jogo como: “a forma de disporposicionar- os jogadores em quadra, podendo ser ataque e defesa”.

 Corroborando com as citações acima Zamberlan (1999, p. 167), “é a distribuição dos jogadores na quadra de jogo, em determinadas posições específicas, de maior rendimento do jogador”.

De acordo Simões (2002), para termos um sistema de jogo efetivo, é fundamental que se domine as técnicas de defesa e ataque, logo técnica e tática devem andar sempre juntas no handebol.

Para Simões (2002), um bom defensor precisa raciocinar de forma lógica e ainda e ainda ser capaz de perceber rapidamente os movimentos dos atacantes assim como realizar a leitura de jogo.

Sistema defensivo por zona: 6x0, 5x1, 4x2, 3x3, 3x2x1 Simões (2002), diz que todos os sistemas defensivos por zona têm em comum:

a) Ser organizado de forma coletiva;

b) Cada jogador é responsável por uma determinada zona dentro do sistema escolhido;

c) Obedecem aos princípios de ajuda mútua, cobertura e concentração na área em que o adversário ataca com a bola.

d) Sequência pedagógica defensiva  Acomodação: Fixação: Ação: Intenção

Desenvolvimento

Sistema Defensivo: (6x0, 5x1, 4x2, 3x3, 3x2x1, 5+1, 4+1)

Sistema defensivo 6x1: consiste em acomodar seis jogadores dispostos na mesma linha, próxima da linha de seis metros, com ações e intenções de dissuadir (marcar forte homem bola), neutralizar o jogador em destaque ou pivô, interceptar o voo de bola na tentativa de levar o adversário ao erro recuperando o voo de bola. Onde por meio da movimentação triangular que consiste em realizar um deslocamento frontal para marcar homem bola, quando o voo de bola for passado ao colega correspondente, esse jogador desce numa trajetória em diagonal em deslocamento frontal ou lateral para realizar a linha de cobertura, quando o voo de bola for, mas distante ele retorna posição inicial, marcando homem, bola, pivô.

 Sistema defensivo 5x1: consiste em acomodar 5 alunos na primeira linha próximo da linha dos 6m, 1 aluno na segunda linha próximo na linha dos 9m, no setor armador central, com as ações e intenções da primeira linha dissuadir, neutralizar, interceptar e a segunda linha desestabilizar armação do ataque com a intenção de dissuadir, neutralizar e interceptar o voo de bola, ocasionando o erro da equipe adversária.

 Sistema defensivo 4x2: consiste em acomodar 4 alunos na primeira linha próximo da linha dos 6m, 2 alunos na segunda linha próximo na linha dos 9m, no setor armador direito e armador esquerdo com as ações e intenções da primeira linha dissuadir, neutralizar, interceptar e a segunda linha desestabilizar armação do ataque com a intenção de dissuadir, neutralizar e interceptar o voo de bola, ocasionando o erro da equipe adversária.

 Sistema defensivo 3x3: consiste em acomodar 3 alunos na primeira linha próximo da linha dos 6m, 3 alunos na segunda linha próximo na linha dos 9m, no setor armador central, amador direito e armador esquerdo com as ações e intenções da primeira linha dissuadir, neutralizar, interceptar e a segunda linha desestabilizar armação do ataque com a intenção de dissuadir, neutralizar e interceptar o voo de bola, ocasionando o erro da equipe adversária.

 Sistema defensivo 3x2x1: consiste em acomodar 3 alunos na primeira linha próximo da linha dos 6m, 2 alunos na segunda linha próximo na linha dos 8m, e 1m aluno na terceira linha, as 3 linhas com intenção de dissuadir, neutralizar e interceptar o voo de bola, ocasionando o erro da equipe adversária.

Sistema defensivo 5+1: é a forma de trabalho de equipe, organizada em duas linhas, para defender as ações e intenções da equipe adversária; onde cinco jogadores marcam zona e um marca individual.

Sistema defensivo 4+2: é a forma de trabalho de equipe, organizada em duas linhas, para defender as ações e intenções da equipe adversária; onde quatro jogadores marcam zona e dois marcam individual.

Sistema Ofensivo: (jogada, 6, 5, 4, 3, 32)

Para desestabilizar o sistema defensivo 6x0: Utilizamos a tática coletiva numérica ofensiva jogada 6. Onde o armador central irá dar assistência à ponta esquerda e irá entrar de falso pivô na linha de ataque da meia esquerda. O meia esquerda irá ocupar o lugar do armador central. A ponta esquerda irá receber a posse de bola, e irá induzir o adversário que irá buscar o gol a curta distância e dará assistência ao meia esquerda que ocupou o lugar do armador central buscando a tomada decisão dar assistência a ponta direita e entrar de falso pivô. O meia direita irá ocupar o lugar do armador central, receberá a posse de bola do ponta direita e buscar a tomada decisão de ir para gol ou dar assistência ao falso pivô.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com