TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUTSAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA DEFICIENTES VISUAIS

Por:   •  27/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.562 Palavras (19 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SOUSA,. Titulo do trabalho FUTSAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA DEFICIENTES VISUAIS. 2017. 17 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, São Paulo, 2017.

RESUMO

A educação dos deficientes visuais em seu contexto histórico passou por diferentes períodos iniciando pela exclusão de acesso a escolarização regulares, que começa um pouco antes da década de 1854, percorrendo algumas décadas, foram fundado o primeiro Instituto para cegos no Brasil em 1854 Institutos dos Meninos Cegos. O tema é um dia como deficiente visual, onde trabalha a perspectiva de um deficiente visual, a insegurança, ver as dificuldades de ambas as partes, desenvolver as capacidades auditivas e táteis. É fato de que os deficientes são poucos vistos nas escolas regulares, onde hoje temos o total interesse de mostrar para as pessoas que os deficientes também podem, é pessoas com total capacidade de fazer algo como qualquer um. O público alvo é crianças de Ensino Fundamental II de 6º ano ao 9º ano, onde podem usar esses recursos com os alunos do fundamental I de 1º ao 5º ano e Ensino Médio, oferecer recursos como materiais adaptados para os cegos que seriam brailes, se a escola está totalmente adaptada para os alunos. O “futsal nas aulas de educação física no ensino fundamental II para deficientes visuais” é uma pequena amostra do quão importante levantar ideias, jogos, brincadeiras e dinâmicas, incluindo esses deficientes para aulas de educação física. A meta para esse projeto é ter um olhar diferente onde todas as pessoas vejam os deficientes como pessoas normais, onde deve acontecer a Inclusão Social. O único ponto que necessita de atenção e quanto à formação continuada dos professores que atuam em salas de aulas, pois um número grande de professores não recebe cursos para lidar com os alunos cegos. 

Palavras-chave: Deficientes visuais. Inclusão Social. Futsal e Braile.

SUMÁRIO

1      INTRODUÇÃO.....................................................................................................5

1.1        TEMA DO PROJETO        6

1.2        JUSTIFICATIVA        7

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        7

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        8

1.5        OBJETIVOS        9

2        REVISÃO DE LITERATURA        9

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        12

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        14

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

6        REFERÊNCIAS        17


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo de estudo demonstrar a importância do jogo de futsal para deficientes visuais e pessoas normais no ensino fundamental II, durante o processo de ensino aprendizagem visando à inserção social do cego.

O interesse pelo tema surgiu no decorrer do 1º semestre do curso de Educação Física, quando ao estudar a disciplina “Língua Brasileira de Sinais” e “Inclusão Social”, despertou grande interesse e curiosidade sobre o tema. Iniciou-se o estudo, surgindo várias ideias de como fazer um projeto para alunos de inclusão.

No mesmo semestre, tivemos a disciplina de “Inclusão Social”, o que só aguçou ainda mais o interesse pelo tema escolhido, ao deparar com uma legislação tão vasta a favor dos deficientes, porém com deficiência nessa prática legislativa, além das exclusões e do preconceito enfrentados pelos deficientes. Diante da realidade atual na qual constantemente ouvimos falar sobre os temas “Inclusão Social” e “Respeito às Diversidades”, nota-se que apesar de muito se falar, pouco ainda se faz pelos deficientes em um modo geral em nosso país. Segundo Jannuzzi (2004), há um grande déficit que diz respeito à educação dos cegos em todo o mundo, e esse déficit pode ser, em parte, explicado pela história dos Deficientes Visuais, a partir da Educação Especial no final do século XVIII e início do século XIX, quando tiveram a institucionalização especializada de todo os indivíduos em condição de deficiência. Surgiu em seguida, a preocupação do povo em ajudar e dar apoio aos deficientes, porém sem sucesso acarretando a segregação. Porém no século XX ocorreu a expansão da escolarização básica e consequentemente o aumento dessa população nas escolas, consequentemente algumas alterações foram necessárias para que o aluno deficiente visual fosse bem recebido no ambiente escolar, tanto o cego ou pessoas com gravidades diferentes.

O trabalho tem como problemas de pesquisa:

∙ O profissional que atua nas escolas recebe cursos de qualificação para atuar com as crianças Deficientes Visuais?

 ∙ O ambiente escolar possui estrutura adequada para prestar uma educação de qualidade aos Deficientes Visuais?

 ∙ Há professores nas salas de aula que possuem alunos cegos?

 ∙ Como o professor trabalha as especificidades da criança cega?

Os objetivos desse trabalho são:

∙ Analisar o histórico da educação dos cegos no Brasil;

∙ Verificar se os profissionais que atuam nas escolas recebem cursos de qualificação para trabalhar com alunos surdos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (228.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com